segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Gastronomia em foco na Fase



Com o objetivo de difundir as técnicas de elaboração de canapés e mini porções utilizados em eventos, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) realizará o curso de extensão em Gastronomia, com foco em Finger Food e Comidinhas. As aulas, voltadas para um público apreciador de culinária, serão nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, entre 18h e 21h, na própria Fase.

O curso apresentará conhecimentos básicos no qual serão elaborados produtos como sticks, canapés frios, blinis, canapés quentes, além da utilização de massa folhada (vol au vent e strudel), e preparo de mini porções para eventos, verrines salgadas, mini sobremesas e verrines doces.

A capacitação será coordenada pela chef Caroline Geoffroy, que é formada em Nutrição pela Fase e em Gastronomia pela Unirio. Ela possui experiência em estabelecimentos como Confeitaria Colombo, Restaurante Garcia & Rodrigues, e Bistrô Villarino. Atua também como Personal Chef realizando eventos particulares.

Para obter mais informações, deve-se entrar em contato pelo telefone (24) 2244-6471 ou comparecer à instituição, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro. Ao final do curso, os participantes ganharão um certificado. O investimento será de R$ 290,00 à vista.

Serviço:
Local: Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase)
Período: 19, 20, 26 e 27 de agosto
Horário: Entre 18h e 21h
Investimento: R$ 290, à vista.
Inscrições: www.fmpfase.edu.br

Fase e autoridades celebram lançamento de canal educativo

Desde o dia 29 de julho, os petropolitanos passaram a contar com uma nova programação em sua grade televisiva. Isso porque a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) iniciou a transmissão do primeiro Canal Educativo da cidade, o FASE TV, que pode ser assistido no Canal 24, da rede a cabo Techcable. O evento de lançamento aconteceu no próprio campus acadêmico, e contou com a presença de diretores e do corpo docente da instituição, além de autoridades e estudantes.

De acordo com a diretora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, o canal - sem fins comerciais -, busca cooperar para o fortalecimento da educação, além de aproximar a instituição da população de Petrópolis e arredores.

“Nosso propósito é contribuir para a reflexão crítica, a troca de conhecimento e a ampliação da comunicação entre a faculdade e a população. Acredito ainda que, com o apoio institucional do poder público, teremos mais chances de prosperar. Agradeço também a nossa parceira, a Tech Cable, que acreditou na proposta”, destacou a diretora. E acrescentou: “Convidamos entidades, escolas, poder público, sociedade civil e artistas para colaborarem, com o intuito de dinamizar ainda mais a programação do canal”.

O coordenador do projeto de implantação da emissora, Ricardo Tammela, enfatizou o cuidado com a qualidade dos programas exibidos. “Nossa principal preocupação é fazer uma programação que reflita os valores da instituição. Nosso desafio agora é desenvolver programas que entrem em nossa área acadêmica, que convidem os alunos e professores a participarem, não como coadjuvantes, mas sim como protagonistas, na produção”.

A primeira exibição, produzida pela jornalista Fátima Medeiros, expôs um episódio de uma série de quatro programas sobre Luis Áquila, artista plástico contemporâneo, considerado o pai das artes plásticas nos anos 1980. O programa tem como foco a trajetória de artistas das artes plásticas, teatro, dança, música, fotografia e exposições. Outro programa é o Minuto Fase, com dois minutos de duração. O interprograma constitui-se de “pílulas” de notícias apresentadas no decorrer da programação geral da FASE TV. E, o Minuto Ambiental, com dois minutos, cujo tema inicial a ser trabalhado será a água, uma vez que 2013 foi estabelecido como o ano da água pela Unesco.

Formado em Medicina pela FMP e com um carinho especial pela instituição, o prefeito Rubens Bomtempo também prestigiou o evento. “Fui aluno da Faculdade de Medicina e posso constatar todo o apoio que a instituição vem dando para a cidade. Tenho certeza que o papel da FMP/Fase será percebido por todo povo petropolitano. Estou feliz por estar participando deste evento como prefeito de Petrópolis e testemunhando, mais uma vez, ações impactantes da Fase.”, completou o prefeito.

A emissora conta com uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para exibir documentários, que serão transmitidos no programa Ao Redor. Também foram introduzidos à grade, programas do Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da TV Mosaico, do Mosaico Central Fluminense.


Antes da exibição dos programas, os convidados puderam apreciar, durante o coquetel, a apresentação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, que é formada por jovens instrumentistas residentes de Petrópolis e arredores, que iniciaram os seus estudos musicais, geralmente no âmbito da educação pública, e que por falta de recursos financeiros não conseguem dar continuidade a um adequado aprimoramento técnico. O projeto busca realizar esta inserção, a cidadania e a redução da desigualdade social, capacitando profissional e culturalmente seus alunos, através de um curso intensivo de percepção musical, teoria musical e prática instrumental e orquestral, que acontece no Palácio Itaboraí.



Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

Diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, no lançamento da Fase Tv.

 Diretora da Fase Tv, Fátima Medeiros e o coordenador do projeto de implantação da emissora, Ricardo Tammela.


Prefeito Rubens Bomtempo, prestigia evento.



Lançamento da Fase Tv, na Sala Arthur de Sá Earp Neto.