quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Anel de Solidariedade recebe mais doações

Nesta quarta-feira (2), a FMP/Fase recebeu a doação de 120 garrafas Pet cheias de anéis de lata, do Instituto Social Afonso Santos (ISAS), que aderiu à campanha Anel de Solidariedade, no ano passado, e fez questão de comparecer à instituição para fazer a entrega.


Segundo o professor Robson Neves, a adesão ao projeto surgiu através da ideia de inserir o sentimento de solidariedade nas crianças e adolescentes, através de pequenas ações. 

“Conheci o projeto através da minha prima e levei a ideia para o colégio, inserindo a campanha nos jogos internos (gincana) do ISAS, estimulando assim, a solidariedade nos alunos. Agora, a próxima etapa é dar um troféu para a criança que mais doar lacres”, conta o professor.

Na ocasião, os alunos do ISAS também visitaram a exposição “Brasil-Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une”, em cartaz no Centro Cultural FASE – FMP até dia 31 de outubro.

A campanha

A aluna Andressa Lins, do curso de Medicina da FMP, apresentou a campanha para a faculdade, após ter vivenciado o sucesso da ação em uma das escolas do Rio de Janeiro.  A iniciativa recebeu o apoio da instituição e conquistou mais adeptos.  

A campanha acontece graças à parceria com a empresa FRATO Ferramentas, que transforma anéis de alumínio em cadeiras de rodas. Desta forma, cada 120 garrafas Pet cheias de anéis (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivalem a uma cadeira.

Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato através do e-mail anelsolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro). 


 







Vestibular de Medicina bate recorde e promete movimentar economia da cidade



Segundo a reportagem do jornal Folha de São Paulo, do dia 17 de setembro, o ritmo de crescimento das matrículas nas faculdades de medicina do Brasil diminuiu. Os dados - referentes ao ano de 2012 - foram divulgados pelo Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). Entre 2011 e 2012, a elevação de matrículas de medicina foi de 3,24% - em 2010, a alta chegava a quase 7%.

Entretanto, o 3º Vestibular Isolado da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) segue em direção distinta ao resultado apresentado pelo Censo e bate, novamente, o recorde de inscritos - mais de 3.660 candidatos pagantes, superando os números do último processo seletivo. A disputa entre os candidatos - distribuídos em 24 unidades federativas como RJ, MG, SP, ES, BA e GO – será alta para o ano letivo de 2014, já que contabiliza 61 candidatos por vaga.

De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), profº Paulo Cesar Guimarães, os vestibulandos estão à procura de instituições bem conceituadas pelo MEC, que apresentem diferenciais acadêmicos e condições favoráveis ao ensino como, por exemplo, infraestrutura e tradição na formação de médicos.

"Conseguimos alcançar um número representativo de inscritos este ano, o que demonstra o comprometimento e a seriedade da instituição em oferecer um ensino de qualidade. O conceito institucional máximo do MEC, conquistado pela FMP, colocou a faculdade em uma posição entre as mais concorridas e disputadas do país. Para se ter uma ideia da visibilidade no cenário educacional, mais de 90% do corpo discente da instituição é composto por alunos de outras cidades e isto reflete, também, diretamente no turismo e na economia da cidade”, avaliou.

O Vestibular Isolado de Medicina é um dos principais responsáveis pela movimentação econômica do município neste período, já que os candidatos usufruem de diversos segmentos empresariais da cidade como comércio, restaurantes e rede hoteleira. Através da parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), os vestibulandos recebem tratamento especial, com alguns hotéis e pousadas oferecendo tarifário mais barato.

"A parceria com a FMP/Fase facilita a organização prévia do candidato em vir, escolher o melhor local, a melhor tarifa, tendo em vista que tudo o que ele precisa é tranquilidade e tudo o que não quer é se preocupar com outros assuntos a não ser seu vestibular”, comenta Bruno Wanderley, presidente do PC&VB. E acrescenta. “O incremento na economia da cidade é grande, pois muitas vezes eles vêm acompanhados e ficam aqui dois ou três dias, gastando em hotel e alimentação".

Em Petrópolis, a prova será aplicada no Colégio Estadual Rui Barbosa, Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrosio e no próprio campus da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Toda a operação irá contar com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (Cptrans), e a Polícia Militar (PM), no auxílio ao tráfego próximo ao campus da faculdade.