quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FMP/Fase lança curso de Odontologia



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou, no último sábado (14), a cerimônia oficial de lançamento do curso de graduação em Odontologia, que contou com a presença de autoridades locais e profissionais dentistas. A abertura de mais esse curso é um importante incremento nos setores de saúde e educação de Petrópolis, pois irá proporcionar o aumento da oferta de serviços gratuitos para a população e uma formação profissional integrada com as outras áreas da saúde.

“Existe uma infraestrutura muito adequada para receber esse curso, um projeto pedagógico de muita qualidade e, tendo serviços de saúde próprios da faculdade, que estão colocados para a população dentro do sistema de saúde, o ensino de Odontologia vai se tornar muito mais relevante para o desenvolvimento da comunidade, da cidade e também para a formação de um profissional mais voltado para a realidade de saúde da nossa população brasileira”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O curso, aprovado pelo MEC com a nota máxima, contará com um prédio de quatro andares, no terreno onde funciona o Ambulatório-Escola da Fase, em Cascatinha, com 52 novas salas de atendimento odontológico. Nesse espaço, a população terá acesso a um atendimento gratuito e integrado entre as diversas especializações em saúde. O curso também conta com laboratórios e cenários de prática específicos para a Odontologia, ou seja, os estudantes antes de praticarem procedimentos operatórios nos pacientes, o fazem nos manequins odontológicos. 

“Nós temos a oportunidade de, já no curso de graduação, fazer uma inserção importante em odontologia hospitalar, com cenários diversificados de prática e, no ambulatório-escola, a possibilidade de também trabalhar com a integração nas demais áreas”, frisa Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da Fase. Segundo Vera, o ambulatório ainda contará com tomografia odontológica e com o serviço de radiologia totalmente digital, inédito na cidade, que poderá ser acessado pelos usuários do SUS.

Os investimentos foram realizados para suprir uma carência do município, na área odontológica, seja na formação de profissionais qualificados ou na ampliação dos serviços prestados. “Eu acho que a cidade de Petrópolis ganha muito e sobretudo o cidadão petropolitano que vai ter nessa parceria mais serviços de qualidade para poder melhorar, cada vez mais, a saúde da nossa cidade”, diz o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo. 

O evento contou com a presença do Dr. Abel Silveira Cardoso, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, que ministrou palestra sobre "O Papel da Odontologia na Atenção Integral à Saúde”, e do médico dermatologista Oswaldo Issa, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da FMP e da Fase. “A Odontologia é um marco importante para a Fundação e uma lição para, além de desenvolver, ser útil também à economia orgânica e à sociedade”, diz o médico. 

Esses novos profissionais que serão formados pela Fase também terão um importante papel junto à Atenção Básica, atuando em unidades de saúde da família e em escolas com atividades de saúde bucal e prevenção. A FMP/Fase investe na área de Odontologia há mais de dez anos, com cursos de pós-graduação e pesquisa. O curso de graduação terá início já no primeiro semestre de 2016.

Fase promove ação global sobre diabetes e beleza



A data 14 de novembro foi escolhida como o dia mundial do diabetes para alertar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde e ter hábitos cotidianos saudáveis, pois a incidência da doença tem aumentado no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para a causa desse aumento, que é a adoção de estilos de vida sedentários e maus hábitos alimentares. Para frisar os cuidados que devem ser tomados no dia a dia, na última sexta-feira (13), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu uma ação global sobre diabetes e a beleza, na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade.

Ao longo do dia foram oferecidas atividades de higiene bucal, aferição da pressão arterial, glicemia, oficinas de maquiagem, massagem, estética, além de palestras com profissionais da área de Nutrição, Odontologia, Endocrinologia e Dermatologia. 

“A nossa preocupação é com a abordagem disciplinar, para que as pessoas saibam como ter qualidade de vida, apesar das restrições e cuidados que devem ter com a alimentação e com a higiene, por conta da diabetes. Queremos mostrar a essas pessoas que é possível ter uma vida saudável e seguir com o tratamento de forma natural”, explica a médica Lucille Carstens, responsável técnica da USF da Estrada da Saudade. 

Atualmente, cerca de 200 pessoas recebem o acompanhamento e o tratamento da diabetes na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O foco da ação global na questão dos cuidados com a beleza é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

“Quando a pessoa descobre a diabetes fica muito insegura em relação aos tratamentos de beleza. Nosso objetivo é elevar a autoestima desses pacientes e instruí-los a ter uma condição de vida melhor. São ações simples que fazem grande diferença no dia a dia deles”, ressalta Fabiane Canuto, agente de saúde que atua na comunidade. 

A terceira edição do evento foi aprovada por Sonia Honório da Silva, que descobriu a diabetes há um ano e meio. “Eu tinha muitas dúvidas em relação a essa doença e não sabia como lidar com tanta mudança na minha alimentação, pois sempre comi muito doce. De certa forma, você se sente cansada e desmotivada, mas agora com o auxílio médico eu venho com dúvidas e volto pra casa com muitas soluções”, comenta a auxiliar de confeitaria. 

Conscientizar a comunidade sobre os riscos da diabetes, além de identificar outros casos da doença na comunidade foi um dos propósitos do evento. A palestra sobre os mitos na alimentação esclareceu questões relacionadas à boa alimentação no dia a dia de uma pessoa que precisa lidar com algumas restrições.

“É extremamente gratificante você conseguir passar seus conhecimentos a pessoas que realmente precisam desse auxílio no dia a dia. Perceber que você pode fazer a diferença na vida de alguém é algo inexplicável”, frisa Thaís Morelli, aluna de Nutrição da Fase.

Alunos de Enfermagem da Fase orientam sobre higiene bucal em escola do município



Não é à toa que Petrópolis concorre ao título de cidade mais solidária do mundo, conforme votação promovida pela ONG Turma do Bem (TdB), responsável pelo projeto Dentista do Bem, que irá eleger a cidade mais engajada na construção de um mundo mais sorridente. Cerca de 40 crianças da Escola Municipal São Geraldo, no Vale do Carangola, foram contempladas com a atividade do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que pretende conscientizar sobre a importância da higienização da boca.  

“A boca é um canal de fácil entrada de vírus e bactérias para o organismo, por isso é tão importante mantê-la sempre bem cuidada, além de um belo sorriso ser o ‘cartão de visitas’ de qualquer pessoa”, comenta a estudante de Enfermagem, Ana Carolina Marques.

Durante toda a manhã, os futuros enfermeiros, integrantes do projeto “Higiene Bucal na Saúde Escolar”, da FMP/Fase, conversaram com os alunos, apresentaram cartazes com informações sobre alimentação adequada para prevenção de cáries, mau hálito e outras possíveis implicações que uma má alimentação aliada a uma higienização incorreta, ou a não higienização, podem gerar. Além disso, as crianças receberam uma orientação prática da forma certa de escovar os dentes.

Segundo a enfermeira Cristina Hansel, professora responsável pelo projeto de saúde bucal, esse tipo de atividade é essencial para a formação profissional dos universitários. “Em todo tema voltado à área de saúde, a Enfermagem deve estar inserida e a higiene bucal é uma temática que está diretamente relacionada à condição de saúde das pessoas”, ressalta.

Para Glória de Sá Oliveira, diretora da E. M. São Geraldo, esse tipo de atividade enriquece o aprendizado das crianças, unindo a teoria recebida em sala de aula com a prática. “É de extrema importância essa parceria entre conhecimento técnico e pedagógico. As crianças aprendem e acabam orientando as famílias”, conclui.

Professores da FMP participam do Congresso Brasileiro de Educação Médica



Refletir e planejar os novos rumos para a educação médica no Brasil. Esse foi o objetivo central do 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado de 07 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), teve participação expressiva de professores e estudantes de Instituições de Ensino Superior vinculadas à Regional ABEM-RJ/ES, dentre elas a Faculdade de Medicina de Petrópolis.
 
O diretor da FMP, professor Paulo Cesar Guimarães, foi um dos responsáveis pela organização do congresso e também participou da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos. “Foram trabalhos extremamente interessantes, basicamente apresentados pelo corpo discente. Isso é extremamente importante, pois não só se está estimulando para que se torne um docente no amanhã, como também que participe de forma mais ativa em eventos como esse”, comenta o médico. 

Com o tema “Educação Médica e Cuidados na Saúde: uma rede em movimento”, a programação científica do evento procurou abordar assuntos desafiadores para a formação de profissionais de saúde em sintonia com as necessidades da população. “Nós estamos vivendo um momento bastante complexo com essa expansão de escolas médicas. Hoje, o ensino, até pelas novas diretrizes, está comprometido com a rede de serviço e essa rede precisa ter o mínimo de infraestrutura para poder receber essa nova quantidade de alunos”, diz Sigisfredo Luis Brenelli, presidente da ABEM.

Para a supervisora geral da FMP/Fase, a participação dos professores no congresso é um momento importante de atualização e de reavaliação de antigos paradigmas. “Uma escola médica não pode estar acomodada ensinando de acordo com aquilo que ela herda de tradição. Ela tem que estar permanentemente atualizada. E, nesses espaços, podemos ouvir a experiência de outras escolas, podemos estar antenados com os maiores avanços na área da legislação e da tecnologia. Fazendo parte desses congressos, os nossos professores voltam cheios de oxigênio para alimentar o novo currículo, as inovações pedagógicas, a proposta de convênios, enfim, é muito enriquecedor”, afirma Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.