segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Programação da Semana de 15 a 21 de novembro



Programa EM QUESTÃO
Tema: Gastronomia e Turismo

  • A culinária regional é um símbolo da cultura, da memória e da identidade de um povo. Reconhecida como patrimônio intangível da humanidade, a gastronomia ganha cada vez mais destaque nos roteiros turísticos, contribuindo para a preservação de maneiras próprias de preparar e combinar os alimentos. Para falar sobre a relação entre Gastronomia, Turismo e Desenvolvimento Regional, o Em Questão recebe a presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Camila Thees. O programa também conta com as participações das chefs Cristina Pellegrini e Mônica Werneck Sangali. Elas participam do maior festival gastronômico da região serrana: o Petrópolis Gourmet, que, na 15ª edição, tem como tema a Cozinha da Serra.

Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Naná Martins - Contadora de Histórias

  • Carioca, residente em Petrópolis, Naná é Conselheira da Federação Indígena Brasileira e integrante da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil. Além de escritora, poetisa e pedagoga, ela atua também como contadora de histórias. Acredita na importância da valorização da oralidade dos contos. Por isso, inclui em sua rotina apresentações em escolas e outras instituições frequentadas por crianças e adolescentes. Entre os livros já publicados estão: Pedzeré, A Lua e o Porto, Cunauaru, Pé de lata, Vai e vem, Carrinho de caixa, O Cavaleiro de Ferro na Antologia Trem de Histórias. Iyá Agbá e Os Mistérios de Itacueretaba são os mais novos lançamentos. No programa, Naná fala do interesse pela cultura indígena e da paixão pelo universo infantil, que surgiu com a chegada de sua filha.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Programa AO REDOR
Tema: Oceanos

  • O programa viaja pelos oceanos para falar da da conservação do ecossistema marinho. Uma questão ambiental e também de geração de renda, já que o mar é a fonte de sustento para milhares de famílias no mundo. O episódio aborda o cultivo de algas na Indonésia, a sobrepesca do atum nas regiões no Pacífico e também as pesquisas sobre a acidificação dos oceanos, provocada pelo aumento das emissões de gás carbônico.

Ao Redor: Terça, 11h -  Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO AMBIENTAL
Tema: Projeto Semeamando

  • O Minuto Ambiental apresenta o projeto Semeamando. Criado pela agrônoma Carolina Rodrigues, o projeto tem como foco o cultivo de hortas caseiras e comunitárias. O trabalho, realizado em escolas de Petrópolis, visa estimular hábitos de alimentação saudável e a produção de alimentos de forma sustentável, sem uso de produtos químicos ou qualquer substância que cause prejuízos ao meio ambiente.

Minuto Ambiental: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE
Tema: Profissões

Dentista:
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município. 
Médico:
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Nutricionista:
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Enfermeiro:
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Administrador:
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Recursos Humanos:
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Tecnólogo em Radiologia:
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Direitos Humanos
  • “Todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos”. Esse é o texto do Artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento criado pela Organização das Nações Unidas, em 1948, no rastro da Segunda Guerra Mundial, traçou as linhas gerais de direitos civis, econômicos, sociais e culturais. Mas quase setenta anos depois, o trabalho escravo, a tortura, a violência e o preconceito ainda fazem parte da nossa rotina. Quais foram os avanços no Brasil? E quais são os desafios que o momento atual nos apresenta? O Superintendente de Promoção dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Miguel Mesquita, fala sobre essas questões.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programa produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Nanotecnologia: quanto menor, melhor
  • O mundo esta à beira de uma nova revolução tecnológica, desde que os cientistas aprenderam a sintetizar e manipular moléculas e átomos individualmente. A utilização de átomos como unidade básica permite, em teoria, a construção de nanomáquinas, capazes de realizar tarefas até agora inimagináveis. Nano é o prefixo grego que indica um bilionésimo. Um nanômetro (bilionésimo de metro) é a escala de comprimento de átomos ou moléculas simples. Parece ficção cientifica, mas algumas aplicações já existem na química, na biologia e em outras áreas da ciência. Essa nova promessa da ciência, a nanotecnologia, é o tema do debate de especialistas.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Saúde dos adolescentes.
  • A adolescência é um período intenso. É o corpo que muda, o humor, novas vontades e desejos aparecem e o adolescente quer viver todas as experiências como se não houvesse amanhã. E a saúde nessa história, como fica? Você sabia que existe uma especialidade médica só para os adolescentes? O Ligado em Saúde vamos fala sobre essa fase tão cheia de mudanças e descobertas.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A Poesia de Maria Rezende
  • O episódio fala sobre a poesia de Maria Rezende, poeta, atriz e montadora de cinema e tv. O apresentador Renato Farias conversa com a escritora sobre seu terceiro livro “Carne do umbigo”. Entre os textos que fazem parte da publicação, uma reflexão sobre o tempo: “Quem comanda a ampulheta? E se eu soprar de leve o aviãozinho de papel para passar logo? E seu eu agarrar com os dez dedos a lembrança de cada frase para durar um pouco mais? A gente precisa conversar sobre o tempo. Quantas luas duram o encanto do silencio? A dor da perda é conta-gotas ou cata-vento? Ainda se chama espera quando se está em movimento?”
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Goiânia e Aracaju
  • O Canal Saúde na Estrada mostra a etapa estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde em duas cidades: Goiânia e Aracaju.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h
Programa EM FAMÍLIA

Tema: Famílias Sustentáveis
  • O que fazem as famílias que buscam ser ter uma rotina sustentável? O episódio mostra como elas se adaptaram para reduzir os impactos ambientais de suas atividades diárias.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: O Rio que se queria negar
  • O Unidiversidade fala sobre o tema do seminário e da exposição O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds. A presença história das comunidades na cidade é debatida a partir do trabalho realizado pelo o antropólogo americano que morou e fotografou as favelas do Rio de Janeiro na década de 1960.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30 Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35