terça-feira, 4 de agosto de 2015

FMP/Fase investe em Centro de Medicina Regenerativa



Projeto da faculdade tem apoio da Faperj para instalação


A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) vai implantar um Centro de Medicina Regenerativa (CMR-FMP) na cidade. O projeto da unidade foi selecionado pelo edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. No espaço serão desenvolvidas pesquisas pré-clínicas e clínicas, apoiando o ensino das ciências e suas aplicações na área da medicina regenerativa.

O professor da FMP/Fase e responsável pelo projeto, o biólogo Radovan Borojevic, conta que o centro terá unidades laboratoriais, classificadas como Centros de Tecnologia Celular, regulamentadas pela Anvisa e Ministério da Saúde, para pesquisa clínica e desenvolvimento de novas terapias.

“O CMR-FMP estará capacitado para manipulação de tecidos e células de origem humana, destinados ao uso em pacientes. Eles poderão ser usados em pesquisas ou fornecidos para as terapias que sejam aprovadas pelos Conselhos Federais de Medicina ou de Odontologia”, explica o professor Radovan Borojevic.

O trabalho visa suprir a demanda por células humanas, seus derivados e compostos contendo células humanas que apresentem potencial terapêutico na medicina regenerativa, em tratamentos de doenças degenerativas ou causadas pelo trauma.

O novo CMR-FMP ajudará também na formação de profissionais nas áreas biomédica e médica, que serão capacitados a trabalharem em biologia celular e bioengenharia aplicadas à medicina regenerativa.

“Assim poderemos preparar profissionais de saúde para identificar novas possibilidades clínicas, propor tratamentos, executá-los, e avaliar seus resultados para o bem dos pacientes”, completa o professor Ricardo Tesch, também colaborador do projeto e responsável pelo desenvolvimento de ensaios clínicos envolvendo novas modalidades de terapias celulares para a regeneração de lesões da cartilagem articular.

O edital que contemplou o projeto do centro está ligado ao programa de "Apoio às instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro”, do governo estadual. O objetivo é apoiar a aquisição e manutenção de equipamentos, a execução de obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos apresentados por pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa.

FMP/Fase recebe 3ª Jornada Serrana de Pediatria



A 3ª Jornada Serrana de Pediatria da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) acontecerá dia 22 de agosto, das 8h às 13h, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Dedicada a médicos e acadêmicos, a reunião tem como objetivo a educação continuada da especialidade e a discussão de temas de interesse, como a saúde das crianças e a violência que vitima os jovens.

A palestra de abertura, às 8h30, será sobre “Crescimento e desenvolvimento normal e patológico do adolescente”, com Karina de Ferran, membro do Comitê de Adolescência da Soperj. Às 9h, Rachel Niskier Sanchez, também integrante do comitê, abordará a “Violência na adolescência”.

Às 9h30, “Doença inflamatória” terá como palestrante Sheila Pércope, presidente do Comitê de Gastroenterologia da Soperj. Às 10h, Ana Paula Tavares, do mesmo comitê, falará sobre “Diarreia crônica”.

Aluce Loureiro Ouricuri, do Comitê de Alergia e Imunologia, tratará, às 11h, sobre “Infecções recorrentes: atopia ou imunodeficiência?”. Na sequência, às
11h30, “Urticária aguda: o laboratório ajuda ou atrapalha?” estará em debate com Monica Soares de Souza, do mesmo comitê.

Coordenador da pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica da FMP/Fase e membro do Comitê de Alergia e Imunologia da Soperj, José Luiz Magalhães Rios enfocará, às 12h30, o tema “Dermatite atópica: como tratar?”.

A 3ª Jornada Serrana de Pediatria terá emissão de certificado. Ela será gratuita para sócios da Soperj e custará R$ 50 para não sócios. Acadêmicos pagarão R$ 20. As inscrições podem ser feitas no site fmpfase.edu.br. A faculdade fica na Av. Barão do Rio Branco, 1.003, no Centro de Petrópolis.