sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Enfermagem tem curso de extensão em oncologia na FMP/Fase

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) preparou um curso de extensão que objetiva orientar profissionais e estudantes de Enfermagem sobre prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos sobre câncer. As aulas vão de 16 de agosto a 13 de setembro, das 13h às 16h, no próprio campus.

O Curso de Extensão Básico de Oncologia em Enfermagem está a cargo do enfermeiro Rogério Cabral Machado. Pós-graduado em Enfermagem em Oncologia Clínica, ele se formou na FMP/Fase e, hoje, atua no Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis.

"É preciso informação contra o estigma do câncer, inclusive entre os profissionais de saúde. Muitas vezes o paciente oncológico chega nos hospitais e é visto como um doente terminal, mas não é bem assim. Precisa de cuidados especiais e o profissional precisa ter essa consciência para bem atendê-lo", diz Rogério.

Segundo ele, a programação do curso inclui aulas sobre "História da doença", "O que é câncer", "Estatísticas", "Prevenção", "Fatores de risco", "Detecção precoce", "Tipos de câncer", "Formas de tratamento", "Assistência de enfermagem" e "Cuidados paliativos". As inscrições podem ser feitas através do site www.fmpfase.edu.br, com o valor de R$ 50.




FASE TV lança faixa interativa

A partir de domingo (10), o canal educativo da FMP/Fase, a FASE TV, irá lançar a faixa interativa. Isso mesmo, agora você poderá escolher o programa que você quer ver de novo, com três opções de horário, todos os dias, às 7h, 12h e 19h. FAIXA INTERATIVA, você faz a nossa programação!


Confira a listagem dos programas disponíveis para reprise:

Programa Em Questão: 

Tema: “IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal)”: O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal foi criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros. Veremos a evolução das cidades brasileiras nas áreas de saúde, educação, emprego e renda das cidades, tendo como base os dados do IFDM.
Tema: “Obesidade”: A obesidade atingiu níveis de epidemia no mundo. O Brasil está acima da média mundial. O programa debate a questão com a professora de Nutrição em Saúde Pública da FMP/Fase, Cintia Curioni, e com a endocrinologista infantil, Andréa Dyonísio.O episódio aborda as causas e consequências do sobrepeso e também os riscos da obesidade nas crianças, a faixa onde os índices mais crescem.   
Tema: “Contracultura”: O festival de Woodstock foi um marco da contracultura nos anos 1960: um movimento cultural que tinha como eixo uma profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões morais e estéticos. O programa entrevista o  historiador e mestre em educação e antropologia, Pedro Cross e também o músico, jornalista e pesquisador Pablo Laignier. Eles falam sobre as influências e heranças do movimento e as novas formas de contracultura nos dias de hoje. 
Tema: “eSocial”: O programa aborda as mudanças na rotina das empresas a partir da implantação do eSocial, no segundo semestre do ano que vem. O novo sistema vai funcionar como uma folha de pagamento digital, unificando todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O presidente da Nasajon Sistemas, Cláudio Nasajon,  líder no setor de softwares de gestão,  e Rodrigo Lopes, professor do curso de Administração da FMP/ Fase, falam sobre os desafios impostos pela adaptação à nova plataforma online, que será obrigatória tanto para as grandes empresas, quanto para os microempreendedores individuais e empregadores domésticos.


Tema: “Rede Cegonha”: O programa debate a estratégia da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde em 2011 e em fase de implantação na região serrana do Rio de Janeiro, com as participações da coordenadora de programas da Secretaria de Saúde de Petrópolis, Adriana Jacques, e do professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, Vander Guimarães. A meta principal da Rede Cegonha é reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, através de um atendimento mais qualificado e humanizado à gestante, desde o planejamento reprodutivo, passando pelo pré-natal, até o segundo ano de vida do bebê.


Tema: “Os desafios da Psiquiatria”: O programa aborda a evolução da psiquiatria ao longo do tempo no mundo e no Brasil, os desafios do momento atual e o que falta para a real implantação da reforma do modelo de assistência, criada por lei, sancionada em 2001 – incluindo questões como a desinstitucionalização dos pacientes (com o fim dos manicômios) e a atual falta de vagas para internação de pessoas em surto. O episódio tem as participações dos psiquiatras Eduardo Birman, professor da FMP/Fase e da vice-presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro, Fátima Vasconcellos.
Tema: “Vacinação e Imunização”: A vacinação evita três milhões de mortes a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os brasileiros participam de campanhas de imunização desde 1973. As ações de vacinação foram fundamentais para a eliminação do ciclo urbano da febre amarela no país e para a  erradicação da varíola e da poliomielite, a paralisia infantil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros de sarampo na última década. O programa aborda essas questões com a gerente de imunização da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Petrópolis, Alessandra Sauan, e com o pediatra e infectologista Felipe Moliterno, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Programa Arte & Cultura:
Tema: “A República do Futebol”: O programa mostra a exposição A República do Futebol, realizada no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, tendo como fio condutor a estreita relação entre futebol e política. A trajetória do esporte no Brasil é narrada pelo ponto de vista de seu potencial mobilizador de massas. O episódio revela como o Presidente Getúlio Vargas e a ditadura se beneficiaram da popularidade do futebol para construir uma imagem vitoriosa da nação e suas políticas de integração nacional: a transformação da Seleção Brasileira na “pátria de chuteiras”.
Tema: “50 anos da Ditadura (Especial Fase)”: Há 50 anos, o Brasil entrava em um dos períodos mais obscuros de sua história: o golpe militar de 1964, que jogou o país em uma ditadura por 21 anos. O programa aborda as consequências do regime de exceção para o país e a sociedade e o desafio, ainda hoje, da reconstituição histórica dos fatos. O episódio conta com o depoimento de Ana Miranda – Resistente torturada durante a ditadura.
Tema: “Tribo de Gonzaga”: Criada em 2006, em Petrópolis, a Tribo de Gonzaga tem como eixo central o forró. Com uma extensa obra autoral, o grupo mescla a típica música nordestina com as questões e estéticas do nosso tempo. O nome da Tribo é uma homenagem ao eterno “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. No programa, os músicos falam de suas inspirações e paixões e mostram canções dos três discos já lançados pelo grupo e também músicas inéditas do próximo cd.


Tema: “Mulheres na Arte – Andréa Pachá”: A FASE TV gravou com a juíza e escritora petropolitana Andréa Pachá, uma das homenageadas no mês da mulher pelo programa Arte & Cultura Especial Mulheres na Arte. Andrea Pachá escreveu, em 2012, o livro "A vida não é justa", que será adaptado para série de TV.


Tema: “Cia Teatro Livro Aberto”: A companhia fundada pela escritora e dramaturga Sylvia Orthof  - que morreu em 1997 - está prestes a completar 25 anos de atuação em todo o Brasil, tendo como foco o incentivo à leitura. Os espetáculos misturam música, teatro e uma série de elementos cênicos, que remetem ao folclore nacional. Os integrantes do grupo falam sobre a missão que assumiram de divulgar o acervo deixado por Sylvia, de mais de cem livros publicados além de textos inéditos, da emoção em cena e do aprendizado durante os momentos em que trabalharam junto com a escritora.


Tema: “Cocco Barçante – Arte Sustentável”: Quinto episódio da série, recheado de emoção que revela a fé de Cocco Barçante na arte como instrumento de transformação. As obras do artista são o resultado de parcerias, construídas ao longo de mais de 30 anos de carreira, com 11 grupos de artesãos do Rio de Janeiro. Boa parte é feita com material reciclado, com predomínio de malotes bancários. Um trabalho que une arte, design, responsabilidade social, geração de renda e sustentabilidade.

Tema: “Sebastião BarbosaO programa mostra o trabalho do fotógrafo, de 70 anos, que depois de uma longa carreira no fotojornalismo e na publicidade decidiu se dedicar ao resgate da origem da técnica da fotografia, com um projeto social (realizado em escolas e público em geral) focado no aprimoramento das fotos feitas com um material de baixíssimo custo: as pinholes - câmeras feitas a partir de latas encontradas nas ruas.

Tema: “Festival de Inverno Dell’art”: Levar a cultura para todas as camadas da população e aproximar o grande público de espetáculos clássicos, contribuindo para a formação de platéia. Há 14 anos, o Festival de Inverno de Petrópolis aquece a temporada mais fria da região serrana com belas apresentações de música, dança e outras formas de arte. O episódio traz depoimentos de artistas e da produtora do festival, Myrian Dauelsberg, sobre as oportunidades criadas pelo evento. 

Programa Ao Redor:
Tema: “Papo Reto”: O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Tema: “Fandango Caiçara”: O Ao Redor fala de um tipo de bem que não pode ser tocado nem mensurado: o Patrimônio Cultural Intangível. E apresenta o Fandango Caiçara, reconhecido pelo IPHAN em 2012, como patrimônio cultural brasileiro.
Tema: “Festival Internacional de Curtas sobre Florestas”: O programa apresenta três dos cinco vencedores do Festival Internacional de Curtas sobre Florestas, que tem como objetivo destacar os esforços criativos de cineastas que capturam a relação dinâmica e única entre as florestas e as pessoas. 128 curtas de 38 países concorreram ao prêmio. O Ao Redor apresenta, na íntegra, os vencedores: “Feel like a mountain”, do Peru,“Ma Forêt”, da Bélgica, e “Amazing Gracie”, da África.
Tema: “Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China”: O programa mostra que a  venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.


Tema: “Energia Solar/Haiti - Alpacas/Andes - Chocolate/Indonésia”: O programa mostra por que a energia solar é a mais nova aliada do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na promoção da saúde das crianças no Haiti. O Ao Redor mostra também a importância econômica das alpacas na Cordilheira dos Andes. O animal virou a estrela das criações e também das pequenas empresas da região. E na Indonésia, a indústria do chocolate investe no aprimoramento das técnicas usadas pelos produtores de cacau, para garantir o fornecimento contínuo da matéria-prima - já ameaçada de escassez.

Tema: “Tartarugas Marinhas”: O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.


 Programa Ligado em Saúde:

Tema: “Deficiência Física no Esporte”: Através do esporte, o deficiente físico ultrapassa os limites impostos por sua condição.  Para conversar sobre o assunto, convidamos o gestor de esporte e atleta paraolímpico, Douglas Amador.
Tema: “Chupeta e Mamadeira”: As chupetas e as mamadeiras fazem parte da rotina da maioria das crianças brasileiras. Mas afinal, por que a chupeta acalma o bebê? Quais as outras formas de tranquilizá-lo? E quanto à mamadeira, será que ela é mesmo necessária? Você vai ver quais são os prejuízos que esses produtos trazem para a criança.
Tema: “Gordura Abdominal”: Quando a gordura se acumula na região do abdômen, ela deixa de ser um problema apenas estético e passa a representar um risco para a saúde.
Tema: “Moto e Segurança”: Em nove anos o número de mortes triplicou no Brasil. E para falar sobre o assunto convidamos o médico especialista em Medicina de Tráfego da Abramet, Fernando Duarte Moreira, que irá explicar sobre as novas regras de segurança para quem trabalha de motocicleta.

Tema: “Câncer Infantil”: O oncologista Fernando Werneck fala sobre os sintomas dos tipos de câncer que mais frequentemente acometem as crianças. 


Tema: “Crack”: Uma droga de baixo preço que chegou ao Brasil na década de 90, em São Paulo, e logo se espalhou para outros estados brasileiros. Não há dados recentes sobre o uso do crack no país. O que a população sabe sobre os usuários da droga é o que vem sendo veiculado pela mídia. Para falar sobre o assunto, convidamos a psicóloga Christiane Sampaio.

Tema: “Saúde e Fé”: Fé. Você tem? Acredita na força dela?": Estudos feitos em diversas partes do mundo já comprovaram os efeitos benéficos da fé no tratamento de doenças. O programa ouve histórias de quem atribui a melhoria do estado de saúde a essa crença inabalável de que tudo vai dar certo. Mostra que no sistema único de saúde já há exemplos bem sucedidos da união. Conversa sobre o assunto o médico fisiatra do INTO, Sérgio Catão.
Programa Ciência e Letras (Canal Saúde):
Tema: “Lucio Cardoso”: A editora e pesquisadora em literatura brasileira, Valéria Lamego e a doutora em letras em letras PUC/RJ, Beatriz Damasceno falam sobre a obra do escritor, dramaturgo, jornalista e poeta Lúcio Cardoso.

Tema: “Medicina Imperial”: O fato de reconhecermos que no período estudado a medicina não se tornou mais científica, mas que pelo contrário, aquilo que constituía a sua cientificidade era motivo de disputa entre diferentes grupos, sendo redefinido ao longo do tempo, levou-nos a propor uma imagem alternativa sobre a gênese da medicina tropical no Brasil.
Tema: “Saúde na Era Vargas”: Ao longo do período compreendido pelo primeiro governo Vargas, de 1930 à 1945, constituiu-se um amplo arcabouço no âmbito da saúde pública, que consolidou as bases do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que nos deixou  heranças que perduram até os dias de hoje.
Tema: “Editora Acadêmica, a Missão”: A Missão de uma Editora Acadêmica é o tema do programa. Participam do programa o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa e o editor científico da Editora Fiocruz, Ricardo Ventura para discutir e compreender as necessidades e atender às expectativas do leitor contemporâneo.

Programa Ciência e Letras Tema: “Elisa Lucinda”: A atriz, professora e poeta Elisa Lucinda fala sobre suas obras.


Tema: “Direitos Humanos, direitos de quem?”: A ideia de internacionalização dos direitos humanos se expandiu após a segunda guerra mundial, como uma forma de compensar ou reparar as atrocidades cometidas durante o período do nazismo. Nesse sentido, é a partir da declaração universal dos direitos do homem, de 1948, que se tem o primeiro instrumento significativo com competência jurídica para manter um sistema de proteção dos direitos dos povos e das nações. Para falar sobre o assunto convidamos a professora de Direito da UFMA, Cláudia Gonçalves e a organizadora do livro Lisyane Chaves Motta.

Tema: “A história da Filosofia em 40 filmes”: Os professores de Filosofia da UFF, Patrick Pessoa e Alexandre Costa conversam sobre a história da Filosofia
.

Programa Canal Saúde na Estrada:
Tema: “Belo Horizonte-MG”: O Projeto Lilás: voz adolescente é realizado no PSF Dr. Vitor de Souza Amorim (PSF V) com o grupo de Adolescentes pertencentes a área de abrangência do Programa de Saúde da Família do Bairro Santa Maria da cidade de Cláudio. Neste projeto são abordadas questões de prevenção e redução de danos, já que essas adolescentes têm contato com áreas consideradas de risco e vulnerabilidade. O objetivo nas Oficinas Terapêuticas é trazer para essas adolescentes acesso a informação, interação e troca de vivências comuns a elas.
Tema: “Palmas-TO”: A equipe do Canal Saúde - Na Estrada está no Tocantins e a viagem começa em Palmas. O leite materno é a primeira e principal fonte de alimento para os bebês. Aqueles que estão internados e que não podem ser alimentados pelas próprias mães, recebem os benefícios do leite através de doações ao banco de leite humano. A viagem continua, saindo de Palmas e indo em direção ao Nordeste do estado para conhecer o trabalho das parteiras indígenas.
Tema: “Santa Catarina”: Vamos conhecer dois projetos que vem fazendo a diferença no atendimento aos pacientes do SUS, o “Telemedicina” e o “Atendimento Domiciliar”.
Tema: “São Paulo”: No estado de São Paulo, apresentaremos dois projetos: em Guarulhos, o Projeto Tear e sua parceria com o programa de Saúde Mental do SUS e em São Paulo, Hospital Geral São Matheus, política de humanização no atendimento.


Tema: “Volta Redonda - RJ”: O Estádio da Cidadania na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro atende a população com serviços de saúde especializados. O Centro Oftalmológico Rosuel Zaidan realiza vários exames para avaliar e diagnosticar os problemas relacionados aos olhos e à visão. A Ótica da Cidadania Padre Ernesto Lamim é responsável pela produção e dispensação de óculos para pessoas acima de 50 anos de idade e aos estudantes matriculados na rede pública de ensino. Equoterapia é um projeto realizado no município de Porto Real, em parceria com a secretaria Municipal de Saúde, que atende crianças que precisam de uma reabilitação terapêutica. O atendimento é feito para transtornos mentais e até de problemas neurológicos.


Tema: “Teresina-PI”: Em Teresina, no Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde promove a recuperação dos pacientes de doenças mentais e a sua inclusão na sociedade através das Residências Terapêuticas. O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde. O SAMU aéreo é uma ambulância montada em uma aeronave equipada com bomba de infusão, respirador, aspirador, monitor cardíaco, desfribilador, oxímetro de pulso, dentre outros equipamentos necessários em uma UTI.Em todo o estado do Piauí são atendidos pelo Samu aéreo os pacientes com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), politraumatismo, neonatologia, gestantes de alto risco e insuficiência ventilatória.

Tema: “Campina Grande-PB”: Em Campina Grande o Centro de Referência da Mulher acolhe e oferece a assistência necessária em vários âmbitos para se lidar com dificuldades e extremos, como a violência. No mesmo município da Paraíba, o Centro de Convivência do Idoso, parte do Programa Conviver da Secretaria de Assistência Social, desenvolve ações de prevenção na saúde e oferece o aumento na qualidade de vida, usando arte ou atividade física através da socialização.


Programa Unidiversidade (Canal Saúde):
Tema: “Petróleo”: Enquanto governo e cientistas buscam fontes de energia menos poluentes e mais baratas, ainda é o petróleo que faz o mundo girar. Gravado no campus da UFF, em Niterói/RJ.
Tema: “Felicidade Urgente”: O que define a felicidade? Vamos conhecer as diversas opiniões a cerca deste tema.
Tema: “Dependência da Internet”: O programa fala sobre uma nova forma de compulsão: a internet. Pessoas que ficam conectadas em tempo integral e fazem do mundo virtual o espaço social, profissional, enfim o seu mundo. A utilização "normal" em detrimento do vício. Gravado no Colégio Estadual José Lopes Leite/RJ.


Tema: “MAR – Museu de Arte do Rio”: O Museu de Arte do Rio está instalado na Praça Mauá. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração.


Tema: “Felicidade Urgente”: A felicidade é um estado de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade: pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Gravado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Tema: “Mobilidade Urbana”: O transporte nas grandes e médias cidades sem dúvida é um desafio pro Brasil e para o mundo. Rapidez, eficiência, conforto e preços justos é o que deseja a população. Gravado no Campus da UFRJ.
Programa Em Família (Canal Saúde):
Tema: “Parto”: Segundo o Ministério da Saúde, o parto normal é o mais aconselhado e seguro. Durante o pré-natal e o trabalho de parto, o profissional que atende a gestante avaliará as condições dela e do bebê, para identificar fatores que possam impedir o parto normal. Para conversar sobre o assunto, participam do programa a médica obstétrica, Ana Fialho, o engenheiro Thiago Queiroz e museóloga Juliana Matos.
Tema: “A Chegada de um Irmão”: Tudo pronto. Felicidade, ansiedade, uma mistura de sensações. O segundo filho está para chegar, mas e o primeiro? O filho que vai deixar de ser único, o centro das atenções, um rei que perde o seu reinado. Como lidar com isso?
Tema: “Limite e Autoridade”: Saber dizer não, é fundamental. Uma das maiores dificuldades na educação de uma criança é saber dar amor com autoridade.
Tema: “Quem cuida do meu filho?”: Nem sempre a mulher pode deixar de trabalhar para cuidar dos filhos e com isso surge o dilema do que fazer para resolver a situação. Para conversar sobre o tema convidamos a diretora de TV, Ana Isabel Cunha, a técnica em enfermagem, Deisimara de Souza Pereira e a psicóloga clínica Christina Montenegro.


Tema: “Famílias Homoafetivas”: Hoje o casamento homoafetivo já uma realidade em 14 países do mundo. No Brasil, 13 estados já autorizaram a união entre pessoas do mesmo sexo. Conversam conosco Dália Tayguara, a psicóloga Christina Montenegro e a fundadora do Movimento "Mães pela Igualdade", Kelly Bandeira.


Tema: “Mulheres que ganham mais que seus maridos”: A advogada e juiza do trabalho aposentada, Comba Marques Porto, o professor de artes e fotografia, Herbert Macario e a procuradora Aline Carvalho Pires falam como os homens de uma sociedade, ainda patriarcal, se comportam quando ganham menos que suas esposas.

Tema: “Acessibilidade em casa”: As necessidades de todo indivíduo da família humana, são da mesma importância. Igualdade pressupõe o respeito às diferenças pessoais, igual oportunidade de participação a todo indivíduo. Portador ou não de alguma necessidade especial. Participam do programa a engenheira química Iza Cristina Torquato Corrêa, o estudante de cinema André Fuentes e a atleta de goalball e estudante de direito Ana Carolina Duarte Ruas Custódio.






Grupo de Integração Social da USF Estrada da Saudade completa 400 encontros

O Grupo Florescer, da Unidade de Saúde da Família Estrada da Saudade, gerida pela FMP/Fase, comemorou 400 encontros em julho. Na ocasião, os integrantes realizaram uma Festa Julina, toda decorada com material reciclável. O grupo, que já existe há 11 anos, tem por objetivo promover a saúde das mulheres da terceira idade, através da socialização e produção de artesanato em geral. 

A iniciativa tem registrado relatos de melhoria da autoestima das participantes, auxiliando no controle da hipertensão e evitando a depressão. Dessa forma é fortalecida a relação entre a equipe de saúde, os estudantes da FMP/Fase e a comunidade.






  

Programação Semana Científica 2014


02 DE SETEMBRO – terça-feira 

18 às 19h30 - Sala Arthur de Sá Earp Neto 

Palestra de Abertura - Sonia Fleury - Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Mestre em 

Sociologia pelo IUPERJ. Bacharel em Psicologia pela UFMG.

19h30 às 20h Intervalo

20 às 22h - Sala Arthur de Sá Earp Neto 

Gestão da Diversidade: Além da Responsabilidade Social, uma Estratégia Competitiva

Presidente: Maria Regina Bortolini de Castro – FMP/Fase
Palestrantes: João Bosco Hora Gois – UFF; Katya Hochleitner – Avon


03 DE SETEMBRO – quarta-feira 

13h Credenciamento

13h30 às 15h30 - Sala Arthur de Sá Earp Neto 

O Papel da Disbiose Intestinal nas Doenças Crônicas não Transmissíveis 

Presidente: Cíntia Ramos Pereira Azara – FMP/Fase

Palestrantes: Gisele França da Costa – FMP/Fase; Lilian Terezinha Costa - UFRJ

15h30 às 17h45 – Local: Hall 

Invasão Ecogastronômica com stand de Produtos Agroecológicos

15h30 às 16h Intervalo

16h às 17h45 - Anfiteatro A20 

Reforma Psiquiátrica

Presidente: Carlos Luiz da Silva Pestana – FMP/Fase
Palestrantes: Walcyr de Oliveira - UFRJ/EEAN; Luiz Henrique Sá – SMS; Rui Carlos Stockinger – SMS

16h às 17h45 - Anfiteatro A20 

Câncer Infantil: um Desafio a ser Enfrentado 

Presidente: Cassio Luiz de Carvalho Serao – FMP/Fase – a confirmar
Palestrantes: Maria José Mastellaro - Centro Infantil Boldrini; Laurenice Pires – Instituto Desiderata

16h às 17h45 - Anfiteatro A25 

O que está mudando no curso de Medicina com as novas DCNs?

Presidente: Alexandre Villela Barbosa FMP/Fase
Palestrantes: Monique França Freixo - UERJ; Vinicius Ximenes Muricy da Rocha - MEC; Claudia Martins de Vasconcellos Midão – FMP/Fase; Jéssica Borges Motta - UFSC

17h45 às 18h Intervalo 

18h às 19h30 - Sala Arthur de Sá Earp Neto

Apresentação dos Trabalhos Científicos do curso de Administração

18 às 20h - Anfiteatro A25

Encontro da Equipe do Instituto Desiderata 

Conversa sobre como trazer, para Petrópolis, a experiência de promoção do diagnóstico precoce e humanização do atendimento do câncer infantojuvenil do Unidos Pela Cura.

Presidente: Maria Regina Bortolini de Castro – FMP/Fase
Palestrantes: Laurenice Pires – Instituto Desiderata

18 às 20h - Anfiteatro A27

Curso de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil - Patrícia Elia - Instituto Desiderata 

18h às 20h30 - Anfiteatro A13 

Medicina Previdenciária na Formação do Generalista 

Presidente: Alexandre Bastos – FMP/Fase
Palestrante: Marcio Filgueiras de Amorim – INSS

18h às 20h30 - Anfiteatro A20

Entre o Sexo Biológico e a Identidade de Gênero: a Mídia

Presidente: Virginia Ferreira da Silva – FMP/Fase
Palestrantes: Claudio Nascimento (Movimento Rio Contra a Homofobia); Maria Inês Ferreira – FMP/Fase; Renata Varricchio – Colégio Liceu Cordolino Ambrósio

20 às 22h - Sala Arthur de Sá Earp Neto

Equidade nas Relações de Consumo

Presidente: Virginia Ferreira da Silva – FMP/Fase
Palestrante: Carlos Tufso – CEDS


04 DE SETEMBRO – quinta-feira

13h Credenciamento

13h30 às 15h30 - Sala Arthur de Sá Earp Neto 

Violência e Saúde

Presidente: Eneida Quadrio de Oliveira Veiga – FMP/Fase
Palestrantes: Simone de Assis e Suely Deslandes – CLAVES/Fiocruz

15h30 às 16h Intervalo 

16h às 17h45 - Anfiteatro A13 

Alergia Alimentar e Novas Formas de Tratamento: Abordagem Médica e Nutricional

Presidente: Cíntia Ramos Pereira Azara – FMP/Fase
Palestrantes: José Luiz de Magalhães Rios – FMP/Fase; Marilucia Alves – Policlínica Geral do RJ 

16h às 17h45 - Anfiteatro A20

Síndromes Conversivas com Foco Neurocientífico 

Presidente: Gilberto Senechal de Goffredo Filho – FMP/Fase
Palestrantes: Áila de Guadalupe Amaro Reis Fonseca - UFMG; Heitor Felipe Lima – UFMG

16h às 17h45 - Anfiteatro A25 

Encontro da Equipe do CLAVES – Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli - Fiocruz 

Presidente: Maria Regina Bortolini de Castro – FMP/Fase 
Palestrantes: Simone de Assis e Suely Ferreira Deslandes – CLAVES/Fiocruz

16h às 17h45 - Anfiteatro A27 

Enfermagem nas Urgências e Emergências Cardiológicas

Presidente: Antonio Henrique Arruda – FMP/Fase
Palestrantes: Deyse Conceição Santoro - UFRJ; Alexandre Ewerton Galvão - SAMU; Monica Sequeira – IECAC/SES-RJ

17h45 às 18h Intervalo 

18h às 19h30 - Sala Arthur de Sá Earp Neto

Apresentação dos Trabalhos Científicos do curso de Administração

18 às 21h - Anfiteatro A20

Estágios e Intercâmbios na Formação Profissional

Presidente: Eduardo Vita Aragão – FMP/Fase
Palestrantes: Thiago Artur Coimbra de Luca – Universidade de Santa Catarina; Vanessa Vazquez Leal de Castro - UERJ; Ana Cristina Frony ou Paulo Mauricio Macedo - Rotary Club; Iago Morais Barreto – FMP/Fase

18h30 às 20h30 - Anfiteatro A13

Mente Sã, Corpo São: Os Desafios da Saúde Mental

Presidente: Régis R. Vieira – FMP/Fase
Palestrantes: Elisameli Paiva Vilhena Leite; Thiago Coronato Numes – UFF

20 às 22h - Sala Arthur de Sá Earp Neto

Organizações Multiculturais 

Presidente: Maria Regina Bortolini de Castro – FMP/Fase
Palestrante: Alexandre Bortolini – MEC


05 DE SETEMBRO – sexta-feira

08 às 10h - Anfiteatro A 13 / Anfiteatro A20 / Anfiteatro A25 / Anfiteatro A27 

Apresentação dos Trabalhos Científicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina

10h às 10h30 Intervalo 

10h30 às 12h30 - Anfiteatro A 13 / Anfiteatro A20 / Anfiteatro A25 / Anfiteatro A27 

Apresentação dos Trabalhos Científicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina

12h30 às 13h30 Almoço

13h30 às 15h30 - Anfiteatro A 13 / Anfiteatro A20 / Anfiteatro A25 / Anfiteatro A27 

Apresentação dos Trabalhos Científicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina

15h30 às 16h Intervalo 

16 às 18h – Auditório do Centro Cultural

Lançamento do livro “Com Sabor - Sem Glúten, Sem Lactose” Vivete Gutfilen

18h – Sala Arthur de Sá Earp Neto

Encerramento

19h – Centro Cultural

Happy Hour 

Lançamento do CD do grupo Chutando o Balde e Reinauguração do Café Cultural

Exposição de Anatomia – Sala de Estudos da Biblioteca

Mostra de Filmes – Centro Cultural

*Programação preliminar sujeita à alteração.