sexta-feira, 11 de março de 2016

Programação da Semana de 13 a 19 de março de 2016.

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:



·     Programa EM QUESTÃO
    Tema: Superproteção
o    A criança necessita de ajuda, supervisão, estímulo. Mas também precisa de liberdade, de autonomia. De aprender com os próprios erros. O excesso de cuidados dos pais pode prejudicar os filhos. Dificultar o desenvolvimento da personalidade da criança.  A superproteção na infância pode gerar adultos inseguros, com medo de decidir e de enfrentar as situações da vida. Qual o limite entre o cuidado que protege e a superproteção? Esse é o tema em debate no Em Questão, que conta com a participação da psicóloga infantil, psicopedagoga e especialista em terapia cognitivo-comportamental, Regina Nascimento Resende.
Em Questão: Segunda, 20h
                       Terça, 21h30
                       Quarta, 22h30
                       Quinta, 21h30
                        Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
               Domingo, 13h e 22h30


·          ·   Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Série mulheres na arte – Neiva Voigt

o    Neiva Voigt sempre gostou de dançar. Nas festas e boates, era a primeira a entrar na pista e a última a sair. Mas só descobriu que essa era sua missão aos 23 anos, quando cursava a faculdade de Educação Física.  Entrou de cabeça na nova carreira. O condicionamento de atleta ajudou, mas precisou de muito esforço para alongar os músculos. Fez especialização na UFRJ, participou de inúmeros espetáculos, participou de movimentos inovadores e criou o festival Dançar por Dançar em Petrópolis, na década de 1980.  Considera a arte de ensinar como seu principal talento. Montou a própria academia e se dedica atualmente à formação de novos profissionais de dança.
    Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30


·                     Programa Ao Redor
     Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar
o           O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

        Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                  Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Yôga na Fase

o    A promoção da saúde é uma das missões da Fase. Por isso, a preocupação com a qualidade de vida, dentro e fora do campus, está presente na rotina da instituição. Além da ginástica laboral, que já era oferecida aos funcionários, a faculdade conta agora com aulas de yôga. As aulas acontecem duas vezes por semana nos jardins da faculdade, em quatro horários diferentes. As turmas reúnem alunos, funcionários e pessoas da comunidade.
          Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
        Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.  

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Responsabilidade Social
(Vera Cordeiro - ONG Saúde Criança)
o    Para falar sobre responsabilidade social e os impactos na sociedade do trabalho desenvolvido por empreendedores que se dedicam a projetos que visam mudar as condições de suas comunidades ou da sociedade como um todo, o Em Questão recebe a médica Vera Cordeiro, fundadora da Associação Saúde Criança, considerada a melhor Ong da América Latina e a vigésima primeira do mundo. Um trabalho que já dura 24 anos e que deu origem a uma “tecnologia social”, que trata a saúde como parte de um contexto que inclui moradia, educação, cidadania e renda.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·                 ·        Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Faça o que meu gene manda?  

 A História documentou a necessidade de colonizadores e conquistadores de justificar, com base na ciência, a escravidão, o genocídio e a estratificação da sociedade. Hoje, pesquisadores e leigos perguntam se de fato as grandes mazelas da sociedade têm origem na genética. O comportamento violento, as tendências criminosas, o homossexualismo, a inteligência, o abuso de drogas, a esquizofrenia são herdados? Ou a educação e a cultura desempenham papéis predominantes? Essa é uma discussão polêmica e apaixonada, debatida por defensores das duas principais correntes do pensamento.

Tome Ciência: Quarta, 16h
                      Domingo, 14h

·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Baixa estatura em crianças

o    Muitos pais ficam preocupados quando percebem que o seu filho esta mais baixo que seus colegas de escola. A própria criança ás vezes se sente mal com as piadinhas sobre sua altura ou de ser sempre o primeiro da fila. Mas será que a baixa estatura é sempre um problema? Como saber se o seu filho está crescendo o esperado para a sua idade? Filhos de pais baixinhos necessariamente serão baixinhos também? Que tratamentos podem ser administrados para estimular o crescimento das crianças?
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                       Quarta, 10h                Sábado, 11h                                                
                  

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A miséria da historiografia     

o    A miséria da historiografia: Uma critica ao revisionismo contemporâneo é o livro do Ciência e Letras dessa semana.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                  Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h



·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema Itaberaí / Anápolis – GO

o    O canal Saúde na Estrada te leva Até Goiás, no centro de Itaberaí para conhecer o centro de eco terapia da cidade.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                     Terça, 23h



·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Saindo de casa

o    Para a maioria das pessoas um dia chega a hora de sair do ninho e ter a sua própria casa. Sair da casa dos pais, deixar toda a comodidade e facilidades pra trás é muito natural e cada um tem seu tempo, seu momento, mas os desafios são muitos, tanto pra quem vai quanto pros pais que ficam.
Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h



·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: TVs públicas

o    Democratização, diversidade, acesso a informação. Perspectiva da TV pública no Brasil. Esse é o tema do Unidiversidade dessa semana.
Unidiversidade:
Quinta, 18h
                                    Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35