sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Alunos de Enfermagem da Fase criam colônia de férias na comunidade Amazonas

Preocupados em desenvolver princípios sustentáveis e de preservação do meio ambiente juntos às crianças da comunidade do Amazonas, no bairro Quitandinha, alunos de Enfermagem da Fase criaram a colônia de férias Horta da Vida. O projeto fez sucesso entre a criançada, que participou de atividades com materiais recicláveis, pintura, leitura, colagem plantio de hortaliças e caminhadas, durante toda semana.

“Esse projeto tem como objetivo gerar uma maior união entre as crianças, através de atividades integradoras e que proporcionem, ao mesmo tempo, lazer e conscientizem sobre o consumo exagerado e todo benefício do lixo reciclado, contribuindo assim para que elas conheçam novas maneiras de ver e sentir o meio ambiente e serem agentes transformadores”, disse a aluna Débora Carla Machado, que também é moradora da comunidade.

Ao todo 11 crianças, entre sete e nove anos de idade, atendidas pela Unidade de Saúde da Família da região, participaram da colônia e tiveram a oportunidade de aprender, também, sobre alimentação saudável. “É importante a elaboração de projetos educativos que sejam efetivos para mudanças no padrão alimentar das crianças. Criar atitudes positivas frente ao alimento, promover a compreensão entre alimentação e saúde, tais mudanças irão contribuir no comportamento alimentar na vida adulta”, explicou a professora de Enfermagem, Leila Schmidt Bechtlufft.

As crianças tiveram a missão de criar e cuidar de uma pequena horta em garrafa, cada um com a sua, e anotar tudo no diário de campo, para ser arquivo de estudo dos alunos. Ao mesmo tempo, também foram erguidos um jardim e uma horta maior, com hortaliças e leguminosas para uso da comunidade.

Para Joyce Vadiero, de nove anos, aprender brincando foi muito divertido. “A colônia foi muito legal, acho que deveria ter de novo nas próximas férias”, comentou.