terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cine debate exibe "Assim me diz a Bíblia"

O cine debate "Nos 60 anos do estatuto dos direitos do homem", organizado pelo Centro Alceu Amoroso Lima, exibe o filme "Assim me diz a Bíblia" na próxima quinta-feira (13/08) às 19 horas no Centro Cultural FASE.

O longa conta o depoimento de vários teólogos, pastores, do bispo anglicano Desmond Tutu, além de um rabino. Por meio destas participações se põe em questão o que realmente as passagens da Sagrada Escritura que se referem à relação entre pessoas do mesmo sexo querem dizer e se é justo, para com o sentido original do texto, usá-las como prerrogativa de condenação absoluta ao inferno para gays e lésbicas.
A interpretação literal do texto bíblico é desconstruída gradativamente na medida em que se contextualiza a situação cultural, a mentalidade presente na época retratada pelos textos. Numa linguagem fácil, os diversos depoimentos vão nos fazendo perceber que assim, como a Bíblia foi, e às vezes, ainda é, usada para justificar uma submissão ideológica das mulheres em relação soa homens e a discriminação racial, hoje, o alvo dos fundamentalistas bíblicos são os homossexuais.
O filme não é, no entanto, uma discussão teológica entre especialistas. Na verdade, esta contextualização original das passagens bíblicas se justifica à medida em que o público-alvo do documentário são as famílias, especialmente as de origem ou tradição cristã. Os idealizadores são um casal heterossexual Robin e Bruce, e a idéia desde o início era criar uma identificação com os telespectadores e quem não tem um parente ou um amigo gay? Por isso, o filme é centrado na história de cinco famílias cristãs com algum membro homossexual. Acompanhamos no filme os diferentes caminhos que cada família trilhou ao se deparar com a notícia de que um dos seus era homossexual, histórias distintas, mas que produziram em cada família uma profunda, e muitas vezes dramática, reflexão sobre o que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade, mas acima de tudo, sobre a incondicionalidade do amor divino e humano.
As famílias foram muito bem selecionadas com histórias muito significativas, mas vale ressaltar a da família Robinson. São entrevistados os pais e a ex-mulher de Gene Robinson, o primeiro bispo anglicano assumidamente gay da história. Ele se converte num símbolo importantíssimo da possibilidade real de conciliação entre as identidades gay e cristã e não há como não se emocionar, no filme, com as cenas de sua consagração episcopal.
“Assim me diz a Bíblia” expressa de maneira muito clara que há uma ideologia perversa por trás do uso de passagens isoladas da Sagrada Escritura para justificar religiosamente o ódio aos homossexuais e nos mostra, concretamente, por meio da história de cinco famílias cristãs, os caminhos reais trilhados por pessoas que souberam resignificar em suas vidas o que realmente a Bíblia nos diz de mais importante e central: o amor verdadeiro e incondicional a todos.