quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Últimos dias para se inscrever no vestibular gratuito da FMP/Fase



Termina nesta quinta-feira (17), o prazo de inscrições gratuitas para o vestibular da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), com ingresso no primeiro semestre de 2014. Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site da faculdade (www.fmpfase.edu.br) e realizar todos os procedimentos necessários. A prova será aplicada neste domingo (20).

Os cursos com inscrições abertas para este processo seletivo são: Administração, com linhas específicas de formação em Gestão de Marketing, Gestão de Sistemas de Informação e Gestão da Saúde; Nutrição; Enfermagem, Bacharelado e Licenciatura; e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.

A FMP/Fase é considerada uma das instituições mais bem reconhecidas no país, com conceito máximo no Ministério da Educação (MEC). Recentemente, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2012, colocou os cursos de Administração e Gestão em Recursos Humanos da FMP/Fase entre os 15 cursos do Rio de Janeiro que alcançaram a nota máxima (5, na escala de 1 a 5).

A prova será constituída por 40 questões objetivas de múltipla escolha sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio, como Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Química, Biologia, História, Geografia, Matemática e Física, além da Redação.

Os candidatos portadores de deficiência deverão declarar sua condição na ficha de inscrição, como também apresentar laudo médico com a descrição e o Código Internacional de Doenças (CID) na sede da faculdade, até o dia 17, ocasião em que indicará, em formulário oferecido pela FMP/Fase, os recursos que necessita para realização da prova.

A instituição disponibiliza em seu campus um laboratório de informática para os candidatos que desejarem efetuar a inscrição, de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para obter informações sobre o processo seletivo, o candidato poderá dirigir-se à secretaria do campus, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003 – Centro, ou entrar em contato pelo telefone (24) 2244-6471.

Fase promove 7º Seminário de Enfermagem



Segundo a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn - 2013) existe uma carência de 280 mil enfermeiros no Brasil, só para atendimento hospitalar, e 15 mil profissionais para o Programa de Saúde na Escola (PSE). Com o objetivo de discutir as potencialidades e fragilidades deste mercado, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, nesta quinta-feira (17), de 08 às 18h, o 7º Seminário de Enfermagem, com o tema “Mercado de Trabalho e Especialidades na Enfermagem”, realizado no próprio campus da instituição.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da FMP/Fase, a Enfª Drª Míriam Heidemann, a Enfermagem ainda é uma profissão pouco conhecida e o encontro pretende aumentar a visibilidade dessa carreira e de seus profissionais.

“O imaginário social identifica o enfermeiro apenas no cenário hospitalar. Nos últimos anos houve uma ascensão da profissão nas unidades básicas de família. Mas, fora esses dois campos de trabalho, a Enfermagem é bastante desconhecida. O seminário busca apresentar aos estudantes e profissionais da área o mercado tradicional do enfermeiro em hospitais, casas de parto, postos de saúde, enfermagem do trabalho, enfermagem escolar, homecare, saúde da família, pesquisa e docência, além das potencialidades da profissão”, comenta a coordenadora.

Durante todo o dia, o público terá a oportunidade de debater, trocar experiência e ideias, visualizando as novas expectativas de futuro. Já os técnicos terão elementos para planejarem sua formação universitária, bem como a abertura de horizontes, novas possibilidade de realização profissional, financeira e pessoal.

Entre as principais palestras destacam-se as seguintes: Enfermagem: potencialidades e desafios; O enfermeiro obstétrico na atenção básica de saúde e gerência de programas de saúde; Casa de Parto: uma proposta de cuidado singular; Saúde do Homem como espaço de atuação do enfermeiro; e Saúde do Idoso.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site www.fmpfase.edu.br. Outras informações pelo telefone (24) 2244-6471. A FMP/Fase está localizada na Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro.


Serviço:
7º Seminário de Enfermagem da Fase
Data: 17 de outubro de 2013, das 08 às 18h
Local: Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro/Petrópolis-RJ (FMP/Fase)
Inscrições: gratuitas sem certificado; R$ 15 com certificado (www.fmpfase.edu.br)


Aluno da FMP/Fase é premiado por pesquisa sobre diabetes

A 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz premiou este mês um aluno da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. Bruno Andrade Silva foi um dos contemplados com o Prêmio Melhor Apresentação da Modalidade Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, com trabalho sobre alternativas para prevenção do Diabetes Tipo 1.

Bruno está no terceiro ano de Medicina, fazendo estágio de iniciação científica no Laboratório de Imunologia da Fiocruz/Fase, com orientação do pesquisador José Orivaldo Mengel Júnior. “Ele foi um dos 24 premiados num conjunto de 208 trabalhos apresentados. Temos investido em pesquisas e acreditamos que é nosso papel contribuir para a criação do novo”, diz o coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da FMP/Fase, João Carlos de Miranda. “Essa é a nossa intenção, proporcionar o acesso de nossos alunos a grupos de excelência em pesquisa", completa a diretora Maria Isabel de Sá Earp.

O trabalho de Bruno tem o objetivo de identificar uma alternativa para a prevenção do Diabetes Tipo 1 no microorganismo causador da Doença de Chagas, oTrypanosoma cruzi. O estudo  já identificou que há  condição para a prevenção e também reversão do diabetes identificado precocemente. Mas, segundo o aluno, ainda são necessários testes para identificar que parte ou partes do Trypanosoma cruzi assegurem esse resultado antes de se partir para os ensaios clínicos.

Aos 23 anos, Bruno está empolgado com a pesquisa e se sente gratificado por participar de um estudo que pode chegar a um medicamento que previna doença tão séria. Em relação ao futuro profissional, acredita que a definição da especialização que escolherá na carreira é a principal angústia dos estudantes de Medicina. “Acho a carreira científica rica, mas gostaria de conciliar a atuação na área clínica com a pesquisa”, diz.
  
O pesquisador José Orivaldo Mengel Júnior e o aluno do 3º ano de Medicina Bruno Andrade Silva

O aluno do curso de Medicina Bruno Andrade Silva