quarta-feira, 4 de junho de 2014

Alunos da FMP/Fase elaboram questionário sobre vacinação


Os alunos, Henrique Krajcer, Tatiana Scardim, Carlos Eduardo Soares e Olívia Gall, do 4º período do curso de Administração da FMP/Fase, elaboraram um questionário sobre vacinação e aplicaram nos estudantes do período noturno da instituição. A ideia surgiu durante a Campanha Nacional Contra a Influenza, com o objetivo de mapear o grau de conhecimento e adesão desse público a vacinas contra gripe e vacinas de um modo geral.

Na ocasião, os alunos entrevistaram homens e mulheres, de 16 a 24 anos de idade, e fizeram seis perguntas básicas: Existe posto de saúde próximo à sua casa? Sabe como andam suas vacinas? Costuma tomar vacina contra a gripe? Possui alguma alergia ou restrição? Gostaria de ser informado sobre a campanha de vacinação? Aceitaria tomar vacina na FMP/Fase?

Do total de entrevistados, 80% disseram ter um posto de saúde próximo a sua casa, 43% afirmaram que estão em dia com as vacinas, 73% não costumam tomar vacina contra a gripe, 84% não possuem alergia ou restrição à vacina, 98% dos entrevistados gostariam de ser informados sobre a campanha interna de vacinação, e 95% aceitariam tomar a vacina na instituição.


Vacinação

A FMP/Fase ofereceu a vacina contra a gripe, nos dias 28 e 30/04 e 08/05, para seus alunos e colaboradores. Ao todo, 441 pessoas foram vacinadas, pelos alunos do 3º período de Enfermagem e professores.

A ideia agora é levar para dentro do campus a vacina contra a hepatite, como explica a professora Regina Bosio. “O Ministério da Saúde aumentou a faixa etária para vacinação contra a hepatite, de 29 para 49 anos de idade e é justamente com essa faixa etária que lidamos aqui, na FMP/Fase.” 

Regina ainda ressalta que a vacina só funciona quando as pessoas tomam as três doses indicadas. “Vale lembrar que a proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira dose seis meses após a primeira. Se você não lembra se tomou ou apenas tomou a primeira dose, e não tem como comprovar, o ideal é começar novamente, pois vacinação não comprovada é vacina não dada”, orienta a professora.







FMP/Fase participa de Feira de Informação Profissional

A FMP/Fase participou da Feira de Informação Profissional do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (30).
 
Na ocasião, as ligas do trauma e cardiologia fizeram demonstração de diversos procedimentos.