segunda-feira, 18 de junho de 2018

Programação da Semana de 17 a 23 de junho de 2018


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: As Novas Dinâmicas Familiares
É na família que conhecemos nossos primeiros valores. Nesse núcleo original, descobrimos as primeiras regras sociais. A partir desse ambiente, aprendemos a perceber o mundo e começamos a construir a nossa identidade. Nas últimas décadas, o modelo de família passou por muitas transformações. Não existe mais um padrão único. São muitas as configurações. Família agora é um substantivo plural. O Em Questão sobre as novas dinâmicas familiares tem como convidada a psicóloga e terapeuta familiar Glória Mosquéra, que é mediadora de conflitos familiares do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

 
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Marco Aurêh: A Arte de Transcender
Das canções de ninar da mãe até as melodias medievais, passando pelo rock progressivo, nenhuma forma de música passou pela vida de Marco Aurêh sem ser notada e absorvida. Autodidata, desde muito cedo descobriu a beleza e o poder de transformar emoção em notas musicais. Talento que levou para o teatro, onde realizou uma série de trabalhos memoráveis com Sylvia Orthof e trilhas sonoras para peças, conquistando em 1996 o prêmio Coca-Cola de Teatro – um dos mais importantes da categoria - pelo tema do espetáculo O Equilibrista.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h.


Programa MINUTO FASE
Tema: Seminário Agricultura Familiar e Merenda Escolar
Discutir a contribuição da agricultura familiar para a qualidade da alimentação dos alunos da rede pública de ensino. Essa foi a meta do Seminário promovido pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica da FMP/Fase, em parceria com a extensão. O debate contou com a participação de representantes dos agricultores, das escolas, dos alunos, da residência multiprofissional e do curso de Nutrição da faculdade. Diferentes olhares em busca de soluções para os desafios apresentados pela merenda escolar.

 
Tema: Seminário de Nutrição 2018
Em 2018, o curso de Nutrição da FMP/Fase completa 20 anos. Duas décadas de excelência na formação, consolidando espaço no mercado. O 9º Seminário de Nutrição marcou o início das comemorações. E o tema não podia ser mais apropriado: comida de verdade.

Tema: Seminário Novas Tendências em Gastronomia – O Que O Brasileiro Está Comendo?
O que o brasileiro está comendo? A pergunta norteou o seminário Novas Tendências em Gastronomia, na FMP/Fase. Um evento totalmente dedicado à alimentação, que abordou temas como a gourmetização dos pratos, a valorização da “comida de verdade”, a sustentabilidade e o consumo de orgânicos. A rotulagem de produtos também foi debatida. O seminário foi promovido pelo curso de pós-graduação em Gastronomia da FMP/Fase.

Tema: 1º Seminário de Gestão de Projetos
Um bom plano é aquele que além de prever as etapas normais a serem seguidas, também antevê saídas para quando os resultados não forem os esperados. A importância do planejamento foi a tônica do 1º Seminário de Gestão de Projetos da FMP/Fase. Outro destaque da programação foi um problema mais que atual: em tempos de vazamento de dados via internet, como garantir a segurança da informação? O seminário contou com a parceria do Laboratório Nacional de Computação Científica, o LNCC. Entre os palestrantes, os profissionais responsáveis pela implantação do supercomputador Santos Dumont.
 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Festival Internacional de Curtas sobre Florestas
O programa apresenta três dos cinco vencedores do Festival Internacional de Curtas sobre Florestas, que tem como objetivo destacar os esforços criativos de cineastas que capturam a relação dinâmica e única entre as florestas e as pessoas. 128 curtas de 38 países concorreram ao prêmio. O Ao Redor apresenta, na íntegra, os vencedores: “Feel like a mountain”, do Peru,“Ma Forêt”, da Bélgica, e “Amazing Gracie”, da África.

Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Magno Cerqueira Cabral – Nutricionista – Turma de 2015
Nos tempos em que cursava Nutrição na FMP/Fase, Magno Cerqueira chegava a passar 18 horas por dia na faculdade. Além de estudar, ele também estagiava na instituição. O esforço valeu a pena. Hoje, além de trabalhar como nutricionista das academias Cross Fit Serra e Eco Fitness, Magno faz mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde, na Uerj. O ex-aluno ressalta a qualidade do ambiente de trabalho e de estudo que experimentou nessa fase da vida.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura – A República do Futebol

SEGUNDA: Arte & Cultura – Tribo de Gonzaga

TERÇA: Arte & Cultura – Comunidades Tradicionais

QUARTA: Arte & Cultura – Museologia Social

QUINTA: Arte & Cultura – Passinho

SEXTA: Arte & Cultura – Mestre Valentim

SÁBADO: Arte & Cultura – Memória e Imagem

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Inclusão no novo mundo digital
Ir ao caixa eletrônico e passar o cartão na máquina é algo aparentemente simples para quem assimilou o raciocínio de quem criou aquela máquina. Para quem se candidata a um emprego, o uso do computador pode ser decisivo na conquista da vaga. Atualmente, quem não tem acesso à internet ou ao uso de computadores é, de certa forma, um analfabeto; um analfabeto digital. Também chamada por alguns de apartheid digital, a exclusão digital ainda é uma realidade em nosso país: 100 milhões de pessoas ainda não acessam internet no Brasil, pelo menos até 2008, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Um desequilíbrio que levou o presidente Lula, no final de 2009, a afirmar que a inclusão digital, da mesma forma como a inclusão social, deve ser encarada como uma prioridade nacional, o que levou o governo a acelerar providências para implantar a banda larga em todo o país. Mas existem sinais de melhoras e o Brasil já tem a maior média mundial de tempo de acesso.
O que não representa dizer bom uso das ferramentas, pois até a existência de computadores não garante necessariamente a qualidade do ensino. Os especialistas convidados debatem as formas de utilizar esse novo mundo das comunicações: inclusão digital, computador em sala de aula, programas livres ou nacionais, educação a distância e interatividade da TV digital. Afinal, como a tecnologia pode mudar nossas vidas? O conteúdo deste programa foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Computação, que é vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – a SBPC e, nesta condição, integra o conselho científico do Tome Ciência.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Proteínas
Como saber se você está ingerindo proteína demais ou de menos? Quais os alimentos mais proteicos? E as dietas da proteína? O Ligado em Saúde esclarece essas dúvidas e muito mais com a nutricionista Mariana Zogaib.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A Potência Política do Corpo
O livro “A potência política do corpo. Expressão e trans-form-ação: arte e clínica com crianças e jovens na Mangueira” versa sobre o projeto Expressão e Trans-form-ação, da Casa da Arte de Educar, situada próxima à comunidade da Mangueira, na zona norte do município do Rio de Janeiro (RJ). O projeto, que tem parceria entre os cursos de psicologia e de dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), proporciona aos jovens uma percepção mais ampla sobre seus valores, cidadania e a comunidade onde vivem através de oficinas de fotografia, vídeo, criação de texto, dança, entre outras atividades culturais. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com dois dos autores da publicação, a psicóloga e bailarina contemporânea, Carla do Eirado Silva e o psicólogo, instrumentista e produtor musical, Victor Cumplido.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: RJ – Rio de Janeiro – Angra dos Reis
O Canal Saúde na Estrada foi à cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, para descobrir como se produz energia nuclear no Brasil, quais os impactos ao meio ambiente e à saúde da população e como é viver próximo de uma usina nuclear. A equipe do programa também foi ver como é feito o monitoramento ambiental e como o SUS está preparado para atender trabalhadores e população em caso de acidente nuclear. O programa mostra os planos emergenciais da Eletronuclear, da Vigilância em Saúde do Município, da Defesa Civil e do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, além de conhecer como é o Centro de Medicina Nuclear do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, referência no atendimento a radio-acidentados, que requer cuidados especiais de alta complexidade e tecnologia de ponta.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

 
Programa EM FAMÍLIA
Tema: Casais que trabalham junto
Há quem diga que não é bom para o relacionamento e que o excesso de convivência pode ser prejudicial e há aqueles que acham ótimo e não veem problema nenhum. Existe algum segredo que possa ajudar nessa fórmula? Casais que trabalham juntos são o assunto do próximo Em Família.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: SLAM
A Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, foi palco do encontro de vários grupos de slams, uma batalha de poesia com ênfase na poesia marginal. É um estilo livre, e o programa mostra a diversidade na forma que cada poeta apresenta o seu trabalho.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem Linfática e parto
No Histórias de Mãe você vai conhecer os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Fomos até uma clínica de estética conferir de perto essa massagem. Conversamos com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
20 de Junho - Dia Internacional do Refugiado
Tema: Todo ano, 25 milhões de pessoas são forçadas a deixar seus países por problemas ambientais
A crise migratória está atrelada ao comprometimento com os acordos climáticos e a criação de políticas de proteção para populações em maior situação de vulnerabilidade. É o que defenderam os especialistas que discutiram, em setembro de 2017, os deslocamentos causados por questões climáticas durante o “Seminário Vidas Deslocadas – diálogos sobre Mudanças Climáticas e Mobilidade Humana”, no Museu do Amanhã.

Tema: Refugiados no Rio lançam rap pelo fim da violência contra as mulheres
Refugiados vivendo na capital fluminense participaram de um projeto da Cáritas RJ que utilizou a música para discutir desigualdades e violência de gênero. O resultado da iniciativa foi a produção de um rap sobre o papel dos homens na luta pelo fim das agressões contra mulheres.

Tema: ONU reúne refugiados, autoridades e sociedade civil no Rio para debater crise humanitária global
No Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, refugiados de países como Síria, Colômbia, República Democrática do Congo e Gâmbia que vivem no Rio contaram em uma roda de conversa suas dificuldades e conquistas desde que chegaram ao país.

Tema: A maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial
No topo da agenda atual da ONU está uma enorme crise de direitos humanos: o maior número de refugiados na história do planeta. Este vídeo tenta mostrar o drama que deixou 60 milhões de pessoas deslocadas e refugiadas em todo o mundo – e o que a ONU propõe para abordar a questão.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Direitos Humanos para quem?
O programa discute o cenário em que cada vez mais ativistas são mortos no Brasil, a partir da execução da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Pedro Gomes. A defensora dos Direitos Humanos, membro do Movimento Negro Unificado, militante do PSOL e assessora de Marielle Franco, Dani Monteiro; o coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), Antonio Pedro; e a representante do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, integrante da ONG Justiça Global, Raphaela Lopes debatem o papel das redes sociais e a falta de conhecimento da população sobre o que são os Direitos Humanos.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Implementação das PICS nos Municípios Brasileiros
A pesquisadora da Fiocruz – PE, Islândia Carvalho e o membro do Consórcio Brasileiro de Saúde Integrativa, Ricardo Guelman conversam sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que também estão presentes na Atenção Hospitalar e sobre os desafios da formação profissional para desenvolver tais práticas.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Chapada do Apodi - Morte e Vida
Conta a história de trabalhadores rurais que vivem na Chapada do Apodi que desenvolvem vários tipos de câncer por trabalharem com veneno .
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.