terça-feira, 31 de março de 2009

FASE participa da primeira Conferência Municipal da Merenda

A professora Brigitte Veronique Marie Olichon, da disciplina Avaliação Nutricional, ministrou uma palestra sobre Alimentação escolar mais saudável, na Primeira Conferência Municipal da Merenda. Na apresentação foram divulgados dados significativos sobre a saúde das crianças em idade escolar.
De acordo com Brigitte Olichon, pelo menos 20% de crianças entre seis a dez anos estão acima do peso. Segundo pesquisas, em 1974 esse número era quatro vezes menor. Nos últimos anos, o Brasil se tornou o terceiro país com maior número de obesidade infantil. Para a professora, essas crianças além de sofrerem com a obesidade, uma grande maioria está anemica, por conta da falta de nutrientes no organismo.
A nutricionista finalizou a palestra citando que a escola é o local de promoção de alimentos saudáveis e melhores hábitos.
O Evento

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, organizadora do evento, Petrópolis é a única cidade do Mundo a realizar a conferência. O evento é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O objetivo é assegurar e fomentar a alimentação escolar para os quase quarenta e sete mil alunos da rede municipal de ensino.
A obrigatoriedade da merenda faz parte da Constituição Cidadã de 1988, tornando-se um direito humano.
Estiveram no evento o Prefeito Paulo Mustrangi, a Secretária de Educação Sandra Lacava e a Secretária do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Aparecida Barbosa.