quinta-feira, 22 de março de 2018

Chocolates: Professora da FMP/Fase destaca importância de observar ingredientes


A Páscoa se aproxima, e com ela vem a maior oferta de chocolates e a tentação de comê-los cada vez mais. Os nutricionistas advertem que moderação deve ser a palavra de ordem para uma alimentação saudável, nesses dias e no restante do ano. O cuidado deve ser redobrado com as crianças e os diabéticos.

“Indivíduos diabéticos devem ter atenção ao consumo do chocolate diet, pois a ausência do sacarose impacta significativamente na composição do produto, favorecendo ao acréscimo de outro tipo de carboidrato e gordura em excesso, especialmente a saturada. No final das contas, apresenta valor calórico bem similar. O melhor é consultar o nutricionista para equilibrar o consumo dentro de um plano alimentar individualizado”, diz Nathalia Almeida, professora do curso de Nutrição na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

A nutricionista também chama a atenção para o fato de as crianças serem estimuladas a consumirem chocolate precocemente. “O ideal é restringir o consumo nos primeiros dois anos de vida e, após esse período, a oferta poderá ser feita de forma esporádica. O consumo de doces por crianças deverá ser mínimo. Vale a pena salientar a importância da leitura do rótulo do produto para a escolha daquele com menor número de ingredientes, optando por aqueles que não possuem o açúcar como primeiro ingrediente”, ressalta Nathalia.

Para as eternas crianças em busca dos ovinhos dos coelhos de Páscoa, ela recomenda dar preferência ao chocolate com menor teor de gordura possível e maior quantidade de cacau, entre os ingredientes: “O legal é preferir aqueles com teor de cacau acima de 60%. Quanto mais amargo melhor e mais benefícios terá para o corpo.”

Perguntada sobre qual o consumo máximo de chocolate por dia, Nathalia Almeida explica que não existe um número fechado, variando de acordo com a dieta ideal para cada pessoa. “Uma porção usual é estimada entre 25 e 30 gramas. Consumir chocolates que têm avelãs, castanhas e amêndoas é interessante, porque a combinação com as oleaginosas proporciona melhor potencial antioxidante e eleva o teor de fibras do produto”, completa a professora da FMP/Fase.

Café & Boas Ideias


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, neste sábado(24), às 9h, o encontro Café & Boas Ideias, com o cirurgião-dentista Ricardo Tesch, que é o coordenador da pós-graduação em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial oferecida na instituição. Na ocasião, ele irá apresentar todas as informações sobre o curso de especialização, que já está em sua 13ª turma. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório do Centro Cultural da faculdade.