segunda-feira, 16 de maio de 2011

FASE promove evento contra alcoolismo

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FASE promove, no próximo dia 21, na Praça Dom Pedro II, em Petrópolis, o evento “Educação em Saúde no Combate do Alcoolismo”. A iniciativa é dos alunos do curso de Enfermagem e faz parte da programação da X Semana de Enfermagem FASE. O evento acontece das 8h30 às 12h30, com entrada franca.

“O foco do trabalho será a montagem de um caminho formado por três tendas onde o visitante será convidado a conhecer os efeitos do alcoolismo”, explica Ricardo Tammela, coordenador de projetos especiais da FMP. Nas tendas serão abordados aspectos dos processos que levam ao alcoolismo e seus impactos, através de estímulos olfativos, auditivos e visuais – do ambiente de um bar, passando pelas consequências imediatas (acidentes de trânsito e violência doméstica), até o impacto na saúde, resultando em morte.

“Na passagem entre as tendas ainda teremos alunos simulando pessoas alcoolizadas e do lado de fora, alunos e professores estarão conversando com a população sobre os efeitos do álcool e suas consequências na saúde”, acrescenta Tammela. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Miriam Heidemann, “é importante que as pessoas tenham consciência do potencial destrutivo do alcoolismo.”

O evento “Educação em Saúde no Combate do Alcoolismo” terá outras edições ainda este ano.

Confira a programação completa da X Semana de Enfermagem FASE no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/enf/semanaenf2011/index.htm

FASE realiza palestras no LNCC



O Laboratório Nacional de Computação Científica -LNCC promoveu na última sexta-feira um encontro com os funcionários, alunos e pesquisadores sobre saúde organizacional, "não dá pra render no trabalho sem se sentir bem", ressaltou o diretor do LNCC, Pedro Dias.

A atividade faz parte da comemoração de 30 anos do laboratório de pesquisa.

Estudantes de nutrição da FASE em conjunto coma professora Elenice de Araújo realizaram exame físico (IMC, peso, altura, circunferência abdominal) além da orientação nutricional, de como se alimentar bem.

Os acadêmicos do curso de medicina também participaram da atividade através das ligas de neurologia e cardiologia. A primeira explicou sobre os processos o stress, consequências e etapas do sono. Já a liga de cardiologia levou o presidenhte da sociedade brasileira de medicina do esporte, o cardiologista José Kawasoe, para falar da importância da realização de atividades físicas e seus benefícios.

Após as palestras os estudantes ainda conheceram o laboratório de genoma do LNCC.

FASE sedia Café com Diretores



A secretaria estadual de educação promoveu na última sexta-feira (13/05) o Café com Diretores, um evento que tem como objetivo discutir novas diretrizes para o ensino além de propor melhorias para o sistema.