segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mês do Índio é comemorado na FMP/Fase com visitas escolares

Em 19 de abril é comemorado o Dia do Índio e, para celebrar essa data, estudantes de escolas públicas e particulares de Petrópolis e região incluíram o Centro Cultural da FMP/Fase no roteiro de estudos sobre a cultura indígena. Está em cartaz na faculdade a exposição “Mbyá Rekó – o jeito de ser Guarani”, que tem o apoio do Museu do Índio e da Associação Indígena Aldeia Maracanã.

Inaugurada em agosto do ano passado, a mostra já recebeu a visita de mais de 1.600 pessoas, incluindo grupos de escolas, como a Escola Municipal Paulo Freire – unidade especializada no atendimento a estudantes com deficiência. Para atender a esse público e promover a inclusão de todos, a faculdade realiza a capacitação contínua de seus colaboradores e conta com um grupo de profissionais engajados na discussão da acessibilidade.


A exposição “Mbyá Rekó – o jeito de ser Guarani” é gratuita e ficará aberta à visitação até o final de abril, de segunda a sexta-feira, das 09 às 21h, e sábado, das 09 às 18h, no Centro Cultural da FMP/Fase, localizado à Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro. As escolas interessadas podem agendar uma visita pelo telefone (24) 2244-6468.





Programação da Semana de 16 a 22 de abril de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


Programa EM QUESTÃO
Tema: A importância de brincar para o desenvolvimento humano
Brincar é a maneira que a criança tem de entender o mundo. É na brincadeira que ela desenvolve capacidades importantes como a memória, a atenção, a imaginação. Pular, dançar, cantar, desenhar, mergulhar em um faz-de-conta. É nesse universo, que os pequenos aprendem a escolher e tomar decisões descobrem os limites do próprio corpo, conquistam autonomia e habilidades de relacionamento com os outros. O Em Questão aborda a importância de brincar para o desenvolvimento humano, tendo como convidada a psicóloga infantil, com especialização em psicopedagogia, Luciana Bairral Manzini.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Capoeira Especial: A Arte da Inclusão
De raízes africanas, a capoeira é genuinamente brasileira e foi declarada como um Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2014. O Projeto Capoeira Especial, criado pelo Professor Evandro de Souza, conhecido como mestre Fumacinha, atende 250 alunos com diferentes tipos de deficiência, em Petrópolis. Tudo de forma gratuita. Os benefícios têm sido verificados ao longo dos últimos 4 anos: além da socialização, os novos capoeiristas ganharam mais desenvoltura, mais autonomia e alegria de viver.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           

Programa MINUTO FASE
Tema: ComCidade 2017
A FMP/Fase sediou a 7ª Conferência do ComCidade, Conselho Municipal da Cidade de Petrópolis.  O encontro durou dois dias.  A abertura contou com uma palestra de especialistas da Fundação Getúlio Vargas sobre smart citys, cidades inteligentes. O ComCidade é uma ferramenta para a discussão de temas estratégicos para o município.  O evento contou com três painéis:  mobilidade urbana, tecnologia e política de desenvolvimento econômico.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa AO REDOR
Tema: Papo reto
O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – ARTE &CULTURA – GUSTAVO VIERINI: A ARTE DA ILUSÃO
SEGUNDA – EM QUESTÃO – EMPREENDEDORISMO FEMININO
TERÇA – EM QUESTÃO – LITERATURA INFANTOJUVENIL
QUARTA – EM QUESTÃO – A SAÚDE INDÍGENA + EM QUESTÃO – CULTURA INDÍGENA + ARTE&CULTURA – MBYÁ REKÓ: O JEITO DE SER GUARANI
QUINTA – ARTE & CULTURA – SOPEF
SEXTA – EM QUESTÃO – CÂNCER GINECOLÓGICO
SÁBADO – ARTE & CULTURA – REPÚBLICA DO FUTEBOL + METARRECICLAGEM
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: De onde viemos, para onde vamos
Completados 150 anos – em julho de 2008 – da teoria da evolução, de Charles Darwin, o ser humano ainda se interroga sobre suas origens. Basta lembrar os criacionistas, que defendem a existência de uma inteligência superior por trás de todos os eventos de criação da vida. Neste mesmo ano de 2008, cientistas do mundo inteiro se juntaram para colocar em funcionamento, um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência, só para poder examinar as condições do Big Bang – para muitos a origem do universo. O que também é contestado. Afinal, do ponto de vista científico, como teria surgido a vida humana em nosso planeta? E o próprio planeta? E como anda a nossa evolução biológica? Superada pelas intervenções da medicina? Mais dependentes da cultura?
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Embolia pulmonar
A apresentadora Marcela Morato conversa com o psiquiatra SMS-RJ, Bruno Pascale Cammarota, sobre embolia pulmonar: o bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões causado por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas. O Dr. Bruno falará sobre os sintomas, as causas e o tratamento para esta doença.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: William Shakespeare, o Dramaturgo  
O apresentador Renato Farias recebe os atores e diretores de teatro, Amir Haddad e Luciano Loureiro para conversarem sobre o dramaturgo inglês, William Shakespeare. Considerado o mais importante dramaturgo do mundo, Shakespeare é conhecido como o poeta nacional da Inglaterra. O escritor inglês produziu obras que são constantemente representadas pelo teatro e cinema.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30



Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Imperatriz – MA  
Às margens do Rio Tocantins, ao sul do Maranhão, Imperatriz é a maior cidade da região. Lá fomos conhecer serviços de saúde itinerantes que fazem a diferença para os usuários do SUS. Um deles é para prevenção e tratamento do câncer. A Unidade Móvel Oncológica, um ônibus totalmente equipado para realizar triagens, consultas, exames, acolhimento e procedimentos básicos, atende a população de cada bairro da cidade e, se necessário, encaminha para médicos especialistas ou para o centro de referência em oncologia do município. O outro é o Consultório na Rua. Equipes multiprofissionais da saúde da família trabalham na abordagem de pessoas em situação de rua, realizando todo atendimento necessário, desde procedimentos ambulatoriais até encaminhamentos para serviços sociais no Centro Pop ou para os CAPS-AD.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Jovens e álcool
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o roteirista, José Del Duca; com a editora de imagens , Gabriela Pascoal; e com o especialista em estatística de saúde do IBGE, Marco Antonio Ratzsch de Andreazzi, sobre jovens e álcool. O padrão de consumo entre jovens é influenciado por vários fatores: família, mídia, normas culturais ou religiosas, políticas públicas, etc. Existem evidências que a família e os pais influenciam mais significativamente no desenvolvimento do padrão de uso de álcool entre estes jovens. Além disso, beber na adolescência pode estar ligado ao uso de outras substâncias.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Crise nas universidades públicas
O programa vai debater sobre a crise econômica que o país enfrenta, que tem causado sérios impactos no orçamento das universidades públicas, gerando cortes, greves e até conflitos entre alunos e professores.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Exercício físico na gravidez e a escolha da escola
Atividade física na gravidez. Será que a gestante pode praticar exercício? Fomos a um estúdio de pilates descobrir como uma mãe pode cuidar do corpo e da saúde. E ainda, o que uma ginecologista/obstetra diz a respeito de atividade durante a gestação. E mais, você pretende colocar seu filho (a) na escola? Então, está na hora de começar a buscar as melhores opções.  O "Histórias de Mãe" te ajuda nessa decisão com dicas e a história de uma mãe de três crianças.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Especial Fase – 50 anos do golpe militar
Há 50 anos, o Brasil entrava em um dos períodos mais obscuros de sua história: o golpe militar de 1964, que jogou o país em uma ditadura por 21 anos. O programa aborda as consequências do regime de exceção para o país e a sociedade e o desafio, ainda hoje, da reconstituição histórica dos fatos. O episódio conta com o depoimento de Ana Miranda – Resistente torturada durante a ditadura.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Dia mundial da saúde: Depressão
A depressão foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado em 07 de abril. E não é por menos. O transtorno mental é a maior causa de incapacidade no mundo e contribui para o elevado número de doenças físicas em nível global. E tão grave quanto seus sintomas e demais consequências é o aumento dos casos em todo o mundo. O tema será discutido com os convidados do programa, a mestre em psiquiatria, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e coordenadora dos Grupos de Apoio a Portadores de Transtornos Afetivos (GABrio) e de TDAH (FOCOrio), Evelyn Vinocur; a psicóloga e professora-chefe do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laura Cristina de Toledo Quadros; e o psiquiatra e coordenador geral do Programa de Residência Médica em Psiquiatria e do Programa de Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto Municipal Philippe Pinel/ Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro, Fernando Ramos.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Universalização do acesso da água e esgoto
O saneamento é um direito essencial garantido constitucionalmente no Brasil. Este reconhecimento legal é reflexo das profundas implicações desses serviços para a saúde pública e do ambiente à medida que sua carência pode influenciar de forma negativa campos como educação, trabalho, economia, biodiversidade, disponibilidade hídrica e outros. Para atingir a universalização do saneamento básico, ou seja, prover água e ligação à rede de esgoto em todos os domicílios brasileiros, o país precisa mais do que dobrar os investimentos em saneamento. Serão necessários investimentos muito altos para universalizar esses serviços. Para falar sobre esse assunto, o apresentador Paulo Bellardi conversa com o professor pesquisador da EPSJV/Fiocruz, Alexandre Pessoa.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
Conta a história da região de Gerais (nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações de cana-de-açúcar, etc começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30