segunda-feira, 9 de março de 2015

Programação Fase TV - De 08 a 14 de março

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Mulheres na Arte – Ivna Chedier Maluly”:

o    O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a escritora infantil Ivna Chedier Maluly, petropolitana de nascimento e atualmente radicada na Bélgica. Autora do livro "Cadê seu peito, mamãe?", referência na abordagem da questão do câncer de mama para crianças, Ivna fala da importância da literatura na sua vida, da carreira no jornalismo, atuando em jornais importantes do país, como o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil, e também como correspondente, para outros tantos veículos, como a BBC, e como a relação com o filho Elias a fez querer explicar o mundo para os pequenos.


·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Observatório da Mulher”:

o    O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos países com mais crimes praticados contra as mulheres. Enfrentar essa questão de forma ampla é o objetivo do Observatório da Mulher, criado em Petrópolis. O episódio mostra a solenidade de lançamento do projeto, que além do monitoramento da segurança, vai abranger os aspectos jurídicos, sociais, econômicos, trabalhistas e de saúde ligados ao universo feminino.


·         Programa Em Questão                   Tema: “Câncer no Colo do Útero”:
o    O episódio tem como tema o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, e que, mesmo sendo de fácil detecção, é responsável pela morte de mais de 5 mil brasileiras por ano. A convidada é a ginecologista Marilda Plácido.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Futebol Feminino”:

o    O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a  vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.


·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.
O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”:
o    A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher“ foi criada em 1991 com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.  O evento é realizado simultaneamente em 150 países. O período escolhido para a ação é bastante simbólico, já que tem início no dia 25 de novembro - declarado como o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e termina no dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. O programa debate a questão com a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Drica Madeira.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Trabalhadores Noturnos”:
o    O trabalho noturno levou uma pesquisadora da Fiocruz a investigar os impactos na vida das pessoas. A pesquisadora do laboratório de educação em ambiente e saúde do IOC da Fiocruz, Lúcia Rotenberg fala sobre os impactos na saúde das pessoas que trabalham a noite e a qualidade do sono que acontece pela manhã. E fala também sobre a responsabilidade das empresas e o que devemos fazer para amenizar os efeitos dessa rotina.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Grupo de Pesquisas Espinoza e Nietzsche”:
o    O coordenador do Grupo de Estudos SpiN/UFRJ, André Martins explica a trajetória de Espinoza e Nietzsche, filósofos que não seguiram à risca a tradição da história da Filosofia.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Aracajú-SE”:
o    Mais Médicos - a reportagem apresenta a experiência do município de N S das Dores com a implantação do programa Mais Médicos. Além de mostrar o dia a dia dos médicos cubanos em N S das Dores, mostra também como os profissionais foram recebidos e quais os resultados para a saúde da população. Tuberculose - em Aracajú, o Programa de Saúde da Família faz a busca ativa dos casos de Tuberculose na cidade. A reportagem mostra o trabalho da equipe desde o encontro com os possíveis casos, até o acompanhamento do tratamento dos pacientes. Mostra ainda, os resultados do programa na diminuição dos índices da doença na cidade.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Mapa da Violência”:
o    O programa fala sobre a ausência de políticas públicas, o panorama da violência no Brasil, o surgimento das UPPs, a formação da polícia civil e da militar, a relação entre educação e violência e das áreas mais carentes do nosso país. Gravado no Instituto de Estudos da Religião- ISER/RJ.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Quando as contas não fecham”:

o    A atriz, Glaucia Rodrigues, a coordenadora do curso de Economia Doméstica - UFRRJ, Patricia Freitas e o antropólogo, João Baptista conversam conosco sobre a as dificuldades em administrar o orçamento doméstico.

Fase promove Semana da Mulher e debate a presença feminina no mercado de trabalho

Morenas, loiras, mulatas ou ruivas. Donas de casa ou mesmo profissionais em atuação nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Todas as mulheres merecem uma homenagem especial. No próximo dia 8 é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, para marcar a data, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto, através do Observatório da Mulher, vai promover uma semana dedicada a elas.

Do dia 09 ao dia 13 de março de 2015, a Semana da Mulher terá como tema um questionamento: "O mundo é das mulheres?". O evento gratuito é aberto ao público e tem o objetivo de proporcionar momentos de debate sobre o papel das mulheres na sociedade. A exibição de filmes temáticos será realizada em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), simultaneamente no Centro Cultural da FMP/Fase e na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

No campus da Fase haverá, também, uma exposição de fotografias. A FASE TV – canal 24 Tech Cable – estará com uma programação especial no período em que ocorre o evento.

A palestra de início será às 18h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da Fase, com um bate-papo sobre “Mulheres na Liderança”. A diretora geral da FMP/Fase, Drª Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, e a presidente da Firjan/CIRJ, Waltraud Kepper, vão conversar com o público sobre a atuação das mulheres no mercado de trabalho e as experiências profissionais de cada uma ao longo de suas vidas. Drica Madeira, Presidente do CRAM (Centro de Referência em Atendimento a Mulher) estará como mediadora da conversa.

A programação completa pode ser acessada no site www.fmpfase.edu.br.

Observatório da Mulher

Criado em agosto do ano passado, pela FMP/Fase em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM-Petrópolis), o Observatório da Mulher pretende mapear a aplicação das políticas e programas voltados para a Mulher em suas diferentes dimensões: direitos, saúde, trabalho, moradia, etc. Para isso, o projeto envolve alunos e profissionais de diversas áreas, como medicina, enfermagem, psicologia, direito, assistência social, entre outros.