segunda-feira, 30 de março de 2015

Programação Fase TV - De 29 de março a 04 de abril

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Duo Fênix”:

o    O episódio retrata a trajetória da dupla formada pelos pianistas Délia Fischer e Cláudio Duaelsberg, contando a sua história desde o início, de 1986 a 1991 e também de suas carreiras independentes. O duo teve a sua volta marcada pela apresentação no Festival de Inverno da Dell’art de 2014.


·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Mulheres na Liderança”:

o   Morenas. Loiras. Mulatas. Ruivas. Donas de casa ou profissionais em atuação nas mais diferentes áreas do mercado de trabalho. Durante uma semana, homenagens e debates em comemoração ao dia internacional da mulher. As atividades da FMP/Fase foram realizadas com o apoio do  projeto Observatório da Mulher, que envolve alunos da instituição e profissionais das mais variadas áreas. O episódio mostra evento que promoveu a reflexão sobre o atual papel da mulher na sociedade, as lutas e os desafios enfrentados no dia a dia.

Tema: “Trotes Solidários”:

o    Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.


·         Programa Em Questão                   Tema: “Os Desafios da Arte Contemporânea”:
o    Diversidade. Não só na linguagem, mas também no suporte, nos materiais, no conceito e na relação com o espectador. Complexa como o mundo em que vivemos, a Arte Contemporânea desafia rótulos ou definições. O tema é debatido por artistas que representam diferentes gerações: Luiz Áquila e Pedro Varela.
·         Programa Ao Redor                         Tema: “Energia Solar/Haiti - Alpacas/Andes - Chocolate/Indonésia”:

o    O programa mostra por que a energia solar é a mais nova aliada do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na promoção da saúde das crianças no Haiti. O Ao Redor mostra também a importância econômica das alpacas na Cordilheira dos Andes. O animal virou a estrela das criações e também das pequenas empresas da região. E na Indonésia, a indústria do chocolate investe no aprimoramento das técnicas usadas pelos produtores de cacau, para garantir o fornecimento contínuo da matéria-prima - já ameaçada de escassez.


·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.
O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “e-Social”:
o    O programa aborda as mudanças na rotina das empresas a partir da implantação do eSocial, no segundo semestre do ano que vem. O novo sistema vai funcionar como uma folha de pagamento digital, unificando todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O presidente da Nasajon Sistemas, Cláudio Nasajon,  líder no setor de softwares de gestão, e Rodrigo Lopes, professor do curso de Administração da FMP/ Fase, falam sobre os desafios impostos pela adaptação à nova plataforma online, que será obrigatória tanto para as grandes empresas, quanto para os microempreendedores individuais e empregadores domésticos.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Gordura Abdominal”:
o    O grande acúmulo de gordura abdominal deixa de ser um problema estético e passa a representar um risco para a saúde. A endocrinologista Luciana Lopes de Souza explica quais são as medidas ideais e o que pode ser feito para perder a barriga e afastar os riscos de desenvolver doenças.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Explicando Filosofia com Arte”:
o    O doutor em filosofia pela universidade de Freiburg, Alemanha, Charles Feitosa conversa com o apresentador Renato Farias, sobre como tentou resgatar a origem do termo filosofia.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Aracajú-SE”:
o    Mais Médicos - a reportagem apresenta a experiência do município de N S das Dores com a implantação do pgma Mais Médicos. Além de mostrar o dia a dia dos médicos cubanos em N S das Dores, mostra também como os profissionais foram recebidos e quais os resultados para a saúde da população. Tuberculose - em Aracajú, o Programa de Saúde da Família faz a busca ativa dos casos de Tuberculose na cidade. A reportagem mostra o trabalho da equipe desde o encontro com os possíveis casos, até o acompanhamento do tratamento dos pacientes. Mostra ainda, os resultados do programa na diminuição dos índices da doença na cidade.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Reforma Psiquiátrica”:
o    A loucura era uma ilha perdida no universo da razão - Reforma Psiquiátrica.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Separados pelo Cárcere”:

o    O Brasil tem a quarta população carcerária do mundo, e a que mais cresce no planeta. Debatem o assunto a ex-detenta, Midian de Souza, o psicólogo e assistente social, José Botelho e a auxiliar de cozinha, Rosilene dos Santos.