terça-feira, 17 de agosto de 2010

Faculdade de Medicina de Petrópolis presta homenagem ao médico Antônio José Gomes dos Santos

Na semana em que se completa um ano de falecimento do neurologista Antônio José Gomes dos Santos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis presta homenagem a este que foi um dos seus mais queridos professores. O pavilhão de ensino da Instituição, instalado no Hospital de Ensino Alcides Carneiro receberá o nome de Pavilhão de Ensino Prof. Antônio José Gomes dos Santos. A cerimônia acontece no dia 26 de agosto às 11 horas, reunindo autoridades, amigos, colegas de profissão do professor, alunos e membros da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Falecido em 2009, Antônio José Gomes dos Santos foi professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis por mais de 30 anos, Dr. Antônio José tinha 59 anos de idade quando faleceu, vítima de um infarto. Renomado neurologista, Dr. Antônio José Gomes dos Santos nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em 1974, na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Atuou no Hospital Pedro Ernesto e no serviço de urgências médicas da Clínica São Miguel, considerada a melhor urgência do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80.
Em 1977, Dr. Antônio José ingressou na Faculdade de Medicina de Petrópolis, onde lecionava as disciplinas de clínica médica e fisiologia. Muito querido pelos alunos, ele era considerado um profissional de extrema competência e dono de um contagiante bom humor. Frequentemente ele era convidado para paraninfo ou patrono de suas turmas. Com o passar do tempo, reconhecendo o modelo de médico e pessoa que representava, os formandos escolheram-no como Nome de Turma.
Começou a atuar em 1983 no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, onde assumiu várias funções e chegou a ocupar o cargo de diretor geral. Desde março de 2008, Dr. Antônio José Gomes dos Santos era diretor presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC). Estava sempre presente no hospital, independente da hora ou do dia. Profissional sempre dedicado, e muito querido pelos funcionários do Hospital, Antonio José empenhou-se para que o HAC se desenvolvesse sob o novo modelo de gestão, emprestando seu tempo, sua experiência, seu respeitado nome e suas esperanças.
Como professor e pessoa, Dr. Antônio José era admirado por todos com os quais convivia, não apenas pelo seu vasto conhecimento em medicina mas pelo seu temperamento, sua vasta cultura e seus princípios e valores. Era um verdadeiro e excêntrico professor, com seu carisma moldado em uma completa simpatia, sempre brincando e sorrindo, tratando a todos sem distinção de classe ou destaque, com o mesmo respeito e educação.
O Centro Cultural Casa Hercílio Esteves, da Faculdade de Medicina de Petrópolis/ FASE inaugurará em 23 de agosto a exposição “Corpo- Anatomia, Arte, Tecnologia”. A mostra pretende trabalhar de maneira estética todo nosso aparato biológico, mostrando de forma didática o papel desempenhado por cada sistema dentro do organismo humano. A iniciativa é parte inicial de um projeto que pretende criar um museu dedicado à anatomia humana em Petrópolis.

Serão ao todo sete seções: cinco compreendendo os sistemas do corpo humano (reprodutor, circulatório, respiratório, nervoso e locomotor) e outras duas sobre diagnósticos médicos e tecnologias e sentidos. No sistema reprodutor, o visitante verá a constituição óssea dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Mais à frente, serão expostos tórax, medula, corações, encéfalos e várias outras partes integrantes dos sistemas do corpo humano, finalizadas por uma peça de corpo inteiro demonstrando a harmonia entre os sistemas ósseo, articular e muscular.

Fetos em resina

Outra atração será a prototipia desenvolvida pelo designer Jorge Lopes, que protagonizará a seção dos sentidos. Trata-se de esculturas de fetos feitas em resina, a partir das imagens obtidas em exames de ultrassom, mantendo as proporções reais do feto. A técnica auxilia na detecção de problemas com a saúde dos bebês e oferece aos futuros pais a possibilidade de ver uma imagem palpável do bebê. “A nossa intenção foi fugir do caráter médico e laboratorial que as imagens do corpo humano remetem ao nosso imaginário. Apresentamos os órgãos humanos no contexto dos temas apresentados e de forma esteticamente agradável ao público, procurando desvendar os mistérios do corpo humano, uma das grandes buscas da humanidade. Pela visita à exposição, as pessoas verão como nosso corpo é um festival de tecnologia”, ressalta Cláudio Partes, responsável pelo design e produção da exposição.

As seis partes da mostra são interdependentes, permitindo uma visita fora do roteiro indicado pelo arranjo da exposição, de acordo com os interesses do visitante. A mostra é aberta a todo tipo de público, e agendará visitas guiadas de alunos dos ensinos fundamental e médio, já que um dos objetivos da exposição é imagetizar o funcionamento do corpo humano. Os órgãos, por demandarem cuidados especiais de conservação, serão expostos em aquários com conservantes. Serão exibidas cerca de 20 “peças” do corpo humano.


Exposição traz órgãos afetados por doenças

Novidade em termos de concepção e montagem na região serrana, a exposição sobre o corpo humano colocará o público em contato direto com males geralmente mistificados, como a cirrose e o AVC. Através da exposição comparativa de, por exemplo, um fígado afetado pela cirrose e outro saudável, o visitante poderá ter uma percepção mais clara sobre os malefícios causados pelo álcool. Da mesma forma, o visitante poderá comparar um pulmão saudável com outro danificado pelos malefícios do cigarro. “A exposição pode servir como forma de dar mais impacto a campanhas de prevenção na área da saúde. Por meio da anatomia patológica, pretendemos deixar mais claro aos olhos do público os efeitos nocivos de determinados maus-hábitos”, explica Marco Aurélio, coordenador da exposição.

A ideia dos organizadores é, depois da exposição, viabilizar um laboratório para desenvolver a técnica de plastinação no país – a mesma utilizada na exposição do norte americano Roy Glover, que esteve no Rio no final de 2008 – para então tornar possível o museu. A exposição ficará na ativa até 30 de abril de 2011.


Exposição Corpo – Anatomia, Arte, Tecnologia

Local: Centro Cultural FASE/ Faculdade de Medicina de Petrópolis – Casa Hercílio Esteves – Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro/ Petrópolis – RJ

Preço: Evento gratuito

Horário: Seg. a Sex. – 09h às 20h / Sábado – 09h às 13h

Pré-agendamentos: 2244-6464 (André)

Telefone de contato: 2244-64464

Classificação etária: Livre