quinta-feira, 25 de julho de 2013

Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase lança canal de TV independente


No dia 29 de julho entrará no ar a FASE TV, canal independente e sem fins comerciais da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. O slogan “Com você na educação” resume o objetivo de aproximar ainda mais a instituição da comunidade, levando o conhecimento acadêmico de forma leve e descontraída. A programação poderá ser vista no Canal 24 da rede Tech Cable. 

O alcance de público inicial é estimado em 80 mil pessoas, em Petrópolis. A expectativa é que, até 2014, sejam alcançadas mais 25 mil, em Teresópolis, e 30 mil, em Nova Friburgo. Além dessas cidades, Paraíba do Sul e Paty do Alferes devem poder, em breve, assistir à emissora, segundo a Tech Cable. A TV ainda terá um alcance nacional, com a transmissão da programação através da internet.

Para a diretora da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, o lançamento do canal reforçará a integração com a comunidade. “Queremos fazer isto estimulando a fantasia, o sonho e a curiosidade, através de uma programação atraente e variada, que valoriza as diferentes culturas e aborda temas relevantes para o homem do século XXI. Com a FASE TV, poderemos divulgar a produção científica e cultural de nossos alunos e professores, além de trazer para o debate acadêmico o saber produzido pela humanidade. Nesse esforço, estaremos lado a lado com a comunidade, identificando situações-problema, valores e talentos, iniciativas empreendedoras, demandas e anseios”, diz a diretora.

A princípio, serão lançados quatro programas: “Arte & Cultura”, com foco na trajetória de artistas das artes plásticas, teatro, dança, música e fotografia; “Minuto Fase”, com notícias; “Minuto ambiental”, cujo foco será a preservação; e “Ao Redor”, uma parceria da emissora com a ONU para exibição de documentários. Também serão introduzidos à grade programas do Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, e da TV Mosaico, do Mosaico Central Fluminense, que reúne unidades de conservação da Mata Atlântica. 

Para a produção de conteúdo e apresentação dos programas, a FASE TV conta com a jornalista Fátima Medeiros, que atuou durante seis anos como diretora, repórter e roteirista no “Globo Ecologia”, além do Canal Futura. Ela também é membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.


FMP abre inscrições para vestibular de Medicina em 9 de agosto


Interessados no 3º Vestibular Isolado de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase podem se inscrever entre 9 de agosto e 9 de setembro. A prova será realizada no dia 6 de outubro, com 60 vagas, e a taxa de inscrição é de R$ 200.

Considerada uma das instituições de ensino mais bem reconhecidas pela formação de profissionais com capacidade técnica, científica e humanística, a FMP/Fase mantém conceito máximo no MEC. O último Vestibular Isolado de Medicina registrou uma média de 53 candidatos por vaga.

O edital do Isolado de Medicina será publicado em breve no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), onde as inscrições poderão ser feitas somente via internet a partir das 10h do dia 9 de agosto. Os candidatos poderão optar em realizar a prova em Petrópolis ou no Rio de Janeiro.

Aqueles que optarem por Petrópolis, receberão um estímulo para conhecer a Cidade Imperial, assim como a infraestrutura da faculdade, devido à parceria da instituição com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que oferecerá tarifas especiais em hotéis, pousadas e restaurantes do município.

As provas, no dia 6 de outubro, terão questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Espanhola ou Inglesa, Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia e História, além de uma Redação e provas discursivas de Biologia e Química.

FMP/Fase – A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase (www.fmpfase.edu.br) tem 46 anos de experiência no ensino da Medicina e, desde 1998, expandiu sua atuação para as áreas de Nutrição, Enfermagem, Administração, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos, tendo recebido nota máxima na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). A instituição conta com múltiplos cenários de aprendizagem prática, integrados à rede pública de saúde, e também oferece Programas de Residência Médica, cursos de pós-graduação, nas áreas de saúde e negócios, e de extensão em diversas áreas do conhecimento. O campus possui modernas instalações, em um local cercado pela natureza e próximo ao Centro Histórico de Petrópolis.

Mais informações: cpe@fmpfase.edu.br ou (24)2244-6471.

Entenda o Mercado Financeiro com o curso de extensão promovido pela Fase


Compreender a frequente movimentação das principais bolsas de valores do mundo e assuntos como redução e crescimento da inflação, riscos de mercado e fundos de investimentos não é uma tarefa fácil para empresários, investidores e profissionais da área de negócios. Por conta disso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizará, no mês de agosto (dias 03, 10, 17, 24 e 31), um curso de extensão em Mercado Financeiro e de Capitais.

A qualificação transmitirá conhecimentos básicos de economia e finanças de modo que o aluno tenha senso crítico quanto às notícias sobre o cenário econômico mundial, bem como possa conhecer a dinâmica do mercado financeiro e suas instituições. Segundo os organizadores, também será útil para a realização de concursos públicos da área, como os do BB, CEF, Bacen e CVM.

O professor João Luis Santos, responsável pela condução das aulas, é economista e advogado, especialista em Finanças pelo IBMEC, em Mercados Futuros e de Capitais pela UCAM, e em Direito e Processo do Trabalho pela UGF.

Ainda está em tempo para realizar a inscrição. Basta acessar o site www.fmpfase.edu.br.

Serviço:
Local: Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase)
Período: 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto
Horário: 8h às 12h
Investimento: 2 x R$ 125

FMP/Fase realiza sua 5º SIPAT


A FMP/Fase deu início, na última terça- feira (23), a sua 5º Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), que ocorre até dia 26. A abertura do evento contou com a presença do diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães, que salientou a importância da participação dos funcionários da instituição.

Na ocasião, a professora Virgínia Ferreira ministrou uma palestra dinâmica e reflexiva sobre qualidade de vida e consumismo. Ao término da atividade foi realizado um sorteio, que premiou os funcionários com brindes feitos de material reciclável, o que reforça a política de sustentabilidade da instituição.

Todas as atividades da SIPAT visam à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho, quanto a doenças ocupacionais, tais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), sempre com o objetivo de orientar e conscientizar os funcionários para que sigam corretamente as instruções referentes ao seu ambiente de trabalho. 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Segundo determinação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a CIPA tem como função promover anualmente a SIPAT, conforme previsto na portaria nº 3.214, NR -5, item 5.16. 

Confira a programação completa da SIPAT da FMP/Fase:

Dia 23: Palestra sobre consumismo
Profª Virgínia Ferreira 

Dia 24: Yoga
Prof. Julio de Freitas


Dia 25: Oficina de Reaproveitamento de Alimentos
Profas Maria Helena Oliveira e Elenice de Araújo

Dia 26: Palestra sobre álcool e drogas
Profª Sonia Paiva