segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Programação da Semana de 04 a 10 de setembro de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·       Programa EM QUESTÃO
Tema: Enfermagem e prevenção: O cuidado com o adolescente

o   Embora representem 21% da população brasileira, muitos adolescentes não têm acesso aos serviços de saúde. E essa é uma fase da vida determinante no que ser refere à prevenção. Isso porque as mudanças orgânicas e psicológicas que ocorrem nessa faixa etária expõem esses adolescentes a uma série de fatores de risco, como o uso abusivo de álcool, cigarro e drogas e a prática sexual precoce ou desprotegida. A Atenção Básica é a porta de entrada da Saúde Pública. Nesse contexto, os enfermeiros têm a oportunidade e o desafio de cuidar da saúde desses jovens. Com o tema: Enfermagem e Prevenção: O Cuidado com o Adolescente, o Em Questão recebe a coordenadora do curso de Enfermagem da FMP/Fase, Míriam Heidemann, e a aluna do 9º período do curso de Enfermagem da FMP/Fase, Simone Azevedo, responsável pelo projeto da Consulta do Adolescente no Ambulatório Escola da faculdade.
Em Questão: Domingo, 21h
                          Segunda, 15h
                          Terça, 20h
                          Quarta, 18h
                          Quinta, 12h
                          Sexta, 9h e 21h
                          Sábado, 12h e 18h
                    

·       Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Gustavo Paso – Teatro & Transgressão
o   Gustavo Paso é dramaturgo, diretor teatral e artista plástico. Iniciou sua carreira teatral em 1991 e em 2000 fundou a Cia Teatro Epigenia. Em 2014, dirigiu o Teatro Gláucio Gill, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Realizou oficinas de interpretação teatral nos principais festivais do país e foi responsável por montagens memoráveis, com reconhecimento de público e crítica. No episódio, Gustavo Paso fala de sua jornada nas artes e dos espetáculos mais recentes, como a peça Race, parte da Trilogia Mamet.
          Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                                      Segunda, 18h
                                      Terça, 9h e 21h
                                      Quarta, 15h
                                      Quinta, 20h
                                      Sexta, 18h
                                      Sábado, 9h e 21h
                           

·       Programa Ao Redor
Tema: Refugiados/Brasil - Basquete/Somália - Quinoa/Andes
o   No episódio, a questão dos refugiados. Gente que deixou sua casa devido a perseguições étnicas, religiosas ou políticas. O Brasil se tornou o refúgio para quase cinco mil pessoas nessa situação. E a liberdade também faz parte deste programa, que mostra como as escolinhas de basquete estão transformando a vida dos jovens da Somália, que até bem pouco tempo eram proibidos de praticar esportes e outras formas de entretenimento. O Ao Redor também mostra a redescoberta da quinoa, alimento tradicional, cultivado há milênios pelos povos dos Andes, eleito o alimento do ano em 2013 devido ao ser valor nutritivo.
Ao Redor: Terça, 14h30                                                                                                                                                           Sexta, 10h
               Domingo, 13h

·       Programa MINUTO FASE
Tema:
Semana de Carreiras (COLÉGIO PH)

o   A FMP/Fase participou da décima quinta edição da Semana de Carreiras do Colégio PH, no Rio de Janeiro. Alunos dos cursos de Medicina e Nutrição levaram um diferencial para a feira de profissões: atividades práticas onde os alunos do colégio puderam participar de processos que fazem parte da rotina hospitalar.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

·       Programa FAIXA INTERATIVA:

DOMINGO – ARTE & CULTURA – TV MORRINHO
SEGUNDA – ARTE & CULTURA – NEIVA VOIGT+ LUÍS LAGE
TERÇA – EM QUESTÃO –
RADIOLOGIA INDUSTRIAL
QUARTA – ARTE & CULTURA – ACESSIBILIDADE NA ARTE + MOSTRA AUDIOVISUAL
QUINTA – EM QUESTÃO – TERAPIA CELULAR
SEXTA – ARTE & CULTURA – SOM E LUZ + GASTRONOMIA & ARTE
SÁBADO – EM QUESTÃO – ODONTOLOGIA NA SAÚDE PÚBLICA

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·       Programa TOME CIÊNCIA              
Tema: Águas da Amazônia

o   A primeira associação que se faz quando se fala em Amazônia é com florestas e água; muita água – uma bacia hidrográfica que fornece 20% do total de águas doces do mundo. Como então imaginar que a maioria da população é obrigada a beber água extraída de poços? E, mesmo assim, sem muita garantia de qualidade da água.  Outro aspecto é que todo ano, 500 mil quilômetros quadrados de árvores e plantas – praticamente uma vez e meia o Estado de São Paulo – são inundadas, alterando a vida vegetal e animal desta floresta, que sequer é citada no Código Florestal do Brasil. Os convidados para o debate são cientistas que vieram de todas as partes do país para viver e pesquisar o papel das águas de superfície e dos aquíferos do subsolo no meio ambiente e no clima da Região Amazônica.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                         Domingo, 15h


·       Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Fissura Labiopalatal

o   Um em cada 650 bebês no Brasil nasce com fissura labiopalatina. Essa má formação, mais conhecida como lábio leporino, prejudica a fala, a alimentação, a dentição, além de afetar muito a autoestima e a socialização dessas crianças. Mas tanto a fissura no lábio quanto a fenda no palato podem ser corrigidas. O programa dessa semana explica quantas cirurgias são necessárias, quando elas devem acontecer e quais são os profissionais envolvidos nesse processo de reabilitação, que devolve às crianças não apenas o sorriso, mas também a chance de se desenvolverem normalmente.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

·       Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A vida com crianças

o   As psicólogas Lulli Milman e Julia Milman, mãe e filha, tomam como base todos os aspectos que norteiam as relações familiares atuais para refletir, levantar questões e, sobretudo, orientar os pais nesse grande desafio que é criar filhos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


·       Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia – GO

o   O Canal Saúde na Estrada foi a Goiás para mostrar uma ferramenta inovadora para o Sistema Único de Saúde: o Conecta SUS. Em São Luís de Montes Belos, cidade do interior de Goiânia, agentes de saúde fazem visitas às moradoras para lembrá-las de como é importante fazer periodicamente o exame do papanicolau. Essas visitas foram necessárias devido ao baixo índice de procura por este exame nos postos de saúde da região. Esses baixos índices foram detectados graças ao programa Conecta SUS, que reúne em tempo real os dados sobre a saúde da população feminina no Estado.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


·       Programa EM FAMÍLIA                     
Tema: Influência da família na escolha da profissão

o   Quantas vezes ao longo da sua infância você ouviu a pergunta: O que você vai ser quando crescer? Ou quantas vezes você fez essa pergunta aos seus filhos? A preocupação com o futuro da próxima geração da família fica escondida atrás dessa curiosidade. E não é segredo para ninguém que os pais e parentes mais próximos exercem forte influência nessa escolha. Mas até que ponto essa influência pode ser positiva? E quando os filhos vão na direção contrária do que sonharam os pais? Como é receber uma herança profissional? Quais os prós e contras? Essas são as perguntas que serão respondidas no programa dessa semana.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

·       Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Ciência móvel
o   O “Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos” é um museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades para municípios da região Sudeste do Brasil. Além de promover a divulgação científica e da saúde, o museu busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                           Domingo, 14h30

·       Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
o   Para quem curtiu o primeiro programa e ficou com gostinho de quero mais, o Histórias de Mãe tem novidades! Daniele Moreira foi com a família curtir um piquenique do Petrópolis para Crianças, lá no parque Cremerie. Uma iniciativa que divulga os eventos infantis na cidade. Foi uma tarde super gostosa, teve brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. Dani também foi conhecer uma criançada que desde cedo está aprendendo a cuidar do meio ambiente. Numa escola que tem educação ambiental, as crianças plantaram uma hortinha! É tão fácil que você pode fazer com o seu filho, mesmo morando em apartamento.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                             
Domingo, 13h30

·       Programa FASE.DOC
Tema: Metrópoles – Soluções

o   Nas últimas décadas, a busca por melhores condições de vida atraiu milhões de brasileiros para as grandes cidades. Hoje, apesar dos inúmeros problemas, os próprios moradores buscam soluções para transformar a cidade num espaço mais democrático. Participam do programa, a representante do Centro de Estudos da Metrópole, Isaura Botelho, o secretário municipal do Meio Ambiente/SP, Eduardo Jorge, o representante do Observatório de Metrópoles/ UFRJ, Luiz Cesar Ribeiro, e o representante dos Programas Urbanos/ Ministério das Cidades, Kazuo Nakan
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h



·       Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes

o   A adolescência é uma fase especial da vida. Especialmente para as meninas. O programa aborda a saúde sexual e reprodutiva das jovens adolescentes.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

·       Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Saúde da população carcerária feminina

o   550 mil mulheres estão presas hoje no Brasil. Quais são os principais problemas enfrentados por essas mulheres privadas de liberdade? A saúde da população carcerária tem sido um grande desafio, devido aos fatores de risco relacionados à dinâmica e ao ambiente carcerário. Principalmente no que se refere à população feminina confinada, que aumentou nos últimos anos.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                   Sábado, 19h
·       Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Refloresta

o   No começo dos anos 1980, agricultores do sul do Brasil, expulsos de sua região pelo latifúndio, chegaram à divisa do Acre com Rondônia para ocupar terras públicas. Enquanto tentaram reproduzir no norte os modelos de produção que utilizavam no sul, atravessaram um difícil período de pobreza e precariedade. Mas o aprendizado com extrativistas locais, a formação de uma associação e a reorientação radical da produção em direção ao extrativismo de produtos da floresta transformaram suas histórias. Em Nova Califórnia, Rondônia, vamos conhecer o projeto Reca, cooperativa que produz e comercializa, em escala, produtos da floresta amazônica.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em 4

horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30