quarta-feira, 30 de maio de 2018

Programação da Semana de 03 a 09 de junho de 2018

 
 PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: O uso da robótica na Medicina
O uso da robótica na medicina promete mudar radicalmente o panorama dos serviços de saúde nos próximos anos. Um novo degrau no caminho das cirurgias minimamente invasivas, com menos riscos para o paciente e recuperação mais rápida. Nos Estados Unidos, onde é fabricado o principal equipamento usado no mundo, mais de 85% das operações de câncer de próstata já são feitas por robôs. É bom deixar claro que o robô não opera sozinho. Ele é comandado por um médico. O episódio sobre o uso da robótica na medicina tem como convidado o urologista Pedro Paulo de Sá Earp, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, que participou recentemente de um treinamento em cirurgia robótica.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Anderson Vaz: Samba Sem Agrotóxico
Vencedor do prêmio "Novos Bambas do Velho Samba", do tradicional bar Carioca da Gema, na Lapa, em 2014, Anderson Vaz leva para os palcos o que os músicos chamam de “samba sem agrotóxico”, o gênero puro, de verdade. A carreira começou em 1999, com o grupo Lírios do Samba. Em carreira solo desde 2010, Anderson é também um agitador cultural, participando e incentivando uma série de projetos, como “Samba de Benfica”, “Buzum Samba”, “Samba de Dois” e “Chinelo de Dedo”, entre outros. Em 2015, estreou no teatro, com o espetáculo “O descompasso de uma valsa”. Seja sozinho com seu cavaquinho ou acompanhado por sua banda, os Bethânios, o músico não para, sempre envolvido com produções que valorizam o samba de primeira.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE

Tema: Saúde Bucal em Ação – Retorno à Pestalozzi
Desde a criação do curso de Odontologia da FMP/Fase, as atividades voltadas para a promoção da saúde bucal na comunidade fazem parte da rotina dos estudantes. O trabalho social sempre incluía um dia de ação na Pestalozzi de Petrópolis, no início de cada semestre. Era o primeiro contato dos novos alunos com a prática da profissão. Mas o que já era bom ficou melhor. A iniciativa que fazia parte do acolhimento solidário aos novos alunos foi ampliada. O atendimento na instituição que atende 75 crianças e adolescentes com deficiência física e cognitiva agora é mensal.

Tema: Saúde Humanitária Internacional – Palestra ONU
Tornar o mundo um pouco melhor, oferecendo conhecimento, habilidades e dedicação a quem precisa de ajuda. Esse é o espírito do voluntariado. A Organização das Nações Unidas tem um programa especial voltado para esse tipo de serviço desde 1971. Todos os anos, 7 mil voluntários da ONU promovem ações para a promoção da saúde, da paz e dos direitos humanos, entre outras frentes de atuação. Os alunos da FMP/Fase puderam conhecer um pouco mais desse trabalho na palestra “Saúde Humanitária Internacional - voluntariado em missões da ONU”. A representante do programa no Rio de Janeiro, Monica Villarindo, explicou como participar do projeto e contou um pouco da própria experiência como voluntária.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Crimes Ambientais – Forçamento Radioativo – Tecelagem/Turquia
Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão abrindo novas perspectivas para refugiados sírios num acampamento da Turquia.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Administração - Lorraine Badaró - Turma de 2006
Neste episódio, a gerente financeira, Lorraine Badaró, fala da evolução de sua carreira a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Administração na FMP/Fase. Ela, que veio transferida de outra faculdade e se formou em 2006, sentiu a diferença no padrão de ensino (o curso de Administração da FMP/Fase obteve nota máxima do MEC, conceito 5) e no clima acolhedor de professores, direção e funcionários, e acredita que a mudança foi determinante para sua trajetória profissional.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA

03 – Dia do Gestor de RH

05 - Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia

08 - Dia Mundial dos Oceanos

DOMINGO: Em Questão - Gestão de Pessoas

SEGUNDA: Em Questão – Gestão do SUS

TERÇA: Em Questão – Responsabilidade Social

QUARTA: Em Questão - Equidade

QUINTA: Em Questão - Tecnologia da Informação e Saúde

SEXTA: Em Questão - Mudanças nos Hábitos Alimentares

SÁBADO: Em Questão - Voluntariado e Ajuda Humanitária ( ONU )

 Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: A economia enquanto ciência
Taxa de juros, superávit primário, inflação – todos estes termos, nem sempre muito claros para a maioria da população, mesmo assim fazem parte do imaginário de que a economia é que decide os caminhos do país, se confundindo com a política. Tanto que quando se fala sobre a profissão de economista no Brasil lembra-se logo de profissionais em altos escalões governamentais, tentando solucionar crises ou comandar planos de estabilidade para acertar os rumos do país. Mas a ciência econômica é muito mais que isso. Tem metodologias próprias e aplicações muito mais abrangentes do que a atuação no mercado de capitais ou na administração de recursos em empresas. É útil na análise e na gestão dos mais variados tipos de organizações humanas. Para definir até que ponto a ciência econômica pode ser vista como atividade científica ou considerada mecanismo de uso político, foram convidados especialistas para debater o papel dos economistas e da economia na sociedade atual.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Febre Amarela
A apresentadora Marcela Morato conversa com o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio para tirar todas as dúvidas sobre a febre amarela e a vacinação contra a doença, com informações confiáveis e seguras.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Vem transar comigo
O apresentador Renato Faria conversa com a psicóloga, educadora sexual, sexpert e autora do livro "Vem transar comigo", Tatiana Presser sobre a sua expertise no assunto para o papel, e explica, com bom humor e sem qualquer preconceito, tudo sobre o esporte mais praticado do mundo entre quatro paredes. Dos saberes milenares sobre a vida sexual até as mais recentes pesquisas científicas, passando pelos novos horizontes do sexo na era da internet e pelas 1001 utilidades dos brinquedos eróticos, o livro é um convite para a descoberta de uma vida mais feliz
e prazerosa, com dicas sobre relacionamento, lições de sedução, informações sobre saúde e discussões francas sobre fantasias, fetiches e tudo que possa contribuir para a vida sexual do leitor.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SP – São Paulo
No bairro Parelheiros, zona rural ao sul de São Paulo, você vai conhecer a Unidade de Saúde Indígena Verá Poty, que fica na Aldeia Tenondé Porã e atende a população de seis aldeias paulistas. É a primeira do país criada exclusivamente para atender povos indígenas, respeitando os aspectos sócio-culturais relacionados à medicina tradicional indígena. No centro urbano da capital paulista outro serviço especialmente dedicado à saúde indígena é o Ambulatório do Índio. Vinculado ao Hospital São Paulo e ao Projeto Xingu, da FAPESP, o ambulatório oferece todas as especialidades médicas de média e alta complexidade. A rede conta ainda com a Casa de Apoio à Saúde do Índio, para acolhimento de quem chega de outros lugares para tratamento.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Criança, erotismo e sexualidade
A visão da sociedade sobre a criança e sua educação sexual vem mudando ao longo da História. Qual a melhor forma de conversar com os pequenos sobre as mudanças corporais que acontecem com a chegada da adolescência? A partir de que momento começam as descobertas sobre sexualidade no mundo infantil? Como lidar com a evasão de privacidade de filhos menores de idade que trocam fotos sensuais pela Internet? Esta edição do Em Família discute essas e outras questões.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Resistência Cultural no Brasil
Quando o cenário é de ataque a direitos, é preciso resistir. E a Cultura no Brasil foi e continua sendo um dos pontos fortes de resistência. Como é a resistência cultural no Brasil? O Unidiversidade reuniu artistas de diversas origens, como cinema, teatro, artes plásticas e música para discutir o tema.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Cuidados de saúde e da beleza da gestante
O Histórias de Mãe dá dicas de saúde e beleza para as futuras mamães. A ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto alto. Já a consultora de moda, Suellen de Oliveira, mostra que você pode ficar bonita pagando pouco.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Projeto Semear Internacional combate a pobreza rural no Nordeste do Brasil
O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) lançou em março, na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília, a nova fase do projeto ‘Semear Internacional’. O objetivo é facilitar o acesso a boas práticas no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no nordeste brasileiro. O programa – cujo nome oficial é ‘Capacitação para uma gestão com base em resultados e melhoria contínua de inovações em políticas públicas para o combate da pobreza rural no Nordeste brasileiro’, ou simplesmente ‘Semear Internacional’ – procura incrementar o impacto e a eficiência de programas e políticas de combate à pobreza rural no Nordeste do Brasil.

Tema: ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta
Plástico é uma invenção maravilhosa porque dura bastante – e uma invenção terrível pelo mesmo motivo. Mais de 300 milhões de toneladas serão produzidas este ano. A maioria nunca é reciclada e permanece em nossa terra e nos nossos mares para sempre. Os detalhes nesse documentário. No início de junho de 2017, a ONU realizou a Conferência sobre os Oceanos com o objetivo de apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Tema: Jornada da Água
Onde nasce a água que chega em nossas casas? Que caminho ela percorre até sair das nossas torneiras? O que pode estar ameaçando nossas nascentes e nossos rios? Para responder a essas perguntas, o WWF-Brasil convidou um grupo de pesquisadores, pequenos agricultores, jornalistas e ativistas para percorrer mais de dois mil quilômetros por ar, terra e água para vivenciar a realidade do Pantanal matogrossense e testemunhar a ameaça que essa região está sofrendo. A narrativa da Jornada da Água é conduzida pelo ator e ativista João Campos Ator, que sai de Brasília para tentar descobrir o que pode estar ameaçando essa Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Tema: Qual é o seu maior sonho?
As crianças representam metade de todas as pessoas refugiadas no mundo. Para escapar da violência, elas foram forçadas a deixar tudo para trás. Tudo, exceto suas esperanças e seus sonhos.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Movimento Feminista e a Contraofensiva Conservadora
A professora do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FDRP/USP), Fabiana Cristina Severi; a escritora Ana Paula Lisboa; e a feminista, antropóloga e integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras, Liliane Brum, conversam sobre como anda o feminismo no Brasil; mostram as principais lutas das mulheres e analisam como tem sido a resistência desses movimentos em meio à onda conservadora que se espalha.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde: Ações da ANVISA e Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhador é uma das atribuições da Vigilância em Saúde, que teve sua primeira Conferência Nacional concluída este ano. O apresentador Paulo Bellardi esteve na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, onde gravou duas edições do programa. Para entender melhor o assunto, o diretor presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, e com o representante da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Sayde irão explicar essas atribuições.
Bate-papo na Saúde:
Quinta, 8h30
Sábado, 19h

 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
Conta a história da região de Gerais (nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações de cana-de-açúcar, etc, começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Biologia Molecular é tema de simpósio da Fase em junho


Com o objetivo de divulgar e ampliar os conhecimentos em técnicas de Biologia Molecular aplicadas ao diagnóstico e prognóstico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, no dia 11 de junho, o 1º Simpósio Petropolitano de Biologia Molecular na Prática Clínica.

Voltado para estudantes e profissionais de saúde, o evento será realizado das 09h às 17h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da faculdade. A programação inclui palestras de médicos e especialistas de instituições como UERJ, USPRP, UNESP, UFRJ, UNIRIO, Fundação Oswaldo Cruz, entre outras, sobre assuntos e novidades relativas ao tema.

“Tendo em vista o pouco conhecimento acerca da Biologia Molecular, o evento visa o aprimoramento e a divulgação no meio acadêmico e profissional das técnicas de Biologia Molecular aplicadas às ciências da saúde”, destaca o professor André Luis dos Santos Figueiredo, coordenador do Simpósio da FMP/Fase.

A abertura e o credenciamento serão realizados a partir das 8h30. Na sequência, das 9h às 12h, serão abordados os temas Oncohematologia Pediátrica, Nefrologia, Transplante Renal, Enfermagem e Biologia Molecular, Medicina Personalizada e Bioinformática. Na parte da tarde, das 13h30 às 17h, ainda serão ministradas palestras sobre tópicos como Hepatites Virais, Multigene Nutrigenômica e Atleticogenômica, Genética Clínica e Medicina Legal - Genética Forense.

Para ter acesso a outras informações e efetuar as inscrições, que estarão disponíveis até às 9h do dia do evento, os interessados devem acessar o site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Evento/1518SimposioBiologiaMolecular2018

Simpósio de Biologia Molecular


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realiza, no dia 11 de junho, das 09h às 17h, o 1º Simpósio Petropolitano de Biologia Molecular na Prática Clínica. O evento tem o objetivo de divulgar e ampliar os conhecimentos em técnicas de Biologia Molecular aplicadas ao diagnóstico e prognóstico. Para ter acesso a mais informações e efetuar as inscrições, que estarão disponíveis até às 9h do dia do evento, os interessados devem acessar o site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Evento/1518SimposioBiologiaMolecular2018

Introdução à Elaboração de Projetos para Sustentabilidade Ambiental


“Um olhar sobre Petrópolis” é tema do curso de extensão em “Introdução à Elaboração de Projetos para Sustentabilidade Ambiental”, que será realizado nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto e 01 de setembro, das 08h às 12h30, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). Com carga horária de 20 horas, o curso é voltado para o público em geral.

Com o objetivo de capacitar estudantes para a elaboração de projetos com foco na questão ambiental, a parte teórica do conteúdo, com aulas no campus da FMP/Fase, abordará temas como aspectos ecológicos e socioeconômicos da Mata Atlântica, a ótica ambiental de Petrópolis, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a evolução da legislação ambiental, o terceiro setor (ONGs e OSCIPS), entre outros tópicos.

Já a parte prática do curso, contará com atividade de campo no entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), acompanhando o Rio Itamarati em seu percurso, desde a floresta preservada, no bairro Santa Isabel, até a rua principal do bairro Itamarati. O objetivo é a coleta de dados através do acompanhamento do processo de degradação do rio e observação dos impactos sobre o meio ambiente e a população local, para elaboração de projeto de sustentabilidade aplicável de forma local, principal proposta do tema “Um olhar sobre Petrópolis”.

As atividades serão coordenadas por Marcos Werneck, gestor ambiental, pós-graduado em licenciamento e auditoria ambiental, além de ser coordenador de projetos ambientais do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental e Ecoturismo (ISCA) e membro dos conselhos consultivos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da APA Petrópolis. O curso também contará com a participação de Amauri Antonio Telles de Menezes, pesquisador de caminhos antigos e embaixador do PARNASO, e de Rogério Guimarães, advogado ambientalista, vice-presidente da Academia Brasileira Ambientalista de Letras (ABAL) e membro do conselho gestor do Parque Municipal Padre Quinha (Ipiranga).

Mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 01 de agosto, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/1218IntroducaoSutentabilidadeAmbiental2018

 

Cuidados paliativos


A Fase promove de 02 de agosto a 04 de outubro, das 18h30 às 20h30, o curso de “Introdução aos cuidados paliativos: uma visão multidisciplinar”, que é voltado para alunos de graduação e profissionais de saúde. Coordenado pela médica Nathália Mathias, com especialização em Terapia Intensiva e responsável pelo setor de Cuidados Paliativos da Unimed Petrópolis, o curso tem objetivo de fazer com que os participantes entendam todas as nuances do conceito de cuidado paliativo, promovendo alívio de sintomas e qualidade de vida para pacientes e familiares que enfrentam doença ameaçadora da vida. Mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 30 de julho, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/3418IntroducaoAosCuidadosPaliativos2018

 

Educação Popular em Saúde é tema de curso na Fase


Com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais na compreensão dos determinantes sociais da saúde, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realiza o curso de extensão “Princípios da Educação Popular em Saúde”. As aulas serão realizadas nos dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de junho, das 18h às 21h, no campus da universidade.

De acordo com definição do Ministério da Saúde, Educação Popular em Saúde é “uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS”.

Com carga horária de 18 horas, o curso será coordenado por Kátia Mendes de Souza, que possui graduação em Odontologia, especialização em Educação Popular em Saúde e em Gestão em Saúde da Família, com mestrado e doutorado em Saúde Pública, e é tutora do Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social da ENSP/Fiocruz, com vasta experiência em saúde coletiva.

Além de abordar os determinantes sociais (condições econômicos e sociais), que afetam a saúde, o conteúdo das aulas vai destacar a importância da intersetorialidade, o histórico e os princípios da educação popular em saúde no Brasil, assim como os tópicos protagonismo, sujeito social e a cidadania, primando sempre pela construção compartilhada do conhecimento. Para mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 01 de junho, os interessados devem acessar o site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/1818EducacaoPopularSaude2018

Curso sobre cuidados paliativos começa em agosto na Fase


De 02 de agosto a 04 de outubro, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto promove o curso de extensão “Introdução aos cuidados paliativos: uma visão multidisciplinar”, que tem o objetivo de fazer com que os participantes entendam todas as nuances do conceito de cuidado paliativo e, assim, possam promover alívio de sintomas e qualidade de vida para pacientes e familiares que enfrentam uma doença ameaçadora à vida.           

Voltadas para alunos de graduação e profissionais de saúde, as aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. Além da definição de cuidados paliativos e os critérios de elegibilidade, também serão abordados o papel da equipe multidisciplinar (medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e fisioterapia) no controle de sintomas, comunicação de más notícias, a finitude da vida, entre outros tópicos relativos ao tema.

Com carga horária de 20h e emissão de certificado, o curso será coordenado pela médica Nathália Mathias, que possui especialização em Terapia Intensiva e é coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos da Unimed Petrópolis, onde é plantonista na UTI. “Diante do número crescente de pacientes portadores de doenças crônicas, surge essa necessidade de aprimoramento dos profissionais da área de saúde para que estejam capacitados pelo menos a entender e reconhecer quando o paciente se beneficiará das práticas em cuidados paliativos”, destaca a responsável pelo curso.

Mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 30 de julho, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/3418IntroducaoAosCuidadosPaliativos2018