terça-feira, 5 de agosto de 2014

Professores da FMP/Fase participam de programa de capacitação

Visando o aperfeiçoamento pedagógico dos professores da FMP/Fase, a instituição realizou, em julho, a 12ª edição do Programa de Desenvolvimento Docente. O projeto existe desde 2009 e é aplicado a cada semestre pelo Núcleo Pedagógico. Ao todo, o programa já capacitou 196 educadores, com 140 horas de palestras, oficinas e debates.  Em cinco anos foram desenvolvidos 10 módulos, com participação de 11 profissionais convidados, que compartilharam novas experiências e abordagens de ensino.

Este ano, a grande novidade foi a capacitação dos professores orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que receberam orientações sobre o campo das pesquisas em oficina ministrada pelo professor e pesquisador premiado internacionalmente, Marcus Conde.

Segundo a professora Maria Thereza de Sá Earp, pedagoga da instituição, o programa tem como objetivo garantir a qualificação e o aperfeiçoamento pedagógico dos professores, tendo como princípio metodológico geral a ação-reflexão-ação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação. “Além disso, o corpo docente é fator decisivo para o alcance dos objetivos e metas institucionais, dada a relevância do papel que o professor deve desempenhar frente a seus alunos, colocando-se como articulador na aquisição de saberes e pautando sua conduta por princípios éticos e humanísticos”, explica. 


Atendendo a um pedido dos próprios professores, o tema abordado foi o mesmo aplicado no 1º semestre, sobre “Planejamento como Ferramenta Eficaz da Prática Educativa - Das Ideias às Ações”, devido ao grande interesse e importância do assunto para o processo de aprendizagem e na elaboração das questões de prova. Na ocasião, 82 professores participaram das oficinas sobre Técnicas de Elaboração de Questões de Prova, divididas em dois módulos: questão discursiva e objetiva, ministrados pela mestre em Avaliação, Marcia Memere, e a professora da FMP/Fase, Claudia Vasconcellos.