sexta-feira, 24 de julho de 2015

Crianças e adolescentes de Nova Cascatinha participam de Colônia de Férias da FMP/Fase



A colônia de férias é, sobretudo, uma escola de formação humana e, neste espaço, as crianças aprendem a arte de viver em harmonia, a respeitar as diferentes formas de se pensar e a respeitar o outro. Com o objetivo de contribuir com a construção da identidade solidária e humana desses jovens, alunos e profissionais da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporcionaram três dias de atividades culturais e de lazer para o público mirim atendido pela Unidade de Saúde da Família, do bairro Nova Cascatinha.

No primeiro dia, as crianças tiveram a oportunidade de ir ao cinema assistir ao filme infantojuvenil “Minions”. No dia seguinte, passaram a tarde visitando as instalações do Museu Imperial e encerraram a Colônia de Férias, nessa quinta-feira (23), com atividades de recreação em um sítio situado no distrito da Posse.

As colônias de férias são uma opção de lazer para pais que não querem deixar seus filhos sozinhos em casa ou nas ruas, que andam perigosas, evitando assim a exposição à violência e às drogas. É muito gratificante pra gente conseguir fazer esse trabalho. Nós vemos a alegria deles e o conhecimento que eles adquirem”, explica a professora Camila Mendoza, enfermeira responsável pela atividade.

A expectativa é que o projeto seja realizado todos os anos, nos períodos de férias escolares. “Para eles é sempre muito bom, porque algumas crianças nunca tinham ido ao cinema, outras ao museu e agora tiveram a oportunidade graças ao projeto que o posto oferece. No sítio, nós tivemos piscina e contratamos um salva-vidas. Também tivemos quadra de esportes e tirolesa”, conta Sônia Regina de Oliveira, agente comunitária de saúde que atua no posto.

Cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 07 e 15 anos de idade, participaram das atividades. “Eu achei muito divertido e agora tenho muitas coisas para fazer enquanto estiver de férias. Gostei muito de poder ter ido ao cinema e foi minha primeira visita ao museu. Tinha muitas coisas que eu não sabia. Gostei muito de ver as carroças, elas são muito bonitas”, comenta Lucas William, participante da colônia de férias do posto.

O projeto contou com o apoio da FMP/Fase, que forneceu os alimentos para os lanches, da Igreja Batista Central, que cedeu o sítio para as atividades de recreação, da Secretaria Municipal de Educação, com ônibus para transporte dos jovens, e da Guarda Civil, ajudando a manter a ordem e a disciplina entre as crianças. Os próprios moradores da região também se mobilizaram e contribuíram com a compra dos ingressos para o cinema.

Programação FASE TV - De 26 de julho a 1º de agosto



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV

· Programa ARTE & CULTURA
              
  Tema: Quarteto Kawabanga

o   O programa apresenta o Quarteto Kawabanga. Criado em 2011 por músicos experientes, vindos de outros grupos reconhecidos de Petrópolis, como o Taruíra e o Chutando o Balde, o quarteto é formado por João Felippe Ramos (cavaquinho e cavaco de 5 cordas), Guto Menezes (violão, cavaquinho e viola caipira), Leandro Mattos (pandeiro e percussão) e Yuri Garrido (bateria e percussão). Com repertório eclético que revisita clássicos da MPB, do baião à bossa nova, o grupo também garante nova roupagem a músicas internacionais e aposta em canções autorais. No episódio, os músicos falam da parceria dentro e fora do palco.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30


· Programa MINUTO FASE              
          Tema: Escola Parque

o   Ajudar a tirar dúvidas sobre o futuro profissional. Levar a cultura universitária para os estudantes que se preparam para enfrentar o vestibular. Metas da atividade realizada pela FMP/Fase na Escola Parque, no Rio de Janeiro. O programa mostra como o contato direto entre os alunos do ensino médio e da faculdade proporcionou um ambiente favorável à troca de conhecimentos e experiências.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


· Programa MINUTO FASE -  PROFISSÕES  
                            
 Tema: Tecnólogo em Radiologia

o        Investigar processos internos do organismo sem a necessidade de acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A evolução do diagnóstico por imagem favoreceu a medicina em várias frentes. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta do mais novo curso da FMP/Fase: o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. O episódio aborda o vasto campo de trabalho, que inclui desde a área responsável pela segurança dos equipamentos, até a produção industrial, além de clínicas odontológicas, veterinárias, hospitais e laboratórios. O programa traz também os depoimentos do coordenador do curso, André Kinder, e do especialista em proteção radiológica Alexandre Kuster.

Minuto Fase - Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa EM QUESTÃO
                              
 Tema: Autismo

o   Dificuldade de contato visual, problemas na comunicação e movimentos repetitivos. Estes são alguns dos sintomas que caracterizam o autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o distúrbio atinge 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões. O tema é debatido com a neuropediatra Carla Gikovate, especialista na síndrome, que fala das novas descobertas da ciência sobre o assunto, os avanços no tratamento e a importância da abordagem multiprofissional.
                                 Em Questão: Segunda, 20h
 Terça, 21h30
 Quarta, 22h30
 Quinta, 21h30
 Sexta, 22h
 Sábado, 14h30
 Domingo, 13h e 22h30

· Programa AO REDOR
                                  
Tema: Hiroshima e Nagasaki – Testes Nucleares –       Celulares/Filipinas

o   Uma reportagem especial das Nações Unidas relembra o desastre nuclear  de Hiroshima e Nagasaki, com o depoimento de uma sobrevivente das bombas atômicas, em 1945. O programa também mostra a importância do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares para evitar uma nova guerra atômica e como é feito o trabalho de monitoramento numa estação da Groelândia. O Ao Redor revela também como a tecnologia dos telefones celulares está facilitando a vida financeira das populações das áreas mais remotas das Filipinas.
 Ao Redor: Terça,  11h                                                                                        Quinta, 
                    20h30                                                                         
                    Domingo, 
                    22h


·         Programa FAIXA INTERATIVA            

EM QUESTÃO – Tema: Criminalidade - Sistema Prisional

o   O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo: mais de meio milhão de pessoas. 37% a mais que a capacidade das mil e quatrocentas unidades prisionais espalhadas pelo país. Nesse cenário de superlotação, rebeliões, facções organizadas e corrupção de agentes públicos, presos provisórios convivem com detentos já condenados. O tema é debatido pelo delegado Orlando Zaccone D’Elia Filho, mestre em Ciências Penais e Doutor em Ciência Política.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



Programas de parceiros da FASE TV:

· Programa TOME CIÊNCIA                   

  Tema: De Perto Ninguém é Normal
o   O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – considerado a “bíblia da psiquiatria” mundial –, teve sua quinta edição lançada em maio de 2013, dividindo psiquiatras por aumentar a quantidade de doenças mentais: são agora 300 patologias descritas em 947 páginas. Chega a ser difícil não se encaixar em nenhuma delas. As farmácias que o digam. Não é à toa, que o tranquilizante Rivotril virou o segundo medicamento com receita médica mais vendida no Brasil. Somos também o segundo maior país consumidor de metilfenidato no mundo – a famosa Ritalina, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mas o que é de fato um transtorno mental e como ele é tratado no Brasil, onde uma clara política antimanicomial tem reduzido o número de hospitais psiquiátricos nas últimas décadas? Afinal, como dizia Caetano Veloso, de perto ninguém é normal? Quais as fronteiras entre doença e normalidade?

                                     Tome Ciência: Quarta, 16h
                                   
Domingo, 14h



· Programa LIGADO EM SAÚDE    
      
          Tema: Demência Senil

o   Quando uma pessoa idosa começa a esquecer o nome das coisas, compromissos e algumas tarefas diárias, costumamos dizer que esses são alguns dos sintomas da velhice, não tem mais volta. Mas a demência senil, uma doença que atinge um número expressivo de idosos, pode às vezes ser revertida. Você sabia disso?

 Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                                                                 Quarta, 10h
                                                                                 Sábado, 11h



·         Programa CIÊNCIA & LETRAS   
             
Tema: Dossiê Abrasco contra os Agrotóxicos.  

o   Dossiê Abrasco. Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde.

      Ciência & Letras: Domingo, 15h
                                      Segunda, 22h30
                                      Quinta, 20h
                              


·         Programa NA ESTRADA                                            

Tema: Cachoeiro do Itapemirim/ Muqui – ES

o   Crescer com Saúde, uma experiência em educação nutricional é um projeto que acontece em escolas municipais de Muqui-ES para o controle da obesidade infantil. As mudanças geradas na merenda e nas cantinas escolares estão ajudando a melhorar hábitos alimentares nas crianças e em suas famílias. Em Cachoeiro do Itapemirim, a realidade dos que tem dificuldades de locomoção mudou. O projeto “IR e VIR Transporte Solidário” oferece atendimento especial para os cadeirantes do município, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência e contribui para sua inclusão social e exercício da cidadania.

                  Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                                              Terça, 23h
                                                                                           Sábado, 18h                                          


·         Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Divisão de tarefas na vida a dois.

o   Quem mora sozinho pode se dar ao luxo de realizar as tarefas domésticas na hora que bem entender. Mais para quem é casado, é diferente. O episódio aborda com os casais dividem essa função.

Em Família: Quarta,20h                                                                                         Domingo,16h                                                                                       Sábado, 22h   


·         Programa UNIVERSIDADE  
                          
Tema: Gestão de Pessoas

o   O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, de ajuda-lo de forma eficiente faz nascer em nós uma imensa energia. O episódio aborda como isso pode ser usado na gestão de pessoas dentro das empresas.

             Unidiversidade: Terça, 10h
                                         Quinta, 18h
                                          Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35