segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Atuação prática durante o curso, estímulo ao empreendedorismo e reconhecimento pelo mercado de trabalho chamam a atenção dos alunos de Administração da FMP/Fase

Atualmente, os cenários nacional e mundial apresentam mudanças significativas em inúmeros campos do saber. Essas alterações implicam em necessidades de ajustes para o profissional não ficar em desvantagem no mercado de trabalho, gerando assim um forte impacto na economia de uma região ou país. 

“Nesse contexto, podemos observar a importância da atuação de um bom profissional de gestão, em especial, a gestão de uma empresa ou de seus negócios. Isso porque a iniciativa empresarial, apoiada em eficazes ajustes e incentivos do Estado, gera rendas e empregos que ajudam o país a prosperar. Para que isso seja alcançado, nossas empresas precisam ser mais competitivas e inovadoras. Investimentos em capacidade produtiva/tecnológica e em pessoas qualificadas passaram a ser pré-requisitos para o desenvolvimento social e sustentável”, explica Levi de Souza, coordenador do curso de Administração da FMP/Fase.

Reunião de negócios da empresa Petrópolis Jr., que oferta serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial.

A FMP/Fase entende que uma formação completa e de qualidade se dá através do desenvolvimento de um profissional ativo e proativo na gestão de organizações de forma que seja possível desenvolver características pessoais que destaquem a criatividade, a capacidade de análise, o espírito inovador, a habilidade de identificar e definir problemas e soluções, bem como analisar oportunidades de atuação na sociedade. Por isso, o curso de Administração oferece formações complementares. A partir do 5º período, o futuro profissional tem a oportunidade de se aprimorar em algumas áreas específicas, como: Sistemas de Informação, Gestão da Saúde e Marketing. 

“O profissional de Administração é responsável pelo planejamento e funcionamento da organização, desenvolvendo-a em sua atuação estratégica, mercadológica, implementando políticas e métodos de trabalho. É, portanto, um agente de mudanças, atuando de forma criativa, empreendedora e questionadora diante das mudanças na sociedade em que vivemos”, destaca o coordenador. 

No que se refere a recursos materiais e, especialmente, a recursos profissionais, o curso conta com a mais moderna infraestrutura de salas de aula e auditórios, e um corpo docente formado por 80% de mestres e doutores, todos com ampla experiência acadêmica e de mercado. Esses diferenciais se fundamentam nos resultados obtidos nos exames avaliadores do ensino superior do MEC, como as provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em que o curso se posiciona entre os melhores do estado do Rio de Janeiro. 

“Assim que terminei a graduação, dei início ao curso de MBA em Gestão Financeira em uma instituição também muito renomada no país. A minha entrada no curso só foi possível graças ao reconhecimento de excelência da FMP/Fase e de toda a grade curricular do curso de Administração da instituição, visto que eles prezam por um período de experiência profissional como pré-requisito de iniciação no MBA, que eu não atendia, mas a minha vivência acadêmica na Fase compôs essa necessidade e eu pude iniciar esse MBA. Ao longo das disciplinas que vejo nesse curso de especialização, percebo a qualidade do conteúdo que aprendi na Fase, de exigência mesmo, visto que os conceitos passados nesse MBA já foram trabalhados de forma muito sólida durante o meu período acadêmico na FMP/Fase”, conta a administradora Daiane Costa, que se formou em 2017, na FMP/Fase.

Daiane Costa destaca que o curso de Administração da FMP/Fase oferece uma visão sistêmica de toda uma organização, um diferencial de conhecimento no mercado de trabalho.

O curso oferece apoio especial logo no primeiro período, com aulas de reforço para ajustar os níveis de conhecimento em matemática e interpretação de textos. O objetivo é buscar um nivelamento nessas importantes áreas básicas para um bom desempenho nas técnicas da Administração. Além disso, os estudantes são inseridos em atitudes para o “empreendedorismo” e aprendem, com apresentações no modelo de “Pitch”, a desenvolver uma forma de discurso conciso para apresentar uma ideia, seguindo a dinâmica das chamadas “startups”. 

No ciclo profissional (5º ao 8º período), os alunos são avaliados em uma prova de conhecimentos cumulativos onde se tem a oportunidade de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. É um controle de qualidade interno da FMP/Fase para que o curso possa garantir ao máximo a entrega de um profissional adequado ao mercado de trabalho. 

“Vários empregadores, regionais e até internacionais, buscam em seus processos seletivos alunos formados em Administração, preferencialmente, pela Fase, para comporem seus quadros funcionais. É a primeira opção de empresas e agências de RH na contratação de estagiários e bacharéis de Administração”, ressalta Levi de Souza.

O curso noturno oferece ampla estrutura para os alunos de Administração, com possibilidade de atuação prática na Empresa Jr.

O NIREM (Núcleo de Inovação e Relacionamento com o Mercado) propõe iniciativas e atividades que integrem os cursos de gestão da faculdade, trazendo ideias inovadoras e reflexões sobre o futuro da carreira do administrador/gestor, buscando alternativas que incrementem e suportem o desenvolvimento regional. Entre diversas ações deste núcleo estão: a empresa Jr do curso (empresa de consultoria conduzida por alunos); as iniciativas de pesquisa para o campo da Administração; e projetos de extensão capitaneados pelos cursos de gestão. 

“Tudo que aprendi na faculdade pude colocar em prática em uma organização de terceiro setor que precisava passar por uma reestruturação financeira. Foi preciso se ater mais aos custos, visto que as receitas são variáveis. Os meus conhecimentos foram aplicados, trazendo bons resultados. O curso de Administração da Fase permite uma visão realmente 360º e que propicia esse olhar mais aguçado para as realidades das organizações. É uma formação realmente diferenciada, com visão sistêmica de toda a organização, de olhar a instituição como um todo e não apenas fragmentada. Quando a gente chega de fato ao mercado de trabalho isso se torna um grande diferencial”, finaliza Daiane Costa, ex-aluna da FMP/Fase.

Os ex-alunos do curso de Administração da FMP/Fase são convidados a retornar à instituição para eventos e palestras.

Através do programa “Como vai você? ”, que visa à integração de ex-alunos (egressos) com a instituição de ensino, a faculdade proporciona a oportunidade de um reencontro – não somente com os colegas de faculdade e ex-professores, mas com o passado e suas lembranças durante o período acadêmico. Por meio desse projeto, o egresso pode voltar à sala de aula, tanto para aprender novos conceitos em sua profissão, como também para compartilhar sua experiência com os atuais estudantes. 

“Quando saí da faculdade, participei de processos seletivos muito rigorosos, com pessoas formadas em excelentes faculdades do Brasil para preencher apenas uma vaga. Eu estudei na Fase e posso dizer que ela é uma faculdade muito competitiva, muito bem vista e muito bem-conceituada no mercado de trabalho”, frisa o egresso de Administração, Diogo Segneri, que hoje coordena a área de Qualidade na Nissan, em Porto Real/RJ. 

Garantindo a democratização do saber e o acesso ao ensino de qualidade, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o ingresso no Ensino Superior de excelência. No processo seletivo do dia 08 de agosto, a instituição de ensino está oferecendo bolsas sociais de 50% de desconto para o curso de Administração, além de 50% de desconto em todas as mensalidades, para pessoas com 50 anos ou mais. Ainda são ofertados descontos de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, e ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.

Estrutura do curso de Odontologia da Fase destaca Petrópolis na área de saúde e amplia atuação dos alunos

Em um cenário de constante inovação tecnológica e avanços na área da saúde, mesmo com a retração do mercado, por conta da crise instalada no país, Petrópolis recebeu um importante incremento nas áreas de saúde e educação, com os investimentos realizados pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) na ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população, com o novo prédio do Ambulatório Escola, em Cascatinha.

O amplo e moderno espaço de ensino prático profissional oferece aos estudantes de Odontologia uma estrutura com tecnologia de ponta para aulas supervisionadas e garante formação profissional integrada com as outras áreas da saúde. São 52 consultórios odontológicos; serviço odontológico de imagem com 3 salas de raios-x e tomografia odontológica; laboratório de simulação odontológica, sala de estudos para os acadêmicos trocarem informações e 7 salas de aula com 48 lugares cada. Além disso, a clínica de odontologia utiliza prontuário eletrônico de pacientes possibilitando a atualização dos métodos de armazenamento e consulta de informação, facilitando a sua transmissão para outras unidades do Sistema e para trabalhos científicos.


O novo prédio do Ambulatório Escola oferece ampla estrutura de aprendizagem prática para os acadêmicos de Odontologia.


“Existe uma infraestrutura muito adequada para o curso de Odontologia, com um projeto pedagógico de alta qualidade e com serviços de saúde próprios da faculdade, que estão disponíveis para a população. O ensino de Odontologia se torna ainda mais relevante para o desenvolvimento da comunidade, da cidade e também para a formação de um profissional mais voltado para a realidade de saúde da população brasileira”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

Toda a estrutura digital instalada no Ambe proporciona um sistema de agendamento de pacientes, chamada e prontuário odontológico integrados. A radiologia odontológica é totalmente digital, com radiografias intra-orais, extra-orais e tomografia, que são visualizadas nos computadores que estão disponíveis em todos os consultórios odontológicos.

“Estamos no processo de cotação dos outros equipamentos digitais para escaneamento intra-oral e confecção de coroas e restaurações em cerâmica. Essa tecnologia substitui a moldagem e os modelos em gesso”, destaca a professora Drª Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase. O investimento nessa estrutura ressalta, ainda mais, a preocupação da FMP/Fase em oferecer cenários de prática com equipamentos de ponta, os mais modernos disponíveis no mercado, para garantir excelência no ensino. Os cirurgiões-dentistas graduados na instituição estarão preparados para atuar nos centros com as mais avançadas tecnologias em saúde.

“Além disso, no Ambulatório Escola, nós temos a oportunidade de desenvolver ensino e assistência integrando a Odontologia às demais áreas da saúde, pois alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Radiologia também realizam atividades práticas no ambulatório”, acrescenta Vera Soviero.

O curso que, desde a sua implementação, no primeiro semestre de 2016, recebeu avaliação máxima do MEC, conceito 5, considerando as três dimensões avaliadas – projeto pedagógico, corpo docente e estrutura física – agrega ainda mais valor ao título de reconhecimento de Petrópolis como cidade universitária. A matriz curricular visa formar novos profissionais que terão um importante papel junto à Atenção Básica, pois os estudantes participam ativamente de projetos de extensão, atuam em unidades de saúde da família e em escolas com atividades de assistência em saúde bucal e campanhas de prevenção.


Os estudantes participam ativamente de projetos de extensão e de campanhas de conscientização sobre saúde bucal nas escolas do município.



“O curso de Odontologia, de uma maneira geral, completa esse quadro de tradição da FMP/Fase em relação ao cuidado integral oferecido aos pacientes. A estrutura para as aulas práticas nos possibilita inúmeras outras técnicas de aplicação do ensino. No Ambulatório Escola são realizados os mais diversos procedimentos clínicos odontológicos em adultos e crianças. Em 2019, iniciamos o atendimento na clínica odontológica infantil, que recebe desde bebês até adolescentes”, ressalta a coordenadora do curso.

Os alunos do curso de Odontologia da FMP/Fase também utilizam laboratórios de simulação realística e cenários de prática específicos para a área odontológica. Os estudantes, antes de praticarem procedimentos operatórios nos pacientes, os fazem nos manequins odontológicos. O curso foi planejado para ter turmas pequenas que se beneficiam de atenção diferenciada dos professores nas atividades práticas. Outro diferencial do Curso de Odontologia está na inserção dos alunos de graduação em práticas de Odontologia Hospitalar, no 9o e último período do curso.

Os alunos de Odontologia da Fase utilizam modernos equipamentos nos laboratórios de estudos e pesquisas.


A ampla estrutura do campus permite que a prática simule a realidade para a aprendizagem nas mais diversas áreas da Odontologia, desde o exame bucal até tratamentos mais avançados como cirurgias orais, restaurações dentárias em porcelana e próteses reabilitadoras.

A estrutura do campus universitário oferece eventos culturais e promove qualidade de vida e bem-estar para os estudantes.



A FMP/Fase investe na área de Odontologia há mais de 15 anos, com cursos de pós-graduação e linhas de pesquisa. Dessa forma, os profissionais da cidade podem se especializar em diferentes áreas de atuação, sem precisar sair de Petrópolis para ter acesso a um ensino moderno e de excelência. Frisando a importância da democratização do saber e o compromisso de garantir que todos tenham acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase aceita o ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. O próximo Vestibular está marcado para o dia 20 de outubro. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.