sexta-feira, 4 de maio de 2018

Semana de Enfermagem da Fase discute obstetrícia e saúde mental


Com o objetivo de refletir sobre o papel da Enfermagem nos âmbitos da assistência em obstetrícia e em saúde mental, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a Semana de Enfermagem, que este ano está em sua 17ª edição e traz o tema “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”.  As atividades serão realizadas de 14 a 16 de maio, das 08h às 17h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, na sede da instituição.

Durante o evento, acadêmicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem terão a oportunidade de participar de palestras e workshops relacionados ao tema da Semana, entre outras atividades. A programação também inclui os cursos “Urgência e Emergências BLS: Basic Life Support” e “Emergências Obstétricas: hemorragia pós-parto”, nos dias 15 e 16, das 13h às 17h, respectivamente.

“A Semana de Enfermagem caracteriza-se como sendo o evento protagonista da classe profissional, sendo assim a realização do mesmo na instituição busca correlacionar o ambiente acadêmico, a cultura e a representatividade profissional, fazendo com que nossos alunos vivenciem eixos ligados à ciência do cuidar, à humanização e ao conhecimento”, afirma Renato Duarte Guimarães, coordenador da 17ª Semana de Enfermagem da FMP/Fase.

O evento contará com a presença de especialistas e profissionais de Enfermagem da FMP/Fase e de instituições como UFRJ, UERJ, UFF e USP, que abordarão tópicos como espiritualidade e religiosidade no contexto do cuidado de Enfermagem, política e implicações da Enfermagem na saúde mental, e atenção psicossocial, saúde mental e a humanização do cuidado, além de violência obstétrica e aborto. Também haverá um workshop voltado para gestantes e apresentações artísticas de dança e música.

A Cerimônia de Insígnias, que marca a transição dos alunos do 5º e 6º períodos do campo teórico para os estágios práticos, encerra a Semana de Enfermagem, no dia 17, às 18h. Outras informações e as inscrições, que estão abertas até o dia 12, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.