sexta-feira, 24 de abril de 2009

Índios xavantes fazem exames em PSF coordenado pela Faculdade de Medicina

Na manhã de hoje, um grupo formado por sete índios da Tribo Xavante, no Mato Grosso estiveram no Posto de Saúde Nova Cascatinha, coordenado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. No posto os índios fizeram exames médicos de rotina. Esta é a terceira vez que o grupo passa pelo posto de saúde. A visita a Petrópolis foi proporcionada pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) e pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), com visitas às escolas.
A vinda dos índios Xavantes a Petrópolis já acontece a 20 anos dentro do projeto “A questão indígena na Sala de Aula”, criado pelo CAALL em parceria com o CDDH. O objetivo do projeto é levar a cultura indígena às escolas. “Nós levamos a cultura indígena para as crianças. São informações sobre a nossa vida, com o objetivo de mudar as ideias das crianças. Algumas tinham medo dos índios, hoje não têm mais”, explicou Domingos Mahoro, representante do grupo de índios.
Este já é o terceiro ano consecutivo que os Xavantes fazem o acompanhamento médico no posto de saúde coordenado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Durante o atendimento eles passaram por exames de rotina com aferição da pressão arterial, glicemia, além de pesagem e medição das crianças para avaliar o estado nutricional.
Segundo Domingos Mahoro, as visitas às escolas ajudam a aproximas as crianças de uma cultura que elas só aprendem através dos livros. “As crianças aprendem sobre a nossa cultura através de danças, do nosso artesanato, elas participam do ambiente indígena que antes só viam nos livros de história”, concluiu.