quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Fase aposta em atividades acolhedoras para receber os novos alunos


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) recebeu, nesta semana, os novos alunos dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Nutrição, Enfermagem – Licenciatura e Bacharelado –, Odontologia, Radiologia e Psicologia. A programação, que contou com diversas atividades integradoras, realizadas nos dias 19 e 20, foi planejada pelo Núcleo Pedagógico e pelos Diretórios Acadêmicos da instituição.

As atividades foram elaboradas com o intuito de promover entre os novos alunos a qualidade de vida universitária, a integração e a consciência social, preparando-os para esse novo contexto, como explica a psicopedagoga da instituição, Ana Helena Tibiriçá. “A ideia é que eles possam se conhecer, trocar conhecimentos e pensar um pouquinho já nessa identidade universitária. É aí que a gente pensa muito na questão da excelência do ensino e do compromisso com a sociedade. O acolhimento é fundamental para que eles possam se entender, se acolherem, se integrarem, para poderem fazer um trabalho multidisciplinar, porque o nosso objetivo é que eles trabalhem todos juntos, no cuidado com o paciente e ao cidadão.”

Foram dois dias de acolhimento, onde os novos estudantes puderam se familiarizar com o campus, participar de rodas de conversa sobre “Racismo”, “LGBT” e “Feminismo”, e apresentações de trabalhos. Além de uma oficina sobre acessibilidade, onde os alunos sentiram na pele as dificuldades vividas por quem possui algum tipo de deficiência. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer os projetos “Cia do Riso” (grupo formado por acadêmicos da faculdade que se fantasiam de palhaços a fim de entreter crianças e adultos em ambientes hospitalares e clínicos) e o “Dança Gera Saúde” (também formado por estudantes da instituição, que promovem a qualidade de vida através da dança).

“É muito importante sempre acolher os ingressantes de todas as formas possíveis para mostrar o quão grandiosa é a nossa faculdade, as nossas estruturas, para mostrar o desenvolvimento do núcleo pedagógico que atua aqui. E nós alunos temos a função principalmente de dar a cara à faculdade, fazer com que ela continue sendo 5 estrelas e mostrar para os que estão vindo o quão grandiosos eles podem se tornar no futuro”, conta o aluno do 3º período de Administração, Juan Garcia, que também é membro do Diretório Acadêmico e do grupo de desportos do curso.

Apostando nesse acolhimento diferenciado, a FMP/Fase reforça um dos seus valores: o de respeito à vida e à pessoa, proibindo qualquer tipo de ação que possa inibir, humilhar ou expor os membros da instituição, sejam alunos, professores ou funcionários. No ano passado, a faculdade intensificou o seu posicionamento instituindo a Resolução 06 que tipifica a prática de trote estudantil e prevê sanções aqueles que participarem de forma ativa ou passiva. 

“Eu esperava uma recepção, mas eles fizeram muito mais do que eu esperava. Eu já sabia que não era permitido trote, então eu sabia que fariam alguma coisa para mostrar a faculdade para todo mundo. Para mim, foi ótimo, porque foram oferecidas diversas atividades que em outros lugares geralmente a gente não tem”, ressalta a ingressante de Psicologia, Mina Moon.

Este ano, a FMP/Fase continua as suas comemorações, celebrando os 20 anos da Fase (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) e de seus cursos de Administração e Nutrição, os primeiros a serem lançados. “A gente está fazendo a entrega esse ano para ingressantes e veteranos de muitas coisas novas no campus. É um prédio novo com toda uma parte dedicada à qualidade de vida. Nós pretendemos trazer os nossos alunos para o campus, tornando-o tão agradável que eles queiram passar o dia aqui. Receber novos alunos é sempre uma novidade. Eles vêm com expectativas e sonhos, renovando em toda a equipe aquela vontade de se empenhar mais pela educação desses jovens”, conta a Supervisora Geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

A FMP/Fase está com inscrições abertas até o dia 09/03, para ingresso com a nota do Enem de 2016 ou 2017, para todos os seus cursos – exceto Medicina. Mais informações devem ser obtidas no site da instituição: www.fmpfase.edu.br

Apresentação lúdica sobre extensão e projetos da instituição com o coordenador, Ricardo Tammela e as participantes do grupo Cia do Riso.
 
Supervisora Geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves ao centro; Ao seu lado, o diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães. No canto esquerdo, o coordenador de projetos e extensão, Ricardo Tammela, e no canto direito, a coordenadora de pesquisa e pós-graduação, Ana Maria Rodrigues.


Apresentação da direção.



Atividade com o grupo Dança Gera Saúde.

 
Atividade sobre acessibilidade onde os alunos vivenciaram as dificuldades de quem possui algum tipo de deficiência.

Atividade sobre acessibilidade onde os alunos vivenciaram as dificuldades de quem possui algum tipo de deficiência.
 
Atividade com o grupo Cia do Riso.

Apresentação da direção e das coordenações aos alunos de Recursos Humanos e Administração.
 
Apresentação do Núcleo Pedagógico para os alunos de Recursos Humanos e Administração.

Atividade integradora proposta pelo Núcleo Pedagógico aos alunos de Recursos Humanos e Administração.