sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Programação da Semana de 27 de agosto a 02 de setembro de 2017

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Doenças Sexualmente Transmissíveis
A Organização Mundial da Saúde estima que todos os dias sejam diagnosticados pelo menos um milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis no planeta. Entre elas, velhas conhecidas da humanidade: a sífilis, a gonorreia e a clamídia. E, o que mais preocupa as autoridades da área: segundo a OMS, essas três infecções mais comuns estão ficando intratáveis. O programa tem como  convidadas a professora do curso de Enfermagem da FMP/Fase, Maria Inês Ferreira, que faz parte da Divisão Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis de Petrópolis, e a médica Susie Andries Nogueira, doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ e professora da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                    Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


 

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Roberta Spindel: A Fina Flor da MPB
A música e a arte dramática sempre estiveram misturadas na vida de Roberta Spindel. Ela começou a carreira ainda menina, mas foi através do teatro que Roberta se firmou como cantora, se destacando em uma série de musicais, como os que homenagearam Cazuza e Gonzaguinha. Em seu primeiro CD, “Dentro do Meu Olhar”, a artista fez releituras de clássicos da MPB e contou com um grande aliado: Caetano Veloso. De lá para cá, se firmou no cenário musical, tendo inclusive duas músicas na trilha-sonora de novelas. Com o segundo disco, Fina Flor, Roberta dá os primeiros passos em uma nova fase, autoral. Acredita que as composições próprias aumentam a conexão com o público e revelam seu estilo pessoal em todas as suas dimensões.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


 
Programa MINUTO FASE
Tema: Inverno Solidário
O inverno chegou e com ele as baixas temperaturas. Para aquecer o corpo e o coração das famílias assistidas pela Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, as alunas de Enfermagem da FMP/Fase realizaram uma campanha de doação de agasalhos. Ao todo, foram arrecadadas 100 peças, que ajudaram a aquecer desde crianças até idosos da comunidade.

Tema: Curso de Teatro Nova Geração de Talentos
Como parte das comemorações pelos 50 anos da Faculdade de Medicina de Petrópolis, a FMP/Fase lançou o Curso de Teatro Nova Geração de Talentos, tendo como patrono o ator Marcelo Serrado, que abriu a temporada de peças teatrais no anfiteatro da faculdade, com o espetáculo “Os vilões de Shakespeare”. Para estimular a cultura e proporcionar um outro olhar ao aluno, a FMP/Fase deu algumas bolsas para o curso de teatro. Os alunos comtemplados atuam nos Projetos de Extensão desenvolvidos pela faculdade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Programa AO REDOR
Tema: Café
Os cafés especiais estão garantindo um ganho extra para os agricultores. O preço pago pela saca do grão pode ser de 30% até 100% maior que o valor do produto tradicional. O episódio apresenta o programa de capacitação criado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para garantir o acesso dos pequenos agricultores ao mercado de Produtos Sustentáveis Certificados desta que a terceira bebida mais popular do mundo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
FAIXA INTERATIVA 
27 de agosto - Dia do Psicólogo
29 de agosto -  Dia Nacional e Combate ao Fumo

31 de agosto -  Dia do Nutricionista

Domingo – Em Questão - Psicologia Social

Segunda – Em Questão - Ansiedade

Terça – Ligado em Saúde - Parar de Fumar  + Ciência & Letras - Alimentação e Nutrição

Quarta – Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação Infantil

Quinta – Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação na Fase Adulta e na Terceira Idade

Sexta – Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida : Alimentação na Adolescência

Sábado – Em Questão - Psicologia Positiva

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23

 PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Pesquisadores do Universo
A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Na busca de respostas para os fenômenos da natureza quase sempre o inexplicável é atribuído a razões sobrenaturais. Mas para os debatedores deste programa – cientistas por opção e profissão – nada é mais natural que procurar explicações para o desconhecido. Ao examinar o Universo com o auxílio das mais avançadas tecnologias, eles questionam inclusive as teorias que já pareciam solidificadas, como a que atribuía a origem de tudo a uma grande explosão, o big bang. Comentam das mais recentes descobertas e explicam a expansão acelerada, que pode vir ser o fim de tudo.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Depressão
Apesar de ser uma das doenças mais preocupantes dos últimos tempos, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicou o Dia Mundial da Saúde deste ano a ela, a depressão ainda é pouco compreendida por muita gente. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com a psiquiatra transgeracional, Lais Bertoche.

Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Analfabetismo Funcional
Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa tem de interpretar textos e realizar operações matemáticas elementares. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de analfabetos no Brasil vem diminuindo. Mesmo com a redução desse índice nos últimos quinze anos, outra pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa com o apoio do IBGE, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) aponta a presença de analfabetos funcionais inclusive nas universidades, desfazendo a crença de que esta situação estaria relacionada com a pouca escolaridade. A coordenadora do sítio da Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Eliana Yunes e a professora titular em Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Elizabeth Chaves de Mello conversam com o apresentador Renato Farias sobre a incoerência de ser alfabetizado e não saber interpretar um texto.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SC – Joinville
Em Joinville, Santa Catarina, programas de saúde atendem moradores de rua por meio do Consultório de Rua, CAPS AD e o Centro POP Porto Seguro que, além do acolhimento, faz atendimento psicológico, oferece oficinas de artes, grupos de cidadania e cursos de jardinagem e paisagismo. Outro projeto que visa promover cidadania é o “Jovem Vencedor”, iniciativa da UBSF Jardim Sofia que visa combater a vulnerabilidade dos jovens do bairro, incentivando-os para a prática de esportes, promoção da cultura, convivência comunitária e cuidados com o meio ambiente além de encaminhá-los ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Maternidade na prisão
Entre as mulheres que estão presas hoje no Brasil, mais de 60% são negras e não completaram nem mesmo o ensino fundamental. A grande maioria perdeu a liberdade por crimes relacionados ao tráfico de drogas, sem uso de violência. Um terço dessas mulheres são réus primárias e não foram sequer julgadas e condenadas. Ou seja, cumpri prisão provisória no sistema penitenciário superlotado. Agora imagine que a esses dados se acrescente a maternidade. Detentas grávidas e que em sua maioria não tem acesso ao pré-natal e seus bebês que já nascem encarcerados. Ou os filhos que ficam do lado de fora, muitas vezes em abrigos, ruas, sem qualquer proteção garantida. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre esse assunto com o defensor público, Marlon Barcellos; com a pesquisadora/Projeto Nascer nas Prisões, Alexandra Roma Sanches; e com a dona de casa, Simone da Silva Neto.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Refugiados
O programa vai falar sobre refugiados, ou seja, uma pessoa que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”, em situações nas quais “não possa ou não queira regressar”. Os refugiados são um grupo específico de imigrantes e têm essa denominação por conta de uma convenção feita em 1951 que trouxe regulamentação aos diferentes tipos de imigrantes. A ONU considera esta a pior crise humanitária do século. Em 2015, o grupo de pessoas que se deslocou de seus países fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,3 milhões – não em trânsito no momento, mas que passaram por essa situação desde que esses números são compilados. O número registrou alta de 9,7% na comparação com 2014, depois de uma estabilidade entre 1996 e 2011. A origem da maior parte dos refugiados é a África ou o Oriente Médio. Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência aos direitos humanos. O regime legal específico que protege os direitos dos refugiados é conhecido como “proteção internacional dos refugiados”. A lógica que sustenta a necessidade deste regime reside no fato de que os refugiados são pessoas em uma situação específica que exige salvaguardas adicionais. Solicitantes de refúgio e refugiados carecem da proteção de seus países.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem linfática, separação e escolhas de parto
O Histórias de Mãe mostra os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Além de um bate-papo com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU





Tema: Meus sonhos são imensos: vivendo com deficiência na África do Sul
Neste documentário, conheça a história de três sul-africanos que vivem com deficiência, superam obstáculos e são grandes exemplos para suas comunidades.

Tema: Cartunistas desenham pela paz e pela liberdade de expressão
A fundação "Desenhando pela paz" surgiu há dez anos com a ajuda do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e reúne cartunistas de vários países e religiões. O grupo promoveu uma premiação em Genebra para celebrar a liberdade de expressão e de imprensa. Muitos cartunistas ainda enfrentam perseguição por suas manifestações mais políticas.
Tema: Indígenas do Japão lutam para conservar sua cultura
Os Ainus são um povo indígena no Japão e, por causa de políticas de assimilação implementadas pelo governo japonês no século XIX, chegaram a ser considerados um grupo étnico ameaçado. Hoje, há uma preocupação em conservar a rica cultura e idioma dos Ainus, incluindo seus rituais tradicionais, danças e músicas.

FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Agrotóxicos e saúde
Os agrotóxicos passaram a ser utilizados em larga escala no país a partir da entrada do Brasil na chamada “revolução verde”, com o uso de diversas técnicas para aumentar a produção no campo. No entanto, pesquisas científicas realizadas aqui e no mundo inteiro demonstraram que esses pesticidas representam um perigo para a saúde de quem consome os alimentos nos quais eles são utilizados e também para a saúde de quem trabalha com eles na lavoura. O “Dossiê Abrasco – Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde” foi uma das publicações que reuniu evidências dos riscos relacionados ao uso indiscriminado desses produtos e instituições de grande renome ligadas à saúde pública, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a própria Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), já divulgaram alertas sobre o perigo dos agrotóxicos, indicando a necessidade de um controle efetivo na utilização dessas substâncias. Para discutir o assunto, o apresentador Renato Faria conversa com o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Luiz Cláudio Meirelles; com a pesquisadora do INCA, Marcia Sarpa; e com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Robson Barizon.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Revisão da Política Nacional de Atenção Básica
A Política Nacional de Atenção Básica está passando por um processo de reformulação. Para o Ministério da Saúde, uma medida necessária para aprimorar e qualificar a atenção básica. Já o Conselho Nacional de Saúde e trabalhadores do SUS, a reformulação pode gerar desemprego e representa o desmonte do SUS. O programa vai falar sobre os dois lados desse assunto polêmico. Para isso, o apresentador Paulo Bellardi conversa com o Diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alan Nuno Alves de Sousa; e com a Conselheira Nacional de Saúde, Maria da Conceição Silva.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sempre-viva
O episódio "Sempre-viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos, essas famílias apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los, mas nos últimos anos tem tido o acesso a esse território impedido.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30