sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Programação da Semana de 29 de dezembro a 04 de Janeiro de 2016



Programa EM QUESTÃO
Tema: Ética na ciência e na Educação

  • Uma indústria farmacêutica tentou bloquear recentemente a fabricação na Índia de um medicamento genérico aplicado na terapia do câncer. Outra empresa alegou propriedade intelectual sobre genes humanos. O registro de patentes pode restringir o avanço em várias pesquisas. Pode um cientista propor ou aceitar a privatização de um conhecimento que beneficiaria a todos? Essa é apenas uma das questões no debate sobre Ética, ciência e educação. Para falar sobre esse tema, o Em Questão convidou o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Pedro Dias.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Lan: o cartunista das mulatas e das curvas sinuosas
  • O Arte & Cultura foi até a casa de Lan, em Pedro do Rio, Petrópolis, para mostrar a trajetória do cartunista que decifrou em seus desenhos a alma carioca. Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cartellini Rossi Rossini, ou Lan como ficou conhecido profissionalmente, completou 90 anos em 2015. O artista nasceu na Itália em 1925. Viveu no Uruguai e na Argentina, até adotar o Brasil como seu país de coração em 1952. Mesmo sendo estrangeiro, Lan é tido como um autêntico carioca, por encarnar como poucos o estilo de viver da Cidade Maravilhosa. A paixão pelo Rio de Janeiro foi registrada em várias charges, em que o cenário da cidade ganha formas femininas: as “Cariocaturas”. As mulheres, aliás, especialmente as mulatas, são as principais inspiradoras do cartunista, que tem como traço marcante em suas obras as formas arredondadas e as curvas sinuosas.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Série: "SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO"
Tema: Episódio 3: Modelagem molecular e medicina assistida por computação científica
  • Transportar fenômenos do mundo real para a linguagem que pode ser entendida e processada pelo computador. Essa é a função da modelagem. Pesquisadores dessa área utilizam princípios matemáticos para criar modelos virtuais que funcionam da mesma forma que os reais. Ou seja: levam o objeto de estudo para dentro da máquina. A partir desse trabalho, outros cientistas têm a base para analisar problemas e descobrir possíveis soluções. O terceiro episódio da série aborda a modelagem molecular e a medicina assistida por computação científica. O programa mostra como médicos e pesquisadores estão trabalhando juntos para a solução dos problemas de saúde, utilizando as ferramentas da computação de alto desempenho, como a realidade virtual. O episódio revela como o primeiro computador petaflópico em ação no Brasil, o SDumont, vai ajudar nesse trabalho.
"SDumont: Uma porta para o futuro": Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: COBRANE 2015
  • A Liga de Neurologia e Neurocirurgia da FMP/Fase participou como uma das organizadoras da primeira convenção de neuroligas do Rio de Janeiro. O evento realizado na Academia Nacional de Medicina reuniu profissionais de destaque na área e estudantes de medicina de todo o Estado. Na convenção, foram apresentados os principais avanços em Neurocirurgia, Neurologia, Neurointensivismo e Neurociências. Entre os temas debatidos, as terapias com células tronco e novas abordagens para doenças neurodegenerativas e para o câncer.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Física Quântica
  • A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a naturezanaquilo que ela tem de menor: as partículas com dimensões em escala atômica: átomos, elétrons, prótons, o quantum, hoje chamado de fóton, os quarks. E a relação dessas partículas elementares, invisíveis aos nossos olhos, com tudo o que podemos ver, o nosso universo. O episódio ajuda a desmistificar a complexidade do tema, com a participação do físico José Abdalla Helayel Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Casais da Atualidade
  • Todas as pesquisas indicam que a mulher cresce a cada dia no mercado de trabalho. Atualmente, mais da metade da população feminina trabalha fora. Recente estudo do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aponta ainda o aumento do número de famílias chefiadas por mulheres: de 19 para 28 por cento, em 13 anos analisados. Mas os dados econômicos nem sempre se refletem na intimidade da relação entre os sexos. Mais dinheiro não representa mais poder, nem menos trabalho doméstico. É verdade que os homens começam a dividir um pouquinho mais as tarefas. Mas continuam também agredindo companheiras e querendo impor desejos sexuais. Para analisar a influência desses novos tempos na forma tradicional de constituição familiar, o programa convidou especialistas da área acadêmica e também agregou a vivência de quem acompanha, na prática do dia-a-dia, a relação entre homens e mulheres.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Açúcar
  • Tem gente que nunca vive sem um docinho. Para alguns ele acalma, para outros ele dá energia e tem ainda os que afirmam sentir felicidade. O problema é que além da sobremesa de todo dia, a gente acaba consumindo açúcar no suco, no cafezinho e também nos alimentos industrializados e esse excesso de açúcar vem trazendo prejuízo para o brasileiro. Por isso, o Ligado em Saúde quer que você entenda o efeito do açúcar no seu organismo. Por que dizem que vicia? O programa irá tratar dos diferentes açúcares disponíveis no mercado e também dos adoçantes. Será que eles são uma alternativa saudável?
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Saúde alimentar e nutricional
  • A segurança alimentar vai muito além do que simplesmente ter comida para se comer. A questão passa não só pela quantidade de comida, mas também pela qualidade e muito mais.
Ciência & Letras: Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Macaé - RJ
  • Em Macaé, RJ, a AMAC, uma Associação de Apoio a Cegos, além de representar os deficientes visuais do município, tornou-se parceira no atendimento pelo SUS. A instituição proporciona assistência oftalmológica, psicológica e educacional. São ministrados cursos como orientação e mobilidade, informática, idiomas e braile, garantindo inclusão social e qualidade de vida aos usuários. Na capital fluminense, conhecemos o trabalho dos voluntários do INCA, que atuam tanto nas unidades assistenciais do instituto quanto no próprio Hospital do Câncer. O “INCA voluntário” acolhe pacientes e acompanhantes, faz recreações, fornece orientações, distribui donativos e realiza bazares para arrecadação de fundos. Um trabalho essencial num momento tão difícil da vida das pessoas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Afinal, o que é família?
  • Tentar regulamentar o que é família é negar vários dos direitos fundamentais de qualquer brasileiro. É voltar no tempo e dizer que são as leis que acompanham os costumes, não o contrário. Afinal, o que é família?
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Mobilidade Urbana: Soluções
  • Especialistas refletem sobre o estado atual dos esforços de combate à miséria, sobre a exclusão do Brasil do mapa da fome e sobre os desafios para manutenção dos avanços sociais.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

FMP/Fase oferece novos cursos de Pós-graduação em 2016


Começar o ano novo colocando em prática as metas estabelecidas é o desejo de muitas pessoas, principalmente quando os objetivos envolvem iniciar uma especialização, para investir no futuro profissional. Por isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para novas turmas de seus cursos de pós-graduação, com início logo no primeiro semestre de 2016.

Dois novos cursos Lato Sensu vão agradar à classe de dentistas da região. São eles: Ortodontia e Implantodontia, ambos com certificação também pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia). A previsão de início das aulas é para março e abril do ano que vem, respectivamente. A faculdade ainda oferece vagas para o já tradicional curso de especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, previsto para abril de 2016.

Na área da saúde, também há oportunidades para médicos interessados em se especializar em Alergia e Imunologia Clínica. As aulas para esse curso começam em março, na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. E há vagas para a pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética, voltada para nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e profissionais de estética, com previsão de início também para março de 2016.

Os detalhes, como os programas dos cursos, valores e inscrições podem ser acessados no site: www.fmpfase.edu.br.

Programação da Semana de 22 a 28 de dezembro


Programa EM QUESTÃO
Tema: A Luta de cada Um – Projeto de Inclusão
  • Na 30ª semana de gestação, a psicóloga Sílvia Quintan deu à luz os trigêmeos Kayque, Eduarda e Beatriz. O nascimento prematuro dos filhos levou a uma sequência de problemas de saúde. Os três passaram por cirurgias no coração. As meninas tiveram sequelas: hemorragias no cérebro. O diagnóstico: Eduarda não conseguiria se locomover, falar e nem comer alimentos sólidos. Beatriz, além de não ouvir e não andar, ainda ficaria cega. Hoje, com quase 5 anos de idade, Eduarda tem o cognitivo preservado e sua dificuldade é motora. Beatriz voltou a enxergar e precisa apenas de óculos. Kayque não ficou com nenhuma sequela. A recuperação dos três é o resultado de um trabalho intenso de reabilitação, muita dedicação e fé, que Sílvia conta em detalhes no programa. Ela também fala do projeto de inclusão de crianças com necessidades especiais criado a partir das dificuldades encontradas no dia a dia com os filhos.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30
- Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Gastronomia e Arte – Um Sonho de Natal
  • Preparar a ceia de Natal é mais que uma tradição para o chef Alessandro Vieira, ou Barão, como é conhecido. As receitas das festas de final de ano têm um sabor especial para ele: marcam a realização de um sonho. Foi preparando uma ceia de Natal que ele começou na profissão. Depois de trabalhar em várias cozinhas no Brasil e no exterior, Barão retornou à cidade onde foi criado, Areal, onde montou o primeiro restaurante próprio. Na volta às origens, também passou a oferecer cursos para a comunidade. As aulas de gastronomia continuam até hoje. 23 anos depois de preparar o primeiro cardápio, o Chef Barão não deixa de ensinar os segredos da festa: a oficina de culinária natalina é uma tradição repetida ano após ano. Seja para cozinheiros amadores, amantes da culinária gourmet, seja para novos aprendizes, que dão os primeiros passos na carreira.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h  - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Série: "SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO"
Tema: Episódio 2 : Genômica
  • O episódio fala sobre a importância do projeto de genômica desenvolvido no Laboratório Nacional de Computação Científica, o LNCC, e como essas pesquisas serão beneficiadas pela chegada do supercomputador SDumont, o mais potente em operação hoje no Brasil e o primeiro com capacidade petaflópica da América Latina: processa até 1,1 QUATRILHÃO de operações de ponto flutuante por segundo. O LNCC, coordena a Rede Genoma Brasileiro desde o início dos anos 2000. Do início do projeto até agora, mais de 400 genomas já foram sequenciados. As pesquisas geraram a publicação de mais de 500 artigos científicos. Entre os alvos, o mosquito transmissor da malária, microorganismos que causam infecção hospitalar e uma bactéria magnética encontrada na Lagoa de Araruama, no Rio de Janeiro. Cada descoberta abre um leque de possibilidades de aplicação, principalmente na área da saúde.
"SDumont: Uma porta para o futuro": Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: Gourmet nas comunidades (Madame Machado)
  • O maior festival gastronômico de Petrópolis é feito de sabor, glamour mas também de responsabilidade social. O Gourmet nas Comunidades aproxima os moradores de áreas carentes da cidade da rotina dos chefs mais renomados. O evento realizado no bairro Madame Machado contou com a parceria da FMP/Fase. A chef Ana Salles mostrou aos participantes como dar um toque gourmet na comida do dia, usando ingredientes simples. Receitas recheadas de saúde, com legumes, verduras e frutas. A aula de gastronomia foi realizada na Unidade de Saúde da Família, administrada pela FMP/Fase. Para os moradores da comunidade, uma oportunidade de descobrir os benefícios da boa nutrição para o bem estar e para a qualidade de vida.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Alzheimer
  • A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência. Ela afeta quase a metade da população idosa mundial, com mais de 85 anos. Mas também pode acontecer de forma precoce, por volta dos 50 anos. O comprometimento da memória é o sinal mais marcante, mas a evolução da doença vai comprometendo outras partes do cérebro, inclusive a responsável pela parte motora. O Em Questão aborda o tema com o neurologista e professor da FMP/Fase, Marcus Vinícius Minucci.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: De onde viemos, para onde vamos?
  • Completados 150 anos – em julho de 2008 – da teoria da evolução, de Charles Darwin, o ser humano ainda se interroga sobre suas origens. Basta lembrar os criacionistas, que defendem a existência de uma inteligência superior por trás de todos os eventos de criação da vida. Neste mesmo ano de 2008, cientistas do mundo inteiro se juntaram para colocar em funcionamento, um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência, só para poder examinar as condições do Big Bang – para muitos a origem do universo. O que também é contestado. Afinal, do ponto de vista científico, como teria surgido a vida humana em nosso planeta? E o próprio planeta? E como anda a nossa evolução biológica? Superada pelas intervenções da medicina? Mais dependentes da cultura?
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: AVC
  • Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral ou AVC é a doença que mais mata no Brasil e é a mais incapacitante do mundo. Saber identificar os sinais para buscar ajuda médica o mais rápido possível pode fazer a diferença no sucesso do tratamento e da recuperação.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Loucos pela Vida
  • O programa desta semana fala sobre o livro: Loucos pela vida - A trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil.
Ciência & Letras: Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Itatiaia - RJ

  • No belo município de Itatiaia (RJ), mostramos como o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, está ajudando a melhorar a qualidade do atendimento na atenção básica. O episódio traz a atuação de quatro médicos cubanos em atividade no município, sua integração com as equipes e com a cidade, a percepção e a recepção dos usuários e os resultados obtidos na demanda hospitalar. No Rio de Janeiro, a ONG Viva-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um trabalho de acolhimento de jovens que fazem uso abusivo de drogas. Agregando os setores de saúde, educação e desenvolvimento social, o projeto Casa Viva promove a resignificação das vidas desses meninos e meninas e ajuda na sua reinserção familiar e comunitária.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h
 
Programa EM FAMÍLIA
Tema: Emigrantes e Imigrantes

  • “Mudam de céu e não de espirito os que transpõem o mar”. Horácio disse isso meio século antes de Cristo porque migrar de uma terra para outra é algo mais antigo do que a civilização. Atualmente os motivos nem sempre tem a ver com a diversidade, mas para quem fica e pra quem vai, essa história de mudar de céu ou ir pra outra cidade, outro país ainda exige uma dose de coragem.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Paratletas

  • Inclusão, respeito às diferenças, acessibilidade, superação dos próprios limites. Paratletas é o tema debatido no programa Unidiversidade.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35