quinta-feira, 7 de maio de 2015

Alunos da Fase promovem atividades sobre alimentação infantil

Alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp realizaram atividades de conscientização para uma alimentação infantil saudável, em dois bairros assistidos pela Unidade de Saúde da Família - Machado Fagundes.

As atividades foram realizadas no Centro de Educação Infantil Carolina Amorin, na Estrada da Saudade, e na Legião da Boa Vontade de Petrópolis, em Cascatinha, e contaram com apresentação de peças, orientações sobre a importância de uma alimentação saudável, explicações sobre alimentos naturais e artificiais, oficinas sobre higienização das mãos e dos alimentos e dinâmica sobre os mitos e verdades da alimentação saudável. As crianças também receberam orientações sobre os conceitos de horta e o plantio das mesmas em garrafa PET.


Para a enfermeira responsável pelo evento, professora Patrícia Alvim, essas atividades são importantes pois trabalham com a promoção e prevenção da saúde. “Estas atividades cumprem o objetivo do programa Saúde da Família, uma vez que o enfoque é promoção e prevenção, evitando o aparecimento de doenças ou o seu agravamento. São trabalhos realizados pela USF como rotina, e os alunos são inseridos neste trabalho para perceberem a importância do mesmo”, explica.

14ª Semana de Enfermagem da Fase aborda a profissão em defesa do SUS

O Dia Internacional da Enfermagem, comemorado na data de 12 de maio, vai receber destaque na próxima semana. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover, nos dias 12, 13 e 14 de maio, das 08h às 17h30, a 14ª edição da Semana de Enfermagem, que aborda o tema “A Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15º Conferência Nacional de Saúde”.

As primeiras palestras abordam temas sobre a Enfermagem e o propósito da Entidade Científica na construção do SUS, a situação da hanseníase no município de Petrópolis, e a Enfermagem fora de sala de aula, com o objetivo de discutir temas relevantes para o fortalecimento e consolidação do Sistema único de Saúde (SUS).

Durante o evento, os alunos do curso de Enfermagem da Fase vão apresentar os trabalhos desenvolvidos por eles mesmos nas Tendas Culturais, que abordam a violência na escola, a violência contra a mulher, a violência homofóbica e a violência contra a criança.


Enfermeiros, estudantes e técnicos em Enfermagem estão convidados a participar. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível conferir a programação completa do evento. 

Confira as fotos em nosso facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.757389031048362.1073741862.443076789146256&type=3&uploaded=42