quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Envelhecimento da população alerta sobre a importância dos cuidados com os idosos

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho do ano passado, apontam que a expectativa de vida do brasileiro alcançou a maior média da história: 76 anos. Um salto de 22 anos em relação ao registrado na década de 1960, por exemplo, quando a média chegava a 54 anos.

Em Petrópolis, a população idosa é de cerca de 14% do total de habitantes, de acordo com o Censo 2010. Um número que também indica a necessidade de qualificação de profissionais da área da saúde para atuação nas especificidades do cuidado a esse público. Nesse sentido, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa. O objetivo é aperfeiçoar o aluno no processo de envelhecimento, através da discussão de ações que visam a intervenção e a promoção da qualidade de vida do idoso.

Aberto aos profissionais da área da saúde e também aos familiares que cuidam de pessoas idosas, o curso conta com uma rica programação que pretende ajudar os interessados a identificar os principais sinais das doenças mais comuns que acometem os idosos e como prestar auxílio de forma correta.

O curso é promovido pela Universidade Aberta com a Terceira Idade da FMP/Fase e será realizado no dia 23 de março de 2019 (sábado), das 08h30 às 17h30, no campus da faculdade. A programação completa, outras informações e as inscrições, que terminam no dia 20 de março, podem ser acessadas no site:

Fase oferece curso de extensão em Gestão Estratégica de Serviços

Com o objetivo de esclarecer a complexidade do setor de serviços, suas especificidades e implicações no ambiente de negócios, apresentando aos profissionais da área estratégias e mecanismos que lhes permitam alcançar a excelência operacional, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Gestão Estratégica de Serviços. As aulas ocorrerão nos dias 23 e 30 de março e 06 de abril, aos sábados, das 13 às 16h20.

A programação do curso conta com estudos de casos e apresenta temas como: Oferecendo uma experiência: definindo o conceito de serviço; Criando e mantendo a Cultura de Serviços: a gestão de recursos humanos; A Qualidade em Serviços; A Gestão de Demanda e Capacidade; Construindo a lealdade através da prestação do serviço; A Falha no Serviço: recuperando seus Clientes.


“O setor de serviços vem, continuamente, aumentando sua relevância na economia mundial. Não somente pela crescente participação na produção econômica em diversos países, mas também pela sua capacidade de influenciar o comportamento do consumidor, gerando novos hábitos e tendências. No setor de saúde, em particular, outros fatores podem influenciar a prestação do serviço, visto que questões humanas e regulatórias podem trazer mais complexidade à vida do gestor”, explica Eduardo Sessa Alves, coordenador do curso de extensão em Gestão Estratégica de Serviços da FMP/Fase.

As aulas serão realizadas no campus da faculdade. Outras informações e as inscrições, que vão até o dia 20 de março, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Curso/8018GestaoEstrategicaServicos2018/

Michel Foucault


Com aulas expositivas e leitura de textos sobre o que é o poder em Medicina, a sua relação com o controle e a sociedade, o seu exercício sobre os corpos e o surgimento do hospital, o novo curso de extensão da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) terá duas turmas disponíveis: a primeira com aulas nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro, das 18h às 20h, e a segunda nos dias 30 de março, 06, 13 e 27 de abril, das 14h às 16h. A programação completa e as inscrições, que já estão abertas, podem ser acessadas no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2019_Curso/0219MichelFoucaultMedicina2019

Gestão Estratégica de Serviços


Com o objetivo de esclarecer a complexidade do setor de serviços, suas especificidades e implicações no ambiente de negócios, apresentando aos profissionais da área estratégias e mecanismos que lhes permitam alcançar a excelência operacional, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Gestão Estratégica de Serviços. As aulas serão realizadas no campus da faculdade, nos dias 23 e 30 de março e 06 de abril de 2019 (sábados), das 13 às 16h20. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Curso/8018GestaoEstrategicaServicos2018/