segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SUS, para aonde foi o sonho?

Paulo K. de Sá (*)  


É difícil nesse momento crítico do país, onde o acúmulo de erros aconteceu e proporcionou a grande crise que testemunhamos agora, fazer uma reflexão isenta de emotividade e tendências ideológicas. Em plena turbulência política e passando por grave crise de condução estrutural e organizacional, frente aos escândalos acumulados em torno de todas as tendências políticas, assistimos a inúmeras medidas aprovadas pelo Congresso Nacional, a toque de caixa, que nos fazem refletir sobre a pertinência das mesmas. 

Fato é que desde a Constituição Federal de 1988, a definição sobre a estrutura de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) sempre foi deficitária em relação às necessidades de saúde da população brasileira, tanto de governos de esquerda como de direita. Inúmeras regulações foram realizadas através de normas operacionais e portarias ministeriais, que nem de longe conseguiam patrocinar as propostas encaminhadas. 

O resultado disso é que, embora o SUS tenha avançado do ponto de vista de sua organização e ampliação de cobertura, principalmente através da Estratégia de Saúde da Família, o processo de seu custeio ficou a desejar e proporcionou uma quebra nas contas dos governos municipais e estaduais. Poucos foram os municípios no país que conseguiram realizar investimentos de maior envergadura atendendo ao que se prega no SUS, como cobertura universal efetiva, equidade, integralidade da atenção à saúde, dentre outros. 

Muitos municípios morreram na praia ao tentarem realizar investimentos na atenção básica e se depararem com os elevados custos para cobrir a população que aspirava. A rede intermediária de suporte, os especialistas, foi esvaziada do sistema por força da competitividade do mercado privado e à baixíssima remuneração proposta pelo sistema público. A rede de alta complexidade obteve a remuneração ao nível do mercado privado e, por isso mesmo, foi para onde os recursos foram drenados com a adesão de muitas clínicas e hospitais privados, provocando uma contradição intrínseca no sistema. 

Ora, a proposta maravilhosa inspirada pela Reforma Sanitária, está agonizante. Primeiro porque está mergulhada em uma inviabilidade financeira de se atender aos princípios e diretrizes estabelecidos. Usurpada na sua possibilidade de gestão pela interferência, pela judicialização da saúde. E agora sucateada por uma sequência de atos impróprios do atual governo.  

Além da atual inviabilização do sistema, as instituições públicas formadoras na área da saúde se veem sucateadas. As privadas, limitadas pela crise econômica. O mercado privado é refém e propulsor de distorções nas relações de trabalho e o SUS não possui uma proposta decente e concreta de carreira para o profissional de saúde. 

Educação e Saúde podem se dar as mãos, as duas áreas mais importantes de uma sociedade estão agonizantes e demonstram claramente os rumos da sociedade brasileira, esgarçada e indignada com tudo que está em curso. Porém a esperança está no acordar político da população brasileira que estava comodamente hibernada diante de um predomínio ideológico inexorável diante da expansão voraz do capitalismo no mundo inteiro.  

Um novo Brasil está acordando, mas ainda teremos choros e ranger de dentes até que a calmaria venha a prevalecer mediante a formulação de uma nova proposta pela sociedade brasileira devidamente articulada e amadurecida e que não seja a reedição do velho estado colonial de sempre. 


(*) Médico e coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase (RJ)  

Programação da Semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


• Programa EM QUESTÃO
 Tema: Transtorno do Déficit de Atenção
○ O Transtorno do Déficit de Atenção é uma alteração neurobiológica na região frontal do cérebro. Essa área é responsável pelo autocontrole e pela atenção. É fundamental também para a memória, a organização e o planejamento. O transtorno atinge de 3 a 5 por cento das crianças e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida. O Em Questão aborta o tema com as participações da psiquiatra Maria Fernanda Bassères, da psicopedagoga Ana Helena Tibiriçá, coordenadora do Núcleo Pedagógico da FMP/Fase, e da coordenadora do mais novo curso da FMP/Fase, o curso de Psicologia, Rovena Paranhos.
 Em Questão: Domingo, 21h; Segunda, 15h; Terça, 20h; Quarta, 18h; Quinta, 12h; Sexta, 9h e 21h; Sábado, 12h e 18h;

 • Programa ARTE & CULTURA
 Tema: Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis
○ O Arte & Cultura traz a história de um dos mais tradicionais corais da Cidade Imperial: o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Com quase três décadas de existência, o coro apresenta um repertório formado por música sacra, folclórica e popular. O episódio tem a participação do maestro Marcelo Vizani, regente do coral desde 1998. Ela fala de sua trajetória e do trabalho realizado com o grupo de meninas, com apresentações por todo o Brasil e em Portugal. O maestro também relata a gravação do 1º disco e fala de espetáculos marcantes, como o Tour da Experiência.
 
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h
 
• Programa Ao Redor
 Tema: Hidrelétricas/Amazônia – Temperos Zanzibar - Cemitério Digital/ Ghana
○ O programa mostra o conflito Energia X Meio Ambiente, no Brasil: a preocupação com as barragens e hidrelétricas que estão sendo construídas em rios da Amazônia. O Ao Redor viaja até Zanzibar para revelar como uma mudança na forma de cultivo está ajudando pequenos produtores de temperos a superar a condição de pobreza em que se encontra a maior parte dos agricultores da região. O episódio apresenta também um problema crescente e preocupante em Ghana: os depósitos de lixo eletrônico, que já estão sendo chamados de cemitérios digitais. Uma ameaça ao meio ambiente e à saúde das pessoas que trabalham nesses aterros.
 Ao Redor: Terça, 14h30; Sexta, 10h; Domingo, 13h;

• Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Carreiras (COLÉGIO PH)
 ○ A FMP/Fase participou da décima quinta edição da Semana de Carreiras do Colégio PH, no Rio de Janeiro. Alunos dos cursos de Medicina e Nutrição levaram um diferencial para a feira de profissões: atividades práticas onde os alunos do colégio puderam participar de processos que fazem parte da rotina hospitalar.Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
• Programa FAIXA INTERATIVA:

DOMINGO – ARTE & CULTURA – NÉLIDA PIÑON
SEGUNDA – ARTE & CULTURA – MARCELO MELLO JR + EUGÊNIO FERNANDES
TERÇA – EM QUESTÃO – DESINDUSTRIALIZAÇÃO
QUARTA – ARTE & CULTURA – BRUNO SAGLIA + ARTESANATO BRASILEIRO
QUINTA – EM QUESTÃO – ÉTICA NA CIÊNCIA E NA EDUCAÇÃO 
SEXTA – ARTE & CULTURA – REGINA GUIMARÃES + SIGRID HAACK 
SÁBADO – EM QUESTÃO – A LUTA DE CADA UM - UM PROJETO DE INCLUSÃO

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

• Programa TOME CIÊNCIA
 Tema: Peixes da Amazônia
○ Os peixes fazem parte das lendas e mistérios da Amazônia. Inclusive o boto, que nem peixe é, mas na crendice popular se transforma em jovem sedutor que engravida donzelas. No mundo, esta espécie de golfinho mobiliza campanhas de proteção, pois enfrenta a triste realidade de ser morto só para servir de isca na pesca da piracatinga, que tem bom valor comercial. E nada mais misterioso que os peixes elétricos, capazes de dar choques de 500 volts quando ameaçados. Uma verdadeira bateria biológica natural, que ainda não somos capazes de reproduzir. Em busca do aumento do conhecimento, os centros de pesquisa na Amazônia se dedicam ao estudo de pelo menos 3 mil espécies da região. Os convidados são especialistas em peixes – o principal alimento das comunidades ribeirinhas e do interior, ao lado da farinha de mandioca. 
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h


• Programa LIGADO EM SAÚDE
 Tema: H1N1
○ Antes mesmo da chegada do inverno – quando os casos de infecção respiratória aumentam - o vírus H1N1 causou mortes e complicações em pacientes brasileiros. Houve uma corrida à vacinação. A campanha encerrada em maio alcançou 80% do público-alvo. Os casos de H1N1 levantaram muitas dúvidas: Diante de quais sintomas devemos procurar um serviço de saúde? É necessário saber qual foi o vírus responsável pela gripe antes de iniciar o tratamento? Em que casos o antiviral Tamiflu é indicado? O Ligado em Saúde responde a essas perguntas.

Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h Domingo, 19h30

• Programa CIÊNCIA & LETRAS
 Tema: Crianças, Adolescentes e Crack
○ O crack é derivado da cocaína, substância extraída da folha de coca. Há relatos da prática de mastiga-la desde 5 mil anos antes de Cristo. A cocaína sintetizada em laboratório a partir de 1859 pode chegar ao consumidor como pó, pedra ou pasta. O nome crack originou-se do som que emite ao ser aquecido. O uso provoca efeitos imediatos, que duram de 5 a 7 minutos, quando o humor rapidamente muda e o usuário é compelido a repetir o processo de forma a recuperar a euforia do clímax. O livro “Crianças, Adolescentes e Crack – Desafios para o Cuidado”, de Simone Gonçalves de Assis, é a obra debatida no programa desta semana.
 
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

• Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
 Tema: Salvador- BA
○ O programa mostra duas iniciativas bem-sucedidas em saúde pública na capital baiana: o CEDEBA, Centro de Endocrinologia e Diabetes da Bahia, é modelo na área de educação e atendimento multiprofissional na América Latina. Num único local, pacientes adultos, idosos e crianças encontram toda assistência necessária para o tratamento adequado da doença. E na periferia de Salvador o projeto Adolescer com Arte, criado na Unidade de Saúde Mata Escura, é exemplo de como falar de questões de saúde para adolescentes.
 Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h Sábado, 14h30

• Programa EM FAMÍLIA
 Tema: Festa de Criança
○ Festa é palavra do latim que significa celebração, dia de luz. Mas para as crianças, é mais que isso. Festa de criança é evento para guardar na memória, nos álbuns de fotos e atualmente, em muitos casos, nas redes sociais. Mas há quem diga que não é preciso grandes produções para fazer a alegria de uma criança ou até um bebê no dia do aniversário. É isso que o programa desta semana mostra.
 Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

• Programa UNIDIVERSIDADE
 Tema: Homeopatia no SUS
○ O episódio fala dos serviços de homeopatia oferecidos hoje pelo Sistema Único de Saúde, um atendimento onde a escuta e o vínculo entre médico e paciente são fundamentais.
 Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

• Programa HISTÓRIAS DE MÃE
 Tema: Exercício físico na gravidez e a escolha da escola
○ Atividade física na gravidez. Será que a gestante pode praticar exercício? Fomos a um estúdio de Pilates descobrir como uma mãe está cuidando do corpo e da saúde. E ainda, o que uma ginecologista/obstetra diz a respeito de atividade durante a gestação. E mais, você pretende colocar seu filho(a) na escola? Então, está na hora de começar a buscar as melhores opções. O "Histórias de Mãe" te ajuda nessa decisão, com dicas e a história de uma mãe de 3 crianças.
 Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

• Programa FASE.DOC
 Tema: Depressão
○ Houve um tempo em que sentimentos como tristeza excessiva, pessimismo exagerado e até vontade de acabar com a própria vida eram matéria-prima para os poetas. Sonetos, poemas e canções já brotaram da pena de autores atormentados por uma série de sensações muito parecidas com o que hoje se conhece como depressão. Mas com o passar do tempo, cada vez mais e mais pessoas vêm sendo atingidas por esse mal, que passou inclusive a ser chamado de “mal do século”. E, em vez de belas obras, o que se vê são vidas perdendo sentido e até sendo destruídas. Este especial, produzido pelo Canal Saúde, investiga como a sociedade contemporânea tem contribuído para o aumento da depressão.
 FASE.Doc: Terça, 18h Domingo, 20h

• Programa SALA DE CONVIDADOS
 Tema: Menos Açúcar e Mais o Que?
○ Primeiro foi a campanha para diminuir o sal. Agora é a vez do açúcar, que passa a ser substituído por outros produtos que prometem também adoçar. Açúcar demais faz mal. Aliás, quando o açúcar faz bem? Esse é o assunto deste episódio do Sala de Convidados.
 Sala de Convidados: Segunda, 21h Sábado, 15h

• Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
 Tema: Mídia e Democracia
○ O programa discute a democratização da mídia e o olhar da imprensa internacional sobre os recentes eventos políticos ocorridos no Brasil.
 Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

• Programa: CURTA AGROECOLOGIA
 Tema: Arroz Ecológico
○ O programa trata da abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil. 
Curta Agroecologia: Segunda, 16h Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em 4

horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30