sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Fortalecimento do SUS é tema de mostra na FMP/Fase


Nos dias 29 e 30 de novembro, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) sediará a primeira Mostra SUS do município. O Sistema Único de Saúde está completando 30 anos em 2018 e inspirará debates no encontro, que terá apresentações de trabalhos e trocas de experiências com os profissionais da área.

No primeiro dia, serão realizados debates com os temas “O SUS que temos e o SUS que queremos” e “O panorama atual do SUS no Estado do Rio de Janeiro”. A abertura da mostra, às 14h, contará com as participações do prefeito da cidade, Bernardo Rossi, da secretária de Saúde, Fabíola Heck, e da supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, que falará da contribuição da instituição para a rede pública de saúde e a formação de profissionais qualificados para o SUS.

Para se ter uma ideia dos constantes investimentos realizados pela FMP/Fase, que mantém programas de residência médica no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, este ano foi firmado um convênio que prevê R$ 12 milhões em obras e equipamentos para a unidade hospitalar. O projeto prevê reformas das enfermarias, ampliação de leitos na urgência e na Unidade Pós-Cirúrgica (UPC), novo Hemocentro e uma Casa de Partos.

A instituição de ensino também está realizando a obra do  novo prédio do Ambulatório-escola, em Cascatinha, que vai dobrar o número de atendimentos realizados hoje, e irá oferecer 3 salas de raios x odontológico, 1 sala de ultrassonografia e Ecocardiografia, 1 sala de laudos, 1 sala de eletrocardiograma, 1 sala de tomografia odontológica, 1 posto de coleta, 1 recepção (com 4 postos de atendimento), 1 sala de espera, 1 central de material esterilizado, 1 sala de estudos, 7 salas de aula (com 48 lugares), 3 salas de professores, 1 sala de reuniões, 2 salas de curativo, 1 posto de enfermagem, 1  laboratório de simulação odontológica, 52 consultórios odontológicos, 2 salas de pequenas cirurgias e 19 consultórios médicos.

Outro dado importante que vale ressaltar é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde através dos serviços promovidos nas comunidades e com a prestação de atendimentos à população. Apenas em 2017, o levantamento da FMP/Fase revela que foram realizados 89.682 atendimentos no Ambulatório Escola, 48.967 nas quatro Unidades de Saúde da Família geridas pela faculdade, 24.870 no Ambulatório do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e 5.416 no DIP. No total, 168.935 atendimentos contabilizados. Serviços estes prestados por 222 profissionais, entre técnicos e professores, contratados pela própria faculdade.

Em busca do fortalecimento do SUS, os participantes discutirão, no segundo dia, a partir das 9h, a “Participação e educação popular em saúde” e a “Vigilância em saúde”. A primeira mesa será mediada pelo coordenador de Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, e a segunda pela professora Alessandra Sauan, do curso de Enfermagem.

Às 10h30, as redes de atenção à saúde serão os temas dos trabalhos que serão apresentados. Às 14h, a pauta será “Gestão da Rede de Atenção à Saúde - O olhar do Governo do Estado”, com representantes da secretaria estadual e dos municípios de Paraíba do Sul e de Areal. Na parte da tarde também serão apresentados os trabalhos premiados, com mediação da professora Lívia Teixeira, coordenadora das unidades de saúde da FMP/Fase.

A Mostra SUS também terá apresentações de práticas de cuidado e da atenção básica, atividades culturais, com exposições na Tenda Paulo Freire e feira de artesanato; encontros motivacionais; exercícios de alongamento; e meditação para melhorar a qualidade de vida dos cuidadores, a cargo do professor Carlos Luiz da Silva Pestana.

Atenção à Pessoa Idosa


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa, promovido pela Universidade Aberta com a Terceira Idade, da FMP/Fase. O objetivo é aperfeiçoar estudantes e profissionais da área da saúde e demais interessados para que possam entender o processo de envelhecimento e discutir ações de intervenção em prol da qualidade de vida do idoso. O curso tem carga horária de 8 horas e está previsto para o dia 15 de dezembro. Outras informações e as inscrições podem ser acessadas no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20182_Curso/7818CapacitacaoOrientacaoVidaSaudavel2018