segunda-feira, 5 de junho de 2017

Programação da Semana de 04 a 10 de junho de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 
 

Programa EM QUESTÃO

Tema: A matemática na nossa vida
A matemática mudou a história da humanidade. Graças a ela, foi possível contar o tempo, criar o calendário, compor músicas, construir prédios, desenvolver computadores. A matemática está por toda a parte. Mesmo que a gente não consiga perceber. Considerada a ciência das ciências, ela é uma das áreas de conhecimento mais antigas. Surgiu antes mesmo da escrita. E foi a matemática a escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. O episódio com o tema A Matemática na Nossa Vida tem como convidado o físico, Jose Abdalla Helayël-Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                

Programa ARTE & CULTURA                

Tema: ED Motta: A arte universal da música
O programa traz o suingue do cantor, compositor, multi-instrumentista, e arranjador Ed Motta, que estourou nas paradas de sucesso no final dos anos 1980, com canções que tocam até hoje nas rádios, como “Manuel”, “Colombina” e “Fora da Lei”. Sobrinho de Tim Maia trilhou o próprio caminho construindo um estilo particular, marcado pela variação de sons vocais, criando músicas sem letra, apenas com vocalizações, chamadas de “Edmottês”.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h

                       
Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto Veras (ABEM)
Durante o 5º Congresso Regional da Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, realizado na FMP/Fase, os participantes puderam conhecer o Projeto Veras, desenvolvido pela Universidade De São Paulo.  O programa tem como meta avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina. Os resultados dessa avaliação, que vem sendo feita nos últimos cinco anos, têm sido publicados pela USP, o que tem permitido o desdobramento do projeto em uma série de diferentes estudos. Um deles apontou que 40% dos entrevistados apresentavam sintomas de depressão. Os dados servem para ajudar as faculdades de Medicina em todo o país a adotar estratégias que proporcionem uma formação mais humana. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

  
Programa AO REDOR

Tema: Energia Solar/Haiti - Alpacas/Andes - Chocolate/Indonésia

O programa mostra por que a energia solar é a mais nova aliada do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na promoção da saúde das crianças no Haiti. O Ao Redor mostra também a importância econômica das alpacas na Cordilheira dos Andes. O animal virou a estrela das criações e também das pequenas empresas da região. E na Indonésia, a indústria do chocolate investe no aprimoramento das técnicas usadas pelos produtores de cacau, para garantir o fornecimento contínuo da matéria-prima - já ameaçada de escassez.

Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h

          
FAIXA INTERATIVA

DOMINGO - ARTE & CULTURA – WLATER BERNER: 5 DÉCADAS DE ARTE
SEGUNDA - EM QUESTÃO – PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

TERÇA - CIÊNCIA & LETRAS – SANEAMENTO:PROMOÇÃO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, SUTENTABILIDADE AMBIENTAL + LIGADO EM SAÚDE: TOSSE
QUARTA - ARTE & CULTURA – SÉRGIO CÉSAR: GIGANTE DO PAPELÃO
QUINTA - ARTE & CULTURA – CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS DE PETRÓPOLIS

SEXTA - ARTE & CULTURA – MONTE RORAIMA
SÁBADO -  ARTE & CULTURA – ETNOLOGIAS CULINÁRIAS + ARTE & CULTURA – MEMÓRIA E IMAGEM
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA             

Tema: A água nossa de cada dia
Todo mundo sabe que a vida na terra começou na água e que as primeiras civilizações se desenvolveram perto de rios. Água, portanto, é essencial para a vida. Mais de 70% de nosso corpo é feito de líquido. Nosso planeta é terra no nome, mas tem uma superfície com três quartos de água. Mas só 1% dela pode ser bebida e já está faltando água para muita gente. Um estudo de 2011, da nossa Agência Nacional de Águas, apontou a necessidade de investimentos de mais de 22 bilhões de reais para evitar que mais da metade dos municípios brasileiros sofram com falta d’água em 2015.

TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

 

Programa LIGADO EM SAÚDE           

Tema: Reflexologia  

O programa vai debater sobre a Reflexologia ou Reflexoterapia, técnica na qual o terapeuta atua nas chamadas áreas reflexas das mãos e dos pés, onde cada ponto corresponde a um órgão do corpo. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a naturóloga Ananda Gonzalez.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 

Tema: Teatro documentário   

O livro "Teatro Documentário Brasileiro e Argentino: o Biodrama pela teatralidade do comum" traça um paralelo entre as interpretações de autobiografias no Brasil e na Argentina. O termo biodrama é baseado no Ciclo Biodrama, criado pela diretora argentina, Vivi Tellas, com o objetivo de levar para o teatro a encenação de biografias de pessoas comuns em seu cotidiano. O autor Davi Giordano desenvolveu a obra a partir de sua pesquisa sobre autobiografia cênica, autoficção, biodrama e teatro documentário, que são metodologias que possibilitam, através de encenações, observar episódios rotineiros que passam despercebidos. Para conversar sobre a publicação, o apresentador, Renato Farias conversa com o diretor, professor e escritor de teatro, Davi Giordano e com a crítica e diretora de teatro, Danielle Ávilla Small.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          

Tema: Guarapuava/ Toledo - PR   

O episódio mostra o SIM Paraná (serviços integrados de saúde mental), para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas da região, com serviço ambulatorial, acolhimento e residencial temporário. Você vai conhecer casos de pessoas que estão dando a volta por cima graças ao serviço multiprofissional desenvolvido. Toledo, no oeste do Paraná, possui uma das Centrais de Especialidades do Paraná (CEP) que está conseguindo zerar filas de espera. Em parceria com o Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) o CEP inova não apenas na estrutura física, mas também no modelo de atenção, mais integrado com as ESFs locais.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      

Tema: Aposentadoria      

A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o aposentado e empresário, Luiz Otávio Dobal; com a funcionária pública aposentada, Mônica de Souza Gomes; e com a autora do livro Trabalho e Longevidade, Márcia Fernandes Tavares sobre como é a vida de quem se aposenta. Como se preparar para a aposentadoria? Qual a sensação de quem se aposentou há pouco tempo? Como são as mudanças na rotina e como isso mexe com a pessoa? Qual a expectativa de quem está para se aposentar? Como essa novidade altera a vida familiar? Essas e outras questões estarão em discussão no programa.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            

Tema: Líderes comunitários   

O Dia Nacional do Líder Comunitário foi celebrado em 5 de maio e o programa vai debater sobre o papel dessas pessoas para a defesa, o desenvolvimento e a melhoria da coletividade.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30

 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Beleza e dicas de roupas
O programa dessa semana irá focar a beleza e os cuidados com a saúde da gestante. E que tal falar sobre moda? Você não pode perder! Eu e a nossa consultora de moda, Suellen de Oliveira, fomos até um brechó mostrar que você pode ficar bonita pagando pouco. Ela deu dicas para a gente de roupas que você deve ter no armário e como combiná-las. E quem sabe você ganha um dinheiro com as roupas que você tem em casa e não usa mais?! Ainda falando sobre a beleza da mulher, a ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger, explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto alto.  Nesse programa temos dicas para você, mãe e mulher ficar linda.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

 
Programa FASE.DOC – ONU
Tema:
Na República do Congo, envolver comunidades no manejo florestal sustentável traz benefícios
A República do Congo, país centro-africano com mais de 4,7 milhões de pessoas, é altamente dependente dos recursos florestais para os meios de subsistência. Apesar de ser o segundo recurso natural mais valioso depois do petróleo, a contribuição das florestas para a economia nacional é relativamente baixa. As taxas de desmatamento e de degradação, embora baixas em relação aos padrões internacionais, têm crescido rapidamente nos últimos anos. Prevê-se que se acelerem ainda mais à medida que o país tenta desenvolver áreas florestais, e à medida que a população cresce cerca de 3% ao ano. 

 
Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Heróis do Clima: Histórias de Mudança

O ator e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática. O documentário traz nove histórias inspiradoras – em lugares como Índia, Gana, Austrália, Bangladesh, Quênia, México, Filipinas e China – mostrando ações sobre as mudanças climáticas que estão criando postos de trabalho, melhorando a vida de muitas pessoas e transformando sonhos de um futuro melhor em realidade.

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Conferência de Paris sobre o Clima: Adaptando-se a um clima em transformação


Vivemos em um mundo de mudanças climáticas. A ciência continuará evoluindo, mas temos conhecimento suficiente para agir – e estamos agindo. Cometemos muitos erros, mas esta pode ser uma oportunidade para a transformação rumo a um planeta sustentável.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

 

Programa SALA DE CONVIDADOS

Tema: Lei da biodiversidade  

No dia 22 de maio, celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade. E há praticamente dois anos a comunidade científica comemorava a aprovação da Lei da Biodiversidade, sancionada pela presidente Dilma Roussef, em junho de 2015. O Marco Legal da Biodiversidade, estabelecido com a aprovação do Projeto de Lei 7.735/2014, que deu origem à Lei 13.123/2015, com o apoio de instituições científicas como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prometia reduzir a burocracia e estimular a pesquisa com espécies nativas. Essa lei também foi criada para regular a repartição dos benefícios para a conservação e o uso sustentável da natureza Os convidados para discutir o assunto são a assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-integrante do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente (CGEN/MMA), Manuela da Silva; a advogada especialista em propriedade intelectual e biodiversidade, Aline Morais; e a consultora da Associação Brasileira da Indústria Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Ana Claudia Oliveira.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE

Tema: Formação de trabalhadores para a saúde: Educação popular em saúde e educação técnica  
O apresentador Paulo Bellardi conversa com a Coordenadora Nacional - EdPopSUS, Vera Joana e com a vice diretora de ensino da Rscola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, Páulea Zaquini sobre como a educação popular em saúde e a formação técnica contribuem para a qualificação dos profissionais no SUS..
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Sempre-viva   

"Sempre-viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

 

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30