quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Exposição "Imagem de um quilombo"

A exposição “Imagens de um quilombo” faz parte da pesquisa de mestrado “Escola e contexto social: um estudo de processos de construção de identidade racial numa comunidade remanescente de quilombo” de autoria da pesquisadora e doutora Maria Clareth Gonçalves Reis.
As fotografias foram feitas entre dez/2001 e mar/2003 na Comunidade Remanescente de Quilombo Chacrinha dos Pretos por Abílio Maiworm, compõem um acervo de cerca de 750 fotos. Foram construídas dentro do contexto da pesquisa e submetidas a ela, abarcando as múltiplas dimensões sócio-ambientais da comunidade quilombola em questão. Isto não significa que estejam isentas de interpretação e de um olhar fotográfico específico, construído aos poucos conforme as visitas ao campo aconteciam, a pesquisa avançava e as relações humanas e com o ambiente geográfico circundante tornavam-se mais íntimas e ganhavam confiança mútua.
Abilio Maiworm Weiand também é poeta, com algumas premiações, e militante do movimento de agroecologia em Petrópolis.


Centro Cultural FASE - FMP, Casa Hercílio Esteves

De 19 de novembro de 2009 à 18 de dezembro de 2009.
Visitação: De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h.

Veja programação completa do Centro Cultural FASE - http://sites.google.com/a/fmpfase.edu.br/centro-cultural-fase-fmp/programacao-1/imagens-de-um-quilombo

Candidatos de administração conhecem o diferencial da FASE

Um encontro promovido entre a coordenação do curso de administração e a coordenação de projetos especiais da FASE, reuniu cerca de 10 candidatos, que prestaram vestibular no dia 25 de outubro, para um bate papo sobre o mercado de trabalho, administração e os diferenciais da Faculdade Arthur Sá Eap Neto.

Para o coordenador Levi Granja o estudante que optar pela Instituição terá um ensino de qualidade, já que a FASE faz parte do grupo das melhores faculdades do estado do Rio de Janeiro.
A reunião ainda contou com a participação do ex aluno Aloísio Pinheiro Barros, formado há 1 ano e que já está inserido no mercado de trabalho, atuando como diretor administrativo de um hospital da cidade.
A expectativa é que outros encontros como este sejam realizados e adaptados para os outros cursos.

Visita do Ministério da Saúde

Durante esta semana a Instituição recebeu uma comissão assessora do Ministério da Saúde para acompanhar o desenvolvimento dos projetos que a Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto participam, com o incentivo e financiamento do Ministério da Saúde e Educação.
Os projetos fazem parte do PRÓ Saúde - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde I e II; PET Saúde I - Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde e PEP saúde - Programa de Educação Permanente em saúde. Todos esses projetos envolvem alguns alunos, postos de saúde da família, hospitais, professores e preceptores.
A visita teve como objetivo articular e integrar os 3 programas, analisando as necessidades de melhoria e participando durante poucos dias da rotina dos projetos.
De acordo com o coordenador do Pró Saúde, Geraldo Cury, o foco está na formação de profissionais para a rede básica de saúde.

Na programação, os visitantes participaram de uma reunião com direção, professores envolvidos em algum Programa e alunos.

PRÓ SAÚDE
O Governo Federal vem implementando políticas de inclusão social que têm expressões concretas nas áreas sociais, especialmente na Saúde e na Educação. Na área de Saúde há um consistente esforço para a substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar.
Neste sentido, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESU) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituíram oPrograma Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O objetivo do programa é a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica, promovendo transformações na prestação de serviços à população.
Em todo o Brasil, 354 cursos participam com projetos (entre eles, 57 Medicina, 70 Enfermagem e 35 Nutrição). A Instituição participa com os três cursos da área da saúde.

PET Saúde

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005. O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES e Secretaria de Atenção à Saúde – SAS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.Cada grupo PET-Saúde é formado por 1 (um) tutor acadêmico, 30 estudantes - sendo 12 estudantes monitores, que efetivamente recebem bolsas - e 6 (seis) preceptores. Para o ano letivo de 2009 foram selecionados 306 grupos. Isso representa 5.814 bolsas/mês, além da participação de 5.508 estudantes não bolsistas, totalizando 11.322 participantes/mês.

PEP Saúde
Programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde com 3 sub projetos ( acolhimento em atenção básica, em urgência e emergência e em saúde mental). O programa capacita as equipes de saúde em acolhimento com avaliação de risco.