quinta-feira, 4 de junho de 2009

Representante da Instituição na FIRJAN abre palestra sobre crédito consciente

Dinheiro e crédito. As duas palavrinhas andam juntas e podem ser sinônimos de realização de sonhos, mas se usadas de forma errada, significam muita dor de cabeça. O crédito consciente hoje também é preocupação dos empresários em relação a seus colaboradores. Em função disto, o Núcleo Regional de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN na Região Serrana promove, em Três Rios, uma palestra direcionada a funcionários de empresas de todos os setores. Eles vão aprender que o crédito, se planejado, pode ser muito útil.
O encontro com gerentes de relacionamento da BV Financeira será realizado na segunda-feira, às 17h, no Senai de Três Rios (Rua Izaltino Silveira, 90, Centro). As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas.
Pesquisa da Cardif, uma seguradora internacional, sobre o crédito em 14 países, revela que 49% dos brasileiros que tomaram crédito tiveram alguma dificuldade para pagar. A média dos demais países foi de 23%. Alguns dados mostram que o brasileiro é um grande consumidor de crédito, mas que teve, e ainda tem, grandes dificuldades para pagar.
Fabiana Carneiro e Erica Fermino, gerentes de relacionamento da BV Financeira, vão conscientizar os participantes do encontro da importância do planejamento financeiro antes de fazer um crédito. Elas usam exemplos práticos, simulações de créditos e situações do cotidiano nas demonstrações.
A abertura do encontro será feita por Ricardo Tammela, coordenador do Núcleo Regional de Responsabilidade Social da FIRJAN na Região Serrana e representante da Faculdade Arthur Sá Earp Neto no Conselho Regional da FIRJAN e Ana Cristina Nascimento, assessora adjunta de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 2237-3136 e pelo e-mail rr.petropolis@firjan.org.br.

Alunos desenvolvem pesquisa sobre exame papanicolau

Quatro alunos do quarto ano de Medicina realizaram uma pesquisa sobre a adesão do exame papanicolau entre mulheres de 25 a 59 anos nos postos de saúde da família da Estrada da Saudade I e II e Machado Fagundes.
O artigo foi apresentado na XIV Semana Científica promovida pela Instituição e ganhou o Prêmio Lions Jovem Cientista, no último dia 23.
De acordo com o acadêmico Fausto Rezende, a idéia do tema partiu da professora Isabela Vogel, da disciplina de Programa Curricular de Serviço a Sociedade, que os incentivou a saber como estava a cobertura do exame nos postos de saúde de Petrópolis.

O câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Para a detecção precoce e redução de sua incidência utiliza-se um método de melhor razão custo-efetividade, o exame citológico Papanicolaou, o qual atualmente tem cobertura nacional de 25%. Toda mulher entre 25 e 59 anos deve submeter-se ao exame, faixa etária na qual, geralmente, as mulheres se encontram em vida sexual ativa. A Unidade de Saúde da Família (USF) por ser a porta de entrada do sistema de saúde e ter como meta a redução do câncer de colo uterino, deve estar preparada para a recepção e sensibilização da usuária, com profissional capacitado para realização da coleta.

Foram recolhidas informações de quase 1.100 mulheres e apesar do grande número de consultas, a cobertura do exame é baixa nas unidades analisadas.

Tendo em vista que o vínculo das mulheres com a USF é um dos principais elementos para assistência à mulher dentro do Programa de Saúde da Família, verifica-se uma insatisfatória adesão à USF. Devemos levar em consideração o número de mulheres que, por vergonha ou por possuir planos de saúde, realizam o exame fora da unidade. Esse estudo continua em andamento, tendo como meta identificar as causas do baixo vínculo das unidades abordadas.

Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero

A partir dessa pequisa, será realizado no dia 20 de junho uma campanha de prevenção ao Câncer de Colo do Útero, no PSF Estrada da Saudade. As mulheres poderam marcar ou realizar no mesmo dia o exame papanicolau. A campanha também visa atualizar o calendário de vacinas das crianças.