segunda-feira, 12 de junho de 2017

Programação da Semana de 11 a 17 de junho de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

 

Programa EM QUESTÃO

Tema: Saúde Mamária

Dores e pequenos cistos nos seios são sintomas recorrentes entre as mulheres. Atingem até oitenta por cento da população feminina brasileira. Felizmente, a maior parte dessas alterações é benigna. O maior temor, no entanto, é em relação ao câncer de mama, o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, são mais de 57 mil casos novos por ano no Brasil. A doença não apresenta sintomas na fase inicial. Por isso, a importância do rastreamento para a detecção nos primeiros estágios, aumentando as chances de cura. O Em Questão aborda o assunto tendo como convidado o mastologista Carlos Vinícius Leite, professor da FMP/Fase e responsável pelo Projeto de Extensão Saúde Mamária em Petrópolis.

Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Mulheres em Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, é considerado um dos maiores gênios da música popular brasileira. Autor de obras-primas, como “Carinhoso”, deixou um legado de mais de 2 mil músicas. Foi ele quem definiu a forma musical do chorinho, ao combinar elementos presentes nas valsas, polcas e modinhas do começo do século XX com sonoridades rurais e afro-brasileiras. No ano em que comemoramos os 120 anos do nascimento do compositor, instrumentista, arranjador e maestro, o trio musical “Mulheres em Pixinguinha”, formado por Nati Spielmann, Daniela Spielmann e Sheila Zagury, presta uma homenagem em forma de show, com atmosfera teatral, que leva o público a uma viagem de volta à casa de Pixinguinha.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Enfermagem 2017
A 16ª semana de enfermagem da FMP/Fase teve como tema as boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. Outros tópicos, como  enfermagem obstétrica e a inserção do enfermeiro nos diferentes espaços de cuidado,  também  foram abordados durante a programação.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Hiroshima e Nagasaki – Testes Nucleares – Celulares/Filipinas
Uma reportagem especial das Nações Unidas relembra o desastre nuclear de Hiroshima e Nagasaki, com o depoimento de uma sobrevivente das bombas atômicas, em 1945. O programa também mostra a importância do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares para evitar uma nova guerra atômica e como é feito o trabalho de monitoramento numa estação da Groelândia. O Ao Redor revela também como a tecnologia dos telefones celulares está facilitando a vida financeira das populações das áreas mais remotas das Filipinas.

Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h

          
FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Em Questão - A Importância do Trabalho Multidisciplinar na Saúde 

SEGUNDA: Em Questão - Enfermagem Forense 

TERÇA: Em Questão - Enfermagem e Prevenção: O Cuidado Com o Adolescente 

QUARTA: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação na Adolescência 

QUINTA: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação Infantil

SEXTA: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação na Fase Adulta e na Terceira Idade 

SÁBADO: Em Questão - O Papel Social dos Esportes de Alto Desempenho 

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: A economia enquanto ciência
Taxa de juros, superávit primário, inflação – todos estes termos, nem sempre muito claros para a maioria da população, mesmo assim fazem parte do imaginário de que a economia é que decide os caminhos do país, se confundindo com a política. Tanto que quando se fala sobre a profissão de economista no Brasil lembra-se logo de profissionais em altos escalões governamentais, tentando solucionar crises ou comandar planos de estabilidade para acertar os rumos do país. Mas a ciência econômica é muito mais que isso. Tem metodologias próprias e aplicações muito mais abrangentes do que a atuação no mercado de capitais ou na administração de recursos em empresas. É útil na análise e na gestão dos mais variados tipos de organizações humanas. Para definir até que ponto a ciência econômica pode ser vista como atividade científica ou considerada mecanismo de uso político, foram convidados especialistas para debater o papel dos economistas e da economia na sociedade atual.

Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Lombalgia
A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos". A dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico. Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, que é definida como dor irradiada para o território de uma raiz nervosa lombar, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento. É um problema muito prevalente e pode ser causa de incapacidade. Mais de 90% da população mundial sofre episódio de dor lombar em algum momento da vida e a lombalgia é a segunda causa mais frequente de procura pelos serviços médicos. A apresentadora Marcela Morato conversa com o ortopedista da INTO, Antônio Eulálio sobre os tipos, os fatores de risco, as causas e os sintomas da lombalgia.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Manual do Gestor Municipal do SUS
O "Manual do Gestor Municipal do SUS" foi elaborado a partir de atividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde e Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAPPIS-IMS-UERJ). O guia tem por objetivo ser uma fonte de consulta diária dos profissionais municipais de saúde e auxiliar os gestores nas principais questões do Sistema Único de Saúde (SUS). Para conversar sobre o manual, o apresentador Renato Farias recebe a coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) e professora associada do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ), Roseni Pinheiro e com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), Conceição Souza Rocha.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Rio de Janeiro /RJ
Na capital fluminense, conhecemos o Programa Academia Carioca, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Através dos profissionais de educação física vinculados às unidades básicas de saúde, o programa estimula a prática regular de atividade física e incentiva o estilo de vida saudável com práticas corporais e culturais, despertando o interesse por novos saberes. Presente em todas as regiões do município, com resultados positivos na redução de doenças crônicas e agravos à saúde, o programa se concretiza como uma importante ação de saúde pública, promovendo o bem-estar físico, mental e social em cada território.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Colecionadores     
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o estudante de cinema e colecionador de bibelôs de gatinhos, Jairo Leme; com o colecionador de objetos do Michael Jackson, Maurício Codi; e com a psiquiatra, Vera Garcia sobre como essas coleções começaram e o que significa para cada um ter cada uma delas.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h
     
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Educação Técnica em Saúde
O programa irá discutir sobre a importância do ensino técnico em saúde, como anda o panorama no Brasil e os desafios e dificuldades pela frente.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem Linfática
No Histórias de Mãe, você vai conhecer os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Fomos até uma clínica de estética conferir de perto essa massagem. Conversamos com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica. 
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Ritmos africanos permeiam a música cubana
Quando os africanos foram trazidos, séculos atrás, para Cuba para trabalhar nas plantações de açúcar, também trouxeram suas tradições culturais – incluindo sua música e instrumentos. Quando chegaram na ilha caribenha, abraçaram o ritmo da população indígena e a misturaram com sua própria batida africana. Agora, os jovens estão mantendo viva a música dos escravos a partir de criações próprias.

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Mali: de frente com o perigo diariamente
De todos os pontos problemáticos do mundo, o Mali é um dos lugares mais perigosos para ser um integrante da força de paz das Nações Unidas. Nessa reportagem especial da ONU, acompanhamos um jovem soldado em suas patrulhas diárias em meio a sua mais frequente questão: ele e sua equipe retornarão com segurança para a base?

 

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Haiti: cantando pela paz 
Durante muito tempo, o Haiti conviveu com inseguranças políticas e sociais. Em 2004, as Nações Unidas estabeleceram uma missão de paz no país, a MINUSTAH. Além da instabilidade política, o Haiti também enfrentou desastres naturais como o terremoto de 2010 e o furacão Matthew, em 2016. Apesar disso, muitos haitianos estão determinados a usar a criatividade e a música para construir um futuro melhor.


Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Trabalhadores Resgatados da Escravidão
Rafael, Durval, Judimar e Laudir. Estes são os quatro trabalhadores vulneráveis e resgatados da escravidão que compartilharam suas histórias com o Embaixador da Boa Vontade da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Wagner Moura. O encontro aconteceu em preparação para o lançamento da campanha 50 For Freedom, que pede que o Brasil ratifique o Protocolo da OIT sobre trabalho forçado para reforçar o combate à escravidão moderna.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Líderes Comunitários e Saúde
Líderes comunitários são pessoas que têm um papel fundamental na melhoria das condições de vida de uma comunidade. Eles participam ativamente das atividades do local em que vivem e se envolvem na defesa dos interesses da coletividade e no desenvolvimento daquela localidade. São pessoas com a capacidade de ouvir e ser ouvidas. Por seu envolvimento e pela influência que possuem em suas comunidades, esses líderes têm um peso importante e podem ser parceiros de grande valor na implementação de políticas públicas. Dado o Princípio de Regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o qual o sistema deve se organizar por áreas geográficas delimitadas, os líderes comunitários têm um papel importante, inclusive, na aplicação de políticas públicas de saúde. O apresentador conversa com a diretora do Projeto Marias, Norma Maria; com o professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Alexandre Pessoa; com a coordenadora do projeto Reciclação, Zoraide Gomes (Cris dos Prazeres); e com a representante do Centro de promoção da Saúde (CEDAPS), Rhayane Veiga sobre esse assunto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Formação de trabalhadores para a saúde: Graduação e Pós-graduação
O apresentador, Paulo Bellardi conversa com a pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Maria Helena Machado, e com o pesquisador do ISC/UFF, Armando Cypriano, sobre a graduação e pós-graduação na formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha vida
"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres, que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


 
Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

 

Fase promove Dia de Instrução de Higiene Oral e Biossegurança

A sexta-feira (09) foi marcada com uma ação de instrução de higiene oral e biossegurança na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). Na ocasião, alunos do 3º período do curso de Odontologia apresentaram o trabalho de instrução oral da disciplina de Periodontia, abordando temas de instrução de higiene oral sobre implantes, biossegurança e instruções de higiene oral em próteses fixas e removíveis.

 “A intenção do evento é fazer uma promoção de saúde bucal e avaliar os alunos do 3º período, pois no próximo semestre estarão atuando na clínica de diagnóstico, tendo contato direto com a população. O objetivo é perceber como eles estão conseguindo passar a instrução e as práticas de higiene oral para o paciente”, explica Gisele Damasceno, professora do curso de Odontologia da FMP/Fase. 

Durante o evento, foram distribuídas diferentes mesas no hall do prédio da faculdade com a intenção de oferecer conhecimentos na instrução de higiene oral de crianças, bebês, adultos e de pacientes que usam próteses sobre implantes, pois atualmente há muita demanda por esse tipo de atendimento na cidade.

“Essa atividade é muito importante para o nosso crescimento profissional, pois através do treino podemos saber como abordar o paciente, como explicar todo o procedimento e passar o nosso conhecimento. Dessa forma, a gente consegue ver o que é preciso melhorar para quando chegar à prática. Além disso, nos sentimos mais seguros”, avalia Lorena Corrêa, aluna do 3º período de Odontologia da FMP/Fase. 
Para fazer a avaliação dos alunos que passavam as informações ao público, um grupo, formado por cinco funcionários da faculdade, 10 alunos do 2º período de Odontologia, cinco auxiliares em saúde bucal e cinco professores, participou da explicação. Os estudantes fizeram demonstrações práticas de escovação, utilização do fio dental e orientações com alguns jogos interativos, como o jogo dos 7 erros, onde era preciso adivinhar o que estava errado no atendimento.

“Eu aprendi muito. Achei interessante a forma utilizada para explicar o tratamento para crianças especiais, pois até então eu não tinha noção de como seria o procedimento. Também gostei das informações sobre a higiene bucal com bebês, pois muitas pessoas não sabem que essa higienização precisa ser feita, mesmo que a criança seja apenas um bebê. Eles souberam passar os conhecimentos super bem”, destaca Fátima de Andrade, estudante auxiliar de Saúde Bucal.