segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Programação da Semana de 21 a 27 de outubro de 2018


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Série 3ª idade – Geração 50 +
A participação dos idosos no grupo de pessoas economicamente ativas vem crescendo ao longo dos últimos anos. Segundo o levantamento do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, por exemplo, eles já representam 7,8% da classe trabalhadora. E a tendência é desse percentual continuar crescendo. São profissionais maduros que decidem não parar quando chega a idade da aposentadoria, seja por realização pessoal, seja por necessidade. No 4º programa da série 3ª Idade, o Em Questão fala da Geração 50+ e o mercado de trabalho. O episódio conta com as participações da professora do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Darcy Mitiko, e do Mórris Litvak, CEO da MaturiJobs, empresa que faz a ponte entre pessoas acima de 50 anos e as oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


        
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Bia Sabino: conexão com a música
Bia Sabino mergulhou no universo musical muito cedo. Com apenas 4 anos, entrou para o coral da escola. A partir daí não parou mais de cantar.  Mesmo quando enveredou por outros caminhos, deu um jeito de somar o que aprendeu com a música. Foi assim com a graduação em Geologia e também com a formação circense. Seu primeiro disco, “Ecos”, reúne todas essas experiências, assim como os shows, em que é capaz de emendar um malabarismo no trapézio com uma canção.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h


                            Segunda, 18h

                            Terça, 9h e 21h

                            Quarta, 15h

                            Quinta, 20h

                            Sexta, 18h

                            Sábado, 9h e 21h                    

Programa MINUTO FASE
Tema: Grupo Florescer – 15 anos
São 15 anos de muitas histórias. Criado em 2003, o Grupo Florescer tem como meta promover mais qualidade de vida, emocional e física, para os participantes. O principal instrumento desse trabalho é o artesanato. As atividades são realizadas na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. São tantas experiências de vida contadas no grupo, que para iniciar as comemorações dos 15 anos, as integrantes mergulharam na produção de um livro.

Tema: Projeto Tratamento Restaurador Atraumático – Mobilidade Estudantil
Uma técnica menos invasiva para o tratamento de cáries, que permite levar a assistência odontológica a lugares remotos ou que não possuam infraestrutura para um atendimento convencional. Assim, é o Tratamento Restaurador Atraumático, em que todo o trabalho é manual, sem o uso de equipamentos elétricos. O método foi desenvolvido na década de 1980 e é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. Desde 2017, a técnica vem sendo usada no projeto de extensão da FMP/Fase desenvolvido na Escola Municipal Bataillard. O projeto de extensão universitária também possibilita o compartilhamento de saberes. A cada semestre, estudantes de Odontologia da Universidade de Amsterdam passam uma temporada em Petrópolis, como parte de um programa de intercâmbio com a FMP/Fase.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Refugiados/Brasil - Basquete/Somália - Quinoa/Andes
No episódio, aquestão dos refugiados. Gente que deixou sua casa devido a perseguições étnicas, religiosas ou políticas. O Brasil se tornou o refúgio para quase cinco mil pessoas nessa situação .E a liberdade também faz parte deste programa, que mostra como as escolinhas de basquete estão transformando a vida dos jovens da Somália, que até bem pouco tempo eram proibidos de praticar esportes e outras formas de entretenimento. O Ao Redor também mostra a redescoberta da quinoa, alimento tradicional, cultivado há milênios pelos povos dos Andes, eleito o alimento do ano em 2013 devido ao ser valor nutritivo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1987 - Gilberto Luiz Gonzales Monteiro – Cirurgião geral e cirurgião plástico
O cirurgião plástico Gilberto Luiz Gonzales Monteiro, formado em Medicina pela FMP em 1987, atribui à formação humanista que recebeu na instituição o sucesso de sua carreira. Tanto que o filho dele também está cursando Medicina na FMP. Gilberto, que também é cirurgião geral, considera os colegas de turma até hoje como uma grande irmandade e destaca que essa família continua crescendo com os descentes dessa geração. Gilberto atua em Santos, São Paulo, mas se mantém ligado à FMP, tanto que esteve presente na inauguração do campus Barão do Rio Branco, em 2006, momento marcante em que reencontrou todos os ex-professores.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA 


DOMINGO - Em Questão - Empreendedorismo Feminino

SEGUNDA - Em Questão - Cuidados Com a Visão

TERÇA - Em Questão - Aborto e Saúde Pública

QUARTA - Em Questão – O Uso da Robótica na Medicina

QUINTA - Em Questão – Odontologia na Saúde Pública

SEXTA - Em Questão – Problemas no Desenvolvimento Dentário

SÁBADO - Em Questão – Etnobotânica e Plantas Alimentícias Não Convencionais

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Doenças da Amazônia
As condições climáticas da Amazônia, quase sempre com calor e umidade, e a existência de águas paradas, facilitam a proliferação de mosquitos responsáveis pela transmissão da maioria das doenças chamadas de tropicais pela Organização Mundial da Saúde.  O atendimento de saúde precário numa área tão extensa, a falta de saneamento e o desmatamento, agravam e dificultam o controle de doenças como a malária, a febre amarela e a leishmaniose.   O que são essas doenças, os tratamentos e prevenção – e até a própria rotulação como doenças tropicais – são temas do debate com  especialistas.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Doação de Sangue
O programa explica o que é necessário para poder doar sangue e como uma única doação pode salvar até quatro vidas. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com a Hematologista Chefe do Atendimento ao Doador de Sangue do Hemorio, Margarida Pêcego.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Estudos Africanos
A imagem da África ainda é divulgada com muitos esteriótipos. Reflexo do período de colonização. Em contraposição à essa imagem negativa, o apresentador Renato Farias conversa com a doutora em literaturas africanas, Aza Njeri e com a doutoranda em filosofia africana, Katiuscia Ribeiro, sobre estudos africanos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SE - Aracaju, Itabaiana e Lagarto - Rede Estadual de Banco de Leite Humano
O leite materno é o alimento mais completo para o desenvolvimento dos bebês, sendo uma proteção para muitas doenças. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) foi estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nosso sistema é referência mundial pelo seu desenvolvimento tecnológico, tendo baixo custo para implementação e eficácia no atendimento às mães e bebês. No Brasil, são mais de 200 bancos distribuídos em todo o território. Esta edição do Canal Saúde na Estrada foi conhecer o funcionamento dessa rede em Sergipe, na capital Aracaju e nos municípios de Lagarto e Itabaiana. O programa mostra ainda como os bancos de leite humanos auxiliam recém-nascidos e suas famílias, oferecendo não só o alimento, mas também orientações sobre o período da amamentação.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Precisamos falar sobre drogas com nossos filhos
Falar sobre drogas com os filhos,lícitas e ilícitas, explicar sobre os prazeres e os perigos que as acompanham, não é tarefa fácil, mas é fundamental. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a psicóloga e pesquisadora, Miriam Schenker; com o publicitário, Alexandre Marconde e com a assistente social, Úrsula Branco.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América do Sul, opôs o Paraguai e uma tríplice aliança formada por Brasil, Uruguai e Argentina e causou a morte de cerca de 300 mil pessoas entre 1864 e 1870. Cerca de 20% da população do Paraguai morreu no confronto, que começou com as pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata e terminou com a morte dele, em 1870, ano seguinte às tropas lideradas pelo Duque de Caxias chegarem à Assunção. O programa explica esse episódio da nossa História.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30



Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Zika Vírus e receitas saudáveis para a volta às aulas
O Histórias de Mãe aborda o Zika Vírus e de que forma podemos nos prevenir, principalmente as mulheres que pretendem engravidar. O bate-papo sobre o tema foi com o pediatra/infectologista Dr. Paulo César Guimarães. Já a Chef de cozinha Luciana Augusto, ensina receitas deliciosas e saudáveis para variar no cardápio de volta às aulas.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Exposição na ONU chama atenção para perigos do mundo online para as crianças
Para as Nações Unidas, a internet traz oportunidades, mas também riscos para crianças e adolescentes. Exibição artística “Crianças no casulo cibernético” busca explorar os riscos do mundo online através das experiências vividas pelas crianças.

Tema: Com apoio do Brasil e ONU, Moçambique avança na proteção dos direitos das mulheres

As mulheres no centro do desenvolvimento sustentável e da cooperação entre Brasil e Moçambique foi o foco do projeto Brasil e África, realizado, entre 2015 e 2017, pelos governos do Brasil e de Moçambique e apoiado por agências das Nações Unidas – ONU Mulheres, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O projeto promoveu visitas técnicas, cursos de formação de agentes públicos em saúde e segurança e intercâmbio de boas práticas entre governos e sociedade civil para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção do empoderamento econômico das mulheres.

Tema: Mulheres negras usam tecnologia para enfrentar desigualdades

A campanha #VidasNegras ouviu mulheres negras que, a partir de diferentes iniciativas, enfrentam as desigualdades raciais usando ciência e tecnologia. São elas Lana de Souza, que trabalha numa plataforma que recebe vídeos registrando abusos de agentes do Estado; Juliana Marques, da Rede Umunna, iniciativa criada para difundir informação quantitativa e qualitativa sobre a presença de mulheres negras em espaços de tomada de decisão; e Silvana Bahia, que lidera um projeto cujo objetivo é estimular a entrada de mais mulheres negras nas diferentes áreas de tecnologia.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Descriminalização do Aborto
O STF realizou duas audiências públicas, nos dias 6 e 11 de agosto, para discutir a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. As audiências que reuniram cientistas, profissionais de saúde e representantes de entidades religiosas reacenderam o debate sobre o tema no país. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o tema com a médica, pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Mariza Miranda Theme Filha; a pesquisadora titular da Ensp/ Fiocruz e coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal (Duca); e a Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Lívia Casseres.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: ABRASCÂO 2018 - Olhares Femininos sobre o Cárcere
Esse é o segundo programa gravado no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Abrascão 2018. Nesta edição, o tema “Encarceramento, um olhar feminino”, sobre a mesa apresentada no Congresso da Abrasco pela pesquisadora da Ensp/Fiocruz, Maria do Carmo Leal e pela fotógrafa Nana Moraes.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Xique-Xique (ANA)
No Rio Grande do Norte, agricultoras, pescadoras e marisqueiras se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e enfrentar a violência contra a mulher.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.