segunda-feira, 30 de julho de 2018

Programação da Semana de 29 de julho a 04 de agosto de 2018


 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

Programa EM QUESTÃO
Tema: A Importância da Empatia
Oferecer uma visão mais ampla da humanidade, a partir das histórias de vida de pessoas comuns. Histórias recheadas de emoção e diversidade. Diversidade na essência e nas escolhas. Um pequeno panorama do infinito mosaico humano. Essa é a proposta do projeto Empatizar, criado em 2016. O Em Questão aborda a importância da empatia, tendo como convidado é o criador do projeto, o professor Julio Freitas, mestre em Administração e especialista em tecnologia aplicada à educação.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Laell Rocha – Um Agente Transformador
Laell Rocha é coreógrafo, diretor teatral, escritor e assistente social. Todas essas vertentes se unem em seus projetos culturais e de inclusão social com jovens em situação de vulnerabilidade. São 33 anos dedicados a transformar vidas. Paralelamente, o artista dá vazão a uma outra faceta: a de escritor de livros infantis, quando Laell resgata um pouco de sua própria infância. O reconhecimento de todo esse trabalho veio através de uma série de prêmios, mas principalmente pelas conquistas das centenas de alunos que já passaram por suas oficinas.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Ipê Amarelo - Homenagem à professora Derly Streit
Uma homenagem que perpetua a vida. As cinzas da professora Derly Streit, que nos deixou em março, agora ajudam a nutrir e dar força a um jovem ipê amarelo do cerrado, plantado no jardim da faculdade. A espécie foi escolhida por unir beleza e resistência. Características que também marcavam a personalidade da professora.

Tema: I Workshop de Urgência e Emergência em Enfermagem
Com os hospitais sempre lotados, os profissionais que atuam na linha de frente do primeiro atendimento precisam estar muito bem preparados. Esse foi o objetivo do 1º Wokshop de Urgência e Emergência em Enfermagem da FMP/Fase. Os participantes puderam aprender como usar corretamente o aparelho utilizado na ressuscitação de pacientes com parada cardiorrespiratória, o desfribilador. O atendimento rápido e eficaz nos primeiros dez minutos após a parada é considerado vital para a sobrevivência do paciente. O wokshop surgiu a partir do desdobramento do trabalho de conclusão de curso do aluno Gabriel Luiz Miranda.

Tema: I Jornada de Psicologia da FMP/Fase
A interdisciplinaridade foi a marca da primeira Jornada de Psicologia da FMP/Fase. A começar pela palestra de abertura: “A construção do sujeito na contemporaneidade”, realizada pelo filósofo Nilton dos Anjos. O objetivo foi proporcionar uma reflexão crítica sobre a interseção que a psicologia faz com outros saberes. O incentivo à participação dos alunos na vida acadêmica também fez parte do evento, que contou com a organização dos integrantes do 1º Diretório Acadêmico de Psicologia, oficialmente eleito durante a jornada.

Tema: I Simpósio Petropolitano de Biologia Molecular na Prática Clínica
A Biologia Molecular é um dos ramos que mais evoluiu nas últimas décadas. Uma ciência que nasceu da junção da genética, da bioquímica e da biologia celular. A meta dos profissionais que atuam na área é entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético do organismo. Conhecimento que tem proporcionado avanços na Medicina, desde a identificação e o rastreamento de doenças até novas formas de tratamento. O primeiro Simpósio de Biologia Molecular da FMP/Fase abordou as aplicações na prática clínica em uma série de casos, como leucemias, transplantes renais e hepatites virais. Os avanços das pesquisas sobre a aplicação da imunoterapia no combate ao câncer também foram abordados no simpósio. A técnica é usada para estimular o organismo do paciente a identificar as células cancerosas e atacá-las, através do uso de drogas que modificam a resposta imunológica.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Croácia
O Ao Redor entrou no clima da Copa do Mundo. O episódio apresenta um pouquinho da história e das características do país que é o primeiro adversário do Brasil no mundial: a Croácia. O programa mostra as belezas do parque natural que é Patrimônio da Humanidade, a influência da cultura italiana em território croata e um projeto da Unesco de incentivo à produção literária.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Administração - Turma de 2013 - Victor Amaro
Formado em Administração hospitalar pela FMP/Fase, Victor Amaro, trabalha há 12 anos na Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), que administra 11 hospitais no Brasil. O gerente regional de contas médicas da ACSC diz que a faculdade foi um divisor de águas em sua carreira e ressalta que o atual cenário brasileiro da saúde precisa muito de bons gestores.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO - Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação Infantil

SEGUNDA - Em Questão – Gestão do SUS

TERÇA - Em Questão – Medicalização da Vida

QUARTA - Em Questão – A Comercialização da Saúde

QUINTA - Em Questão – Odontologia na Saúde Pública

SEXTA - Em Questão – A Saúde do Homem

SÁBADO - Em Questão - A Importância do Trabalho Multidisciplinar na Saúde

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Pesquisa no campo, alimentos na mesa
Da época de nosso descobrimento para cá, muita coisa mudou. A evolução do nosso conhecimento científico tratou de relativizar o ufanismo da famosa frase “em se plantando, tudo dá”, de Pero Vaz de Caminha, quanto às nossas qualidades agrícolas. O milho,por exemplo, que veio do México, precisou ter sua linhagem melhorada para poder ser rentável. Hoje, com modificações genéticas, está no topo das polêmicas sobre alimentos transgênicos. O milho também serve como exemplo moderno de alimentos fortificados – ou acrescidos de vitaminas – para melhorar a alimentação da população. O trajeto da agricultura em nosso país é a própria história de como o conhecimento e a pesquisa científica podem influir na produtividade e na qualidade do que plantamos e colocamos em nossa mesa. Esse é o tema em debate com especialistas em pesquisas de alimentos.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Urticária
Urticária é uma reação alérgica comum que causa vergões vermelhos e salientes na superfície da pele e geralmente provoca coceira. A apresentadora Marcela Morato conversa com a dermatologista da SBD – RJ, Ana Luiza Castro sobre as causas, fatores de risco, sintomas e tratamentos da urticária.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Técnico em Vigilância em Saúde
O programa fala sobre o livro “Técnico de Vigilância em Saúde”, lançado com o objetivo de apoiar a formação técnica em nível médio desses profissionais. Para abordar o assunto, o apresentador Renato Farias recebe a pesquisadora em Saúde Pública Grácia Gondim e o doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), José Vargas.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: RJ - Rio de Janeiro / Mulheres da AP 2.2
Nesta edição do Canal Saúde na Estrada, contamos a história das mulheres do projeto AP2.2. A iniciativa teve início em 5 comunidades carentes do Rio de Janeiro, vinculadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. O projeto AP 2.2 tem como objetivo trabalhar a educação em saúde e geração de renda em parceria com a Estratégia de Saúde da Família, criando um espaço de suporte e acompanhamento da saúde mental das mulheres envolvidas, além de trabalhar o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Com o projeto, as mulheres se empoderam e podem buscar uma fonte de renda, através da venda dos artesanatos produzidos nos encontros. Este foi um dos seis projetos premiados na II Conferência Nacional de Saúde da Mulher, e surgiu a partir do Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção à Saúde das Mulheres (Lipaps), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, o serviço é conduzido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Casa da Sogra
Assim como tem pessoas com péssimas relações com as mães de seus cônjuges, também tem gente que se dá tão bem com a sogra que mantém a amizade mesmo quando o casamento acaba. Para acabar com mitos e preconceitos, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a terapeuta de casal e família, Maria Cristina Wemer; com o escritor e ilustrador, Guto Lins; e com a camareira, Eva Vargas sobre as relações entre genros, noras e as tão faladas sogras.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Repensando as Masculinidades - Parte 2
O programa de hoje é a segunda parte do tema repensando as masculinidades, que mostra que o estereótipo do homem forte, agressivo, durão e insensível, consonante com os tipos mais explícitos de machismo, ainda existe, influencia comportamentos e é prejudicial não só às mulheres como aos próprios homens e discute sobre maneiras de como deixar para trás de vez os modelos ultrapassados e engessados de “ser homem”.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Lanche saudável e “Doutor Google”
No ‘Histórias de Mãe’, você vai aprender a preparar lanches saudáveis para as crianças. São três receitas super gostosas para você montar com o seu pequeno. E ainda um bate-papo com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt sobre as 20 perguntas mais buscadas na internet, quando o assunto é criança. Tem mais ainda! Será que a cinta ajuda no pós-parto? O uso dela não é unânime entre as mães. Temos essa dica de saúde com a dermatologista Luciana Velloso. E ainda, dicas de nome pro seu bebê, com origem e significado.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: O morador de rua não precisa só de comida, precisa de saúde e educação
A falta de acesso a moradia é um drama crescente em todo o mundo. Neste 20 de fevereiro, que marca o Dia Mundial da Justiça Social, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) aborda o tema com uma reportagem produzida no Rio de Janeiro, onde cerca de 15 mil pessoas vivem sem acesso a moradia, segundo a Prefeitura do Rio.

Tema: Proteção Social: educação, saúde e alimentação para crianças
O Centro de Excelência contra a Fome, uma iniciativa conjunta entre o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) e o governo brasileiro, desenvolveu três vídeos sobre seu trabalho na área de proteção social. O primeiro vídeo da série destaca a importância de garantir educação, saúde e alimentação de qualidade a todos, mas sobretudo às crianças, para que elas possam crescer e envelhecer de forma saudável.

Tema: Proteção Social: igualdade de gênero e o papel das mulheres no combate à fome
O Centro de Excelência contra a Fome, uma iniciativa conjunta entre o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) e o governo brasileiro, desenvolveu três vídeos sobre seu trabalho na área de proteção social. No segundo vídeo, o foco é a igualdade de gênero e o papel das mulheres no combate à fome. Segundo pesquisas, eliminar as desigualdades entre mulheres e homens agricultores aumentaria a produção agrícola nos países em desenvolvimento e reduziria em 100 milhões o número de pessoas com fome. É necessário fazer com que as oportunidades de mulheres no mercado de trabalho e seus salários sejam iguais aos dos homens, para que elas não se tornem mais vulneráveis à pobreza e possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a Fome Zero.

Tema: Proteção Social: políticas públicas, subsídios sociais e alimentação escolar
O Centro de Excelência contra a Fome, uma iniciativa conjunta entre o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) e o governo brasileiro, desenvolveu três vídeos sobre seu trabalho na área de proteção social. O último vídeo da série aborda a questão das políticas públicas de proteção social, subsídios sociais e alimentação escolar. O vídeo destaca que, nas famílias beneficiadas por esse tipo de programa, há melhor planejamento familiar. Mostra também que programas de alimentação escolar que priorizam a compra local de alimentos, adotados por diversos países a partir da experiência brasileira, melhoram indicadores educacionais, como a frequência escolar, a taxa de matrícula e o desempenho dos alunos.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Quando o Leite Humano Vem do Banco
O dia 19 de maio é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, data que vai contar com um “mamaço”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e uma série de outras ações pelo país. E o leite doado vai para uma rede de bancos de leite que dão apoio às mães que tem dificuldade para amamentar. Esta edição do Sala de Convidados explica como funciona a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, ensina como apoiar essa iniciativa e tira todas as dúvidas de quem doa e de quem recebe leite materno. Os convidados são o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio; a gerente do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida Silva; e a enfermeira pediátrica do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz Maíra Domingues Bernardes Silva.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Desafios e Caminhos para o Direito à Saúde
Para comemorar os 32 anos do ICICT, foi feito um Seminário para discutir os caminhos e os desafios para o direito à saúde. E para debater sobre esse assunto o apresentador Paulo Bellardi conversa com o Diretor do ICICT, Rodrigo Murtinho; e com a Pesquisadora Fiocruz – Brasília, Maria do Socorro de Souza.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Herdeiros da Terra (ANA)
Trata de como a luta pela terra no sudoeste do Paraná está criando as condições para o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, especialmente o leite.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Vestibular de Medicina 2019


A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) oferecerá 150 vagas no próximo vestibular, para ingresso em 2019. As inscrições poderão ser feitas de 16 de agosto a 10 de setembro deste ano, no site da Fundação Cesgranrio. As provas serão aplicadas no dia 30 de setembro. Do total de vagas, 75 serão para o primeiro semestre e as outras 75 para o segundo.

Com recém-completos 50 anos, a faculdade recebeu, recentemente, o selo de Escola Médica de Qualidade, conferido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM), responsáveis pelo desenvolvimento do SAEME - Sistema de Acreditação de Escolas Médicas.

As provas para o Vestibular de Medicina da FMP/Fase terão questões objetivas de Biologia/Química; Física/Matemática; Geografia/História; Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês). Haverá também questões discursivas de Biologia/Química e uma redação.

Mais informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br. A divulgação do resultado será feita no dia 23 de novembro pela internet (www.cesgranrio.org.br), a partir das 10h.

Considerada uma instituição cinco estrelas pelo MEC e referência na área, a faculdade, ainda segundo o ministério, é uma instituição de ensino superior de excelência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, com programas de residência em diversas áreas e unidades de saúde parceiras, incluindo um hospital de ensino. A FMP já formou mais de quatro mil médicos, que exercem a Medicina Assistencial e Acadêmica no Brasil e em vários outros países.

“A faculdade acaba de fechar parceria com o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, para atuação de residentes e alunos. Em Petrópolis, além do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, temos atividades práticas orientadas no Departamento de Doenças Infectoparasitárias, nas Unidades de Saúde da Família, no Ambulatório Escola e parceria com o Hospital Clínico de Corrêas. Assinamos, ainda, convênio com o Hospital Santa Teresa para atuação dos alunos do 6º ano no Pronto Atendimento, com Urgência e Emergência, onde a nossa Liga de Cardiologia já atua há algum tempo. Também renovamos o convênio com o antigo SOC, agora Clínica Vista Alegre, para atuação em diversos setores”, conta o diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães.

A faculdade ganhou obras de ampliação e um anexo sustentável, que aproveita a água da chuva e a energia solar. São quatro novos pavimentos com um Centro de Simulação, para práticas de ensino em saúde, uma quadra poliesportiva com vestiários, um auditório e mais 15 salas de aula com capacidade para 50 pessoas cada.

Desde 1998, com a criação da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, a FMP/Fase atua também nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Psicologia, Radiologia e Odontologia. O campus é cercado pelo verde da Mata Atlântica, próximo ao Centro Histórico da Cidade Imperial.