terça-feira, 20 de março de 2012

Fase lança novos cursos em sintonia com a geração Y

Atenta para as necessidades do mercado, a instituição oferece dois novos cursos que auxiliarão na formação de líderes inovadores



Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por significativas mudanças, impulsionado pelo advento de novas tecnologias e diferentes formas de atuação profissional. É neste contexto que cerca de 20% dos jovens da “Geração Y”, nascidos a partir da década de 80, estão inseridos, ao ocupar cargos de liderança em grandes empresas brasileiras, de acordo com estudo realizado pela consultoria de recursos humanos Hay Group. Para isso, esses indivíduos, diferente das demais gerações, estão sempre em busca de cursos e demais atividades de alta qualificação, que proporcionem rápida ascensão no ambiente corporativo.

Para auxiliar esses jovens, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) acaba de lançar os cursos de pós-graduação “Gestão em Marketing” e “MBA em Gestão Financeira e Controladoria”, que visam capacitar novos líderes para atuar em empresas de diferentes segmentos. Com o sucesso da pós em Gestão Empresarial, que já está com as inscrições abertas para a terceira turma, a instituição pretende repetir a fórmula educacional, a partir de abril, com os dois novos cursos, que proporcionarão conhecimentos sobre funções gerenciais, financeiras e mercadológicas, por meio de disciplinas práticas e teóricas. As inscrições para os três cursos, com duração média de 20 meses, já podem ser feitas pelo site da instituição (www.fmpfase.edu.br).

De acordo com José Ferrari, coordenador do curso de Gestão em Marketing, é cada vez maior o número de empresas que buscam profissionais qualificados no mercado. “Desta forma, ter um curso de especialização pode fazer a diferença na hora de disputar uma vaga concorrida com os demais candidatos. Isto porque o mercado está cada vez mais exigente ao selecionar os candidatos, que precisam ter além de uma boa formação acadêmica, cursos de pós-graduação, domínio de outras línguas, experiência no segmento e até mesmo vivência no exterior”, explica.

Assim é fácil entender a preocupação desses jovens em realizar constantes cursos de atualização e demais atividades que possam render pontos para o currículo. Em um mercado cada vez mais competitivo, é possível encontrar pessoas de diferentes áreas, realizando cursos de gestão. Como é o caso do curso de Gestão em Marketing, que somará conhecimento aos graduados em Medicina, Enfermagem e Administração. Já para muitos empreendedores, o curso Gestão Empresarial e o MBA em Gestão Financeira e Controladoria podem representar um norte para profissionais que desejam obter conhecimentos de mercado, planejamento, finanças, marketing, logística e gestão de pessoas.

Saúde Pública é um dos principais desafios do governo fluminense

Atualização profissional representa uma alternativa para melhorar o desempenho do segmento no País, especialmente do Estado.



A capital do Rio de Janeiro foi a que apresentou pior avaliação nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país, totalizando 4,33 pontos, segundo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), realizado pela primeira vez, pelo Ministério da Saúde. Como os dados revelam que as principais causas estão na dificuldade de acesso e na qualidade dos serviços prestados, a atualização profissional representa uma alternativa para melhorar o nível de classificação do segmento no estado.

Apesar do resultado negativo da capital fluminense, Petrópolis é umas das cidades da região serrana com melhor desempenho, com nota 5,53. Diante desse cenário, a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem investido na qualificação de profissionais no segmento, por meio da pós-graduação em Saúde Pública, destinada a todos os profissionais de saúde com nível superior. Com o início previsto para abril, o curso, com duração de 20 meses, pretende formar profissionais para realizar atividades de diagnóstico, análise, planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas, serviços e tecnologias em organizações públicas e privadas do setor saúde, com foco na atuação prática.

“O curso foca em um dos principais desafios enfrentados pelo país, a Saúde Pública, que precisa de uma atenção especial para que possa atender a necessidades dos usuários. Por isso, investir na qualificação de profissionais representa, sem dúvida, um grande passo para o desenvolvimento do segmento”, destaca Cristina Maria Rabelais Duarte, coordenadora do curso.

Os profissionais de saúde podem fazer a inscrição no curso pelo site da instituição (www.fmpfase.edu.br). No ato da matrícula, o aluno receberá um CD – ROM com o conteúdo das aulas, estudos dirigidos e referências não protegidas por direitos autorais.


Índice de Desempenho do SUS (IDSUS)

Pela primeira vez, o governo avaliou a Saúde Pública no Brasil com notas de zero a dez. O Serviço Único de Saúde (SUS) recebeu a média geral de 5,47%, resultado abaixo da meta esperada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), lançado no dia 1º de março, somente 1,9% da população brasileira vive nos 347 municípios cujos serviços públicos têm notas acima de 7,0.

Para realizar a avaliação, o ministério dividiu os municípios em seis grupos, de acordo com perfis socioeconômicos e de estrutura de saúde. Na classificação, Vitória (ES) é a capital que apresenta os melhores serviços de Saúde do Brasil, com nota 7,08. Já entre os piores índices do grupo, a capital fluminense aparece com 4,33 pontos, além das cidades de São Gonçalo (RJ), Colorado do Oeste (RO), Novo Repartimento (PA), Cujubim (RO) e Pilão Arcado (BA).

Para estipular a nota de cada município, as aferições levaram em conta dados sobre saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência repassados pelos municípios a bases de dados nacionais (IBGE, Ipea, dentre outros) entre 2008 e 2010.

Fundadora da Fase é homenageada com dois prêmios de destaque em Petrópolis

A educadora Maria Isabel de Sá Earp recebeu a Medalha Koeler e o título “Mulheres de Ouro”, ambos dedicados ao trabalho realizado em prol do munícipio


Com uma vida dedicada à Educação, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, que está à frente das Faculdades de Medicina de Petrópolis/Arthur Sá Earp Neto, é uma das três personalidades petropolitanas homenageadas com a Medalha Koeler, concedida pela Câmara Municipal de Vereadores a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade. A educadora recebeu, no dia 08 de março, mais um título, o “Mulheres de Ouro”, coordenado pelo padre José Augusto Carneiro (padre Jac), pároco da Catedral São Pedro de Alcântara.


Sobrinha de um dos maiores médicos do Brasil, Nelson de Sá Earp, e filha de um dos ícones da cultura petropolitana, Arthur de Sá Earp Neto, Maria Isabel, após a morte do pai, decidiu dar continuidade à obra do patriarca, a tradicional Faculdade de Medicina de Petrópolis, fundada em 1967. Mas os sonhos da educadora foram mais além, ao fundar, em 1998, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto, agregando novos cursos ligados à área de saúde e gestão.


Há mais de dez anos na supervisão geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel é fundadora e diretora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Ela também ocupa uma cadeira na Academia Petropolitana de Letras, desde 1998.


Medalha Koeler
Anualmente, a Câmara Municipal de Vereadores realiza a cerimônia de entrega da Medalha Koeler a personalidades petropolitanas que se destacaram no desenvolvimento da cidade, com méritos dignos de serem reconhecidos. Os indicados passam por uma criteriosa avaliação do conselho, formado por instituições educativas e culturais da cidade.


A cerimônia ocorreu no dia 16 de março, em comemoração ao aniversário de Petrópolis, e concedeu a Maria Isabel a medalha Koeler, na categoria “Cruz de Distinção” e realizou mais duas premiações nos graus “Cruz de Mérito e “Cruz de Honra”.


Medalha Mulheres de Ouro
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, o padre Jac, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, entregou a medalha “Mulheres de Ouro” a dez personalidades femininas, dentre elas, Maria Isabel de Sá Earp.


As homenageadas foram eleitas a partir de uma comissão, formada por profissionais da imprensa local, que analisaram o trabalho realizado por cada uma das candidatas em prol do município.






Maria Isabel recebeu a Medalha Koeler das mãos do vereador Jorge Banerj

Crédito fotos: Sergio Bello

FMP/Fase recebe exposição inédita na região

A mostra “da Rua” apresentará o universo urbano em diferentes plataformas de visualização

No dia 30 de março, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, inaugura a exposição “da Rua”, no Centro Cultural Casa Hercílio Esteves, localizado no campus da instituição. A mostra, que será apresentada até o dia 15 de junho, é inédita na Região Serrana e exibirá o trabalho de diversos “artistas” da chamada arte de rua (street art), tendo como objetivo revelar imagens do universo urbano, desconhecido por grande parte da população.


A exposição apresenta grafites nas paredes da galeria, pinturas em tapume de obras, utilização de suportes em madeira de demolição, projeção de vídeos, entre outros artifícios. A mostra que está baseada em diferentes segmentos como street art, o bomb, a pichação, o sticker, o stencil e o lamb-lamb, será exibida em um cenário marcado pela diversidade de mídias, suportes e metodologia de criação.


“A arte urbana brasileira conta cada vez mais com artistas de projeção internacional, que se valem dos espaços urbanos para realizar suas críticas sociais e expressarem questões de forma artística. Tendo esse fenômeno com o pano de fundo, o propósito da exposição é exibir para o público algumas das vertentes de arte que surgiram essencialmente na rua”, disse o curador da mostra, Rodrigo Henter.


Informações
Dias : 30 de março a 15 de junho (segunda a sábado )
Horário: 9 às 18h
Local: Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro )



Veja algumas fotos da montagem da exposição: