quinta-feira, 3 de maio de 2018

Revista "Intervozes" dedica nova edição ao trabalho docente


A publicação acadêmica “Intervozes” está recebendo resenhas e artigos científicos para a edição temática sobre trabalho docente. Semestral, a revista eletrônica é destinada à circulação da produção acadêmica e cultural, com trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação. A edição é uma iniciativa interinstitucional, envolvendo professores da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), através da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação. Os textos podem ser enviados até 18 de junho.

A revista possui uma seção chamada "Outras vozes", que dá abertura para a participação de outros profissionais além dos acadêmicos. Também conta com a área de "Debates". Segundo a professora Regina Bortolini, da FMP/Fase, uma das editoras da “Intervozes”, a publicação pretende contribuir para a reflexão e o debate no campo de estudos sobre trabalho, saúde e cultura, especialmente sobre temas e questões relativos às transformações nesses setores, às relações e à gestão do trabalho nas organizações, às condições e qualidade de vida, aos problemas de saúde do trabalhador, à educação em saúde, bem como aspectos culturais e políticos de serviços da área.

A chamada de textos para a próxima edição quer mostrar os desafios e problemas enfrentados diante da precarização das condições de atuação dos professores no Brasil. Poderão ser apresentados artigos científicos, com textos inéditos, provenientes de análise de pesquisa de campo ou revisão bibliográfica (ensaios). Também há espaço para resenhas de livros, filmes e peças relacionadas ao tema. Na seção "Outras vozes" ficam os textos produzidos no diálogo com diferentes atores sociais, acadêmicos e não acadêmicos, seja como sujeitos da pesquisa, nos movimentos sociais e nas práticas profissionais, e que contribuem para reflexões, estudos e produção científica. O material da seção pode variar no formato: cartas, entrevistas, depoimentos e produção artística.

As contribuições para a publicação podem ser enviadas para revistaintervozes@fmpfase.edu.br. De acordo com a professora Regina Bortolini, os trabalhos aceitos que não puderem ser publicados no número temático poderão ser aproveitados nas edições seguintes, disponíveis para consulta no site http://www.fmpfase.edu.br/intervozes.