sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Unidades de Saúde Comemoram Outubro Rosa

Na unidade de Machado Fagundes, cerca de 120 mulheres da comunidade receberam orientações da equipe e alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição da FMP/Fase. Os assuntos abordados foram o autoexame das mamas e a mamografia, o uso abusivo de remédios tranquilizantes, violência doméstica, e alimentação saudável. Também teve ginástica com um professor de educação física e sorteio de brindes, serviço de manicure, oferecido gratuitamente pela Legião da Boa Vontade, além de demonstração de produtos de beleza nas mulheres que participaram do encontro.

A USF Estrada da Saudade também contou com a participação dos alunos da FMP/Fase que, junto com a APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, realizaram solicitações de mamografia e rastreio do câncer de mama para as participantes. As “Vitoriosas”, como são conhecidas as mulheres que já tiveram câncer de mama e se recuperaram ou que estão em tratamento, apresentaram depoimentos de outros pacientes em vídeo, produzido pelos alunos do 1º ano de Medicina. Na ocasião, todas receberam explicações sobre a relação dos alimentos com o câncer, quais alimentos facilitam o aparecimento da doença e quais a previnem.

 USF Estrada da Saudade
 USF Estrada da Saudade

 USF Estrada da Saudade

USF Machado Fagundes

USF Machado Fagundes

USF Machado Fagundes

USF Machado Fagundes

Alunos de Licenciatura em Enfermagem da Fase assumem aulas em escola estadual

Os alunos de Licenciatura do curso de Enfermagem da Fase assumiram, recentemente, aulas no Ensino Médio da Escola Estadual Cecília Meirelles, no bairro Correas, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A escola foi escolhida pela turma devido ao histórico de trabalhos já realizados pelos alunos da Licenciatura no local, e diante das necessidades apresentadas pelos professores do colégio.

“As aulas abordarão assuntos como sexualidade, DST/Aids, toxicomanias, entre outros temas da área da saúde. Dessa forma, pretendemos contribuir para uma melhor formação em ensino médio nesta escola e estimular e promover o desenvolvimento docente do aluno do curso de Licenciatura em Enfermagem”, comenta Míriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem da FMP/Fase.

O PIBID é uma iniciativa do Ministério da Educação para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, por meio da concessão de bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Conselho Regional de Enfermagem oferece curso na Fase

No dia 07 de novembro, a FMP/Fase receberá o curso de capacitação em Condutas Prioritárias em Grandes Catástrofes, oferecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RJ). Essa é uma ótima oportunidade para os profissionais que compõem as equipes de Enfermagem tomarem conhecimento sobre o que fazer em casos de acidentes naturais, como os soterramentos causados por deslizamentos de terra, comuns na Região Serrana do Estado.

O curso será realizado na sala 20, da FMP/Fase, na Avenida Barão do Rio Branco-1003, Centro, das 13 às 18h. As inscrições podem ser feitas através do site: capacita.coren-rj.org.br. Vagas Limitadas.



8º Seminário de Enfermagem da Fase alia ciência e cultura

A FMP/Fase realizou, na última quarta-feira(22), seu 8º Seminário de Enfermagem sobre Mercado de Trabalho. Entre os temas de destaque estavam os segmentos de atuação em plataformas de petróleo, trabalhos realizados em navios, enfermagem obstétrica (focada no parto domiciliar), além do trabalho dos enfermeiros desenvolvido nas penitenciárias.

“Esses eventos são importantes para os alunos, pois permitem a abertura de horizontes, novas possibilidades de especializações, conhecimento de profissionais de outras realidades, ciência das possibilidades ilimitadas da Enfermagem, construção de valores para o seu futuro profissional/pessoal, vislumbre de oportunidades financeiras, e enriquecimento da Enfermagem como arte, técnica e ciência no seu contexto histórico-social”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Míriam Heidemann.


O seminário contou com a participação de profissionais de renomadas instituições do país, como o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/FIOCRUZ, a Health Care 7 Solutions do Brasil Ltda, a Diamond Offshore Drilling, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária/SEAP e o Instituto Nacional do Câncer/INCA.

O evento também foi palco de apresentações culturais. Na abertura, o grupo de dançarinos da ART Scholl Dance animou o público com uma performance de street dance e, à tarde, foi a vez dos próprios alunos do 3º período do curso de Enfermagem. Eles falaram sobre o boi-bumbá, que faz parte do folclore brasileiro, e resgataram Lampião e Maria Bonita, dois importantes personagens da história do Brasil, finalizando com a canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Ao término do evento houve entrega de menção honrosa aos alunos melhores colocados no Sistema de Avaliação Interna da Enfermagem (SAIENF), sorteios de brindes e show com a banda Caxote.