segunda-feira, 9 de maio de 2016

Programação da Semana de 08 a 14 de maio de 2016


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:



·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: Cultura Indígena
o    O Brasil é megadiverso. E não só pelas espécies da flora e da fauna. Nosso país é megadiverso em culturas. Falando apenas dos povos indígenas, existem hoje, segundo o IBGE, 305 etnias, que falam 274 línguas. Conhecer esse extenso patrimônio  tem sido um desafio. Assim como mantê-lo vivo. O Em Questão aborda a cultura indígena, com as participações do pajé Pajé Tobi Itaúna, da etnia Tupi-Guarani da Amazônia, o cacique Carlos Tukano, responsável pela Aldeia Maracanã, e a advogada da Associação Indígena Aldeia Maracanã, Hariessa Villas Bôas.
 Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Jonas Bloch – Paixão em Cena

o    Sensibilidade à flor da pele, energia e paixão no palco. Em 50 anos de carreira, o ator Jonas Bloch mantém o mesmo empenho para tocar a mente e o coração da plateia do início, ainda adolescente. No programa, ele fala da trajetória artística no teatro, no cinema e na TV, onde estreou ainda no tempo em que tudo era ao vivo, sem videotape. Jonas fala ainda da família e de facetas menos conhecidas, incluindo o trabalho como escultor. De volta aos palcos com o espetáculo “O Delírio do Verbo”, baseado na obra do poeta pantaneiro Manoel de Barros, ele fala do prazer de atuar e do papel da arte na transformação da sociedade.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema:
Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança
alimentar

o    O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 11h                                                                                         Quinta, 20h30 
     Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Acolhimento solidário – Calouros de odontologia 2016
    Um rito de passagem marcado por muitos sorrisos e pela solidariedade. Os calouros do curso de Odontologia da Fase participaram de uma atividade de acolhimento que combinou a confraternização entre os novos alunos e a integração desses estudantes com a comunidade. Ao invés de trotes vexatórios e humilhantes, os alunos experimentaram na prática a importância da futura profissão na prevenção de doenças. Eles colocaram em prática o projeto “Saúde Bucal em Ação”, na creche São Charbel, no bairro Caxambu, em Petrópolis.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o      Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o      O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Proteção radiológica
o      Você sabia que uma tomografia equivale a mais de cem exames de Raio X em termos de radiação? Quais os riscos da radioatividade para a saúde humana? Quem deve aferir os equipamentos de diagnóstico por imagem? No episódio, questões como essas, pouco discutidas na sociedade, são debatidas pelo médico radiologista Luiz Fernando Boisson e o tecnólogo em radiologia Alexandre Kuster.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

  
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: O tempo da meteorologia
o    A meteorologia é muito mais do que dar uma olhada na previsão do tempo quando se planeja uma viagem de fim de semana. No momento em que o aquecimento global é uma ameaça, e as grandes catástrofes climáticas tornam-se cada vez mais frequentes, ressalta-se a importância e a responsabilidade dos meteorologistas. O aumento do conhecimento e as inovações tecnológicas nessa área permitem hoje prever com certa antecedência e precisão os fenômenos do clima. E retirar rapidamente pessoas de áreas de risco pode salvar muitas vidas. O tema deste debate foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia, instituição vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – a SBPC.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                           Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Violência obstétrica
o    Lembrar do dia do nascimento dos nossos filhos deveria ser motivo apenas de alegria mais a verdade é que para certas mulheres essa é uma lembrança extremamente traumática. Algumas preferem até esquecer, evitam falar pra não reviver aquele momento. Violência obstétrica, um conjunto de atitudes abusivas e desrespeitosas praticadas por profissionais de saúde contra a mulher ou o bebê. O Ligado em Saúde fala sobre essa realidade ainda tão comum nas nossas maternidades.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                                          Quarta, 10h                                                                
         Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Saneamento: Promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

o    A promoção da saúde vai muito além do combate às doenças, passa por uma visão mais ampla de prevenção que inclui outros cuidados, inclusive com a infraestrutura das casas e das cidades. “Saneamento: Promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental” é o livro em debate no Ciência & Letras desta semana.
 Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Nova Friburgo – RJ

o    O ótimo desempenho do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo já rendeu prêmios à instituição. Vamos mostrar como funciona o sistema que ajuda na recuperação e desenvolvimento dos bebês, além de dar apoio às mães, com o envolvimento da comunidade e de diversas parcerias. Nova Friburgo também se destaca na área de saúde mental. Você vai conhecer o trabalho do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) da cidade, que desenvolve atividades de arteterapia e socialização com resultados que impressionam, envolvendo profissionais da saúde e voluntários em oficinas de música, dança, artesanato, jardinagem, esportes e muito mais.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h



·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: História para crianças

o    A primeira história que começou com o Era uma Vez surgiu na língua inglesa no século XIII. Poucos séculos depois o clichê já era usado e abusado pelos lendários irmãos Grimm, em alemão, e quem quer que fosse escrever um conto de fadas com direito a muitas bruxas, sapos, princesas e finais felizes. Mas hoje o clichê perdeu um pouco a graça. Finais felizes e começos previsíveis não fazem mais necessariamente parte do enredo que cai no gosto das crianças. Os protagonistas com questões existenciais, donzelas independentes e heroínas chegaram para ficar.
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Editora científica  

o    Entre um artigo e a sua publicação em uma revista, há um longo caminho.
O Unidiversidade aborda os requisitos e as etapas necessárias.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35