quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Unidade de Saúde da FMP/Fase orienta moradores do bairro Machado Fagundes sobre qualidade de vida


A Unidade de Saúde da Família do bairro Machado Fagundes, que é gerida pela FMP/Fase, realiza todas as quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, o grupo de educação em saúde "Mente Sã - Corpo São", no qual são discutidos os temas relacionados à saúde mental, tais como o uso abusivo de medicamentos controlados e o crescente e preocupante processo de automedicação pelas pessoas.

Focando a redução de danos, o projeto orienta os participantes sobre as técnicas de relaxamento, visando diminuir o uso abusivo de ansiolíticos, e esclarece aos pacientes que o medicamento antidepressivo é importante, muitas vezes fundamental, mas que tristeza não significa depressão. “Depressão é uma doença séria e não pode ser banalizada, necessita de um diagnóstico preciso e apenas profissionais de saúde devidamente capacitados devem fazê-lo”, explica Regis Rodrigues Vieira, Médico da Unidade.

Outra grande preocupação abordada nas reuniões são os riscos da automedicação e o crescente uso crônico das mesmas, que podem levar à dependência química e a efeitos colaterais tão graves quanto os causados pelas chamadas drogas ilícitas.

Além disso, a Unidade promoveu, na última quinta-feira (27), uma ação educativa na Cooperativa de Reciclagem D’Esperança, localizada no bairro onde o posto atua, sobre os cuidados em relação à proteção no trabalho e a importância de procurarem o Posto para avaliações preventivas.

O posto também vem trabalhando junto à comunidade para o desenvolvimento de ações conjuntas visando à conscientização sobre o descarte correto do lixo doméstico. Essa medida contribui para um ambiente limpo e saudável, melhorando a qualidade de vida da população local.


De malas prontas

Na foto, Desirré está ao lado da americana Virgínia Lynch, referência mundial em Enfermagem Forense, que a incentivou a participar do curso nos EUA


Recentemente formada em Enfermagem pela FMP/Fase, Desirré Mathias irá para Houston (EUA) fazer um curso e estágio no hospital Memorial Hermann Health System, incentivada pela americana Virgínia Lynch, referência mundial em Enfermagem Forense, para se tornar especialista SANE-A (Enfermeira Forense especializada em atendimento a adultos vítimas de violência sexual). A estadia nos EUA será neste mês de agosto. A aluna pretende retornar ao Brasil para implantar os protocolos de atendimento nas unidades de Saúde da Família geridas pela FMP/Fase e no CRAM onde atua.

Na foto Zenaide Cavalcanti, presidente da ABEForense, Jamie Ferrell, professora na Universidade do Colorado, Albino Gomes, presidente da APEForense, Desirré Mathias e Talyta Mecenas, vice-presidente da ABEForense.