terça-feira, 1 de agosto de 2017

FMP/Fase realiza semana de Capacitação Docente com foco na Educação Superior do século XXI


Neste ano, em que a Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora seu cinquentenário, a Direção da instituição determinou como marco a reformulação do Programa de Desenvolvimento Docente, que tem como tema central “A Educação Superior no Século XXI”. Ao longo da última semana, o corpo docente da FMP/Fase participou de atividades de capacitação promovidas pelo Núcleo Pedagógico (Nuped) da instituição de ensino, em parceria com as coordenações dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

“Nesse encontro é possível fazer algumas provocações aos professores e, a partir delas, é que eles são capazes de mudar, adequar e modernizar cada vez mais seus currículos, entendendo que o currículo é exatamente esse conjunto de situações que permitem o ensino, a aprendizagem e a avaliação como o grande balizador desse processo”, destaca Claudia Vasconcellos, assessora acadêmica da FMP/Fase.

Para compor a semana de capacitação docente, o Nuped organizou um portfólio de oficinas com o objetivo de aproximar e desenvolver vários subtemas, promovendo a construção coletiva de um novo olhar sobre a aprendizagem e também a criação de produtos que serão utilizados no cotidiano das práticas didático-pedagógicas na FMP/Fase.

“As oficinas de “Acolhimento e Empatia” e “Aprendendo a lidar com o sofrimento extremo” foram muito produtivas. Nós estamos em um momento onde está se mudando o paradigma. Nós temos uma geração nova, completamente diferente da geração dos professores. É a geração que nasceu agora nos anos 90 e que a gente precisa cuidar. Por isso, tivemos essa reflexão que começou no primeiro semestre e está continuando no segundo. As outras oficinas dizem respeito a uma prática que tem que ser inovadora, porque os alunos de hoje são muito mais ativos”, explica a professora Maria Thereza de Sá Earp, pedagoga da FMP/Fase

São muitos os desafios que o ensino superior enfrenta para se adequar à velocidade que os canais de informação e de acesso ao conhecimento oferecem como ferramentas para aprendizagem no século XXI. A FMP/Fase, ciente das mudanças e dos avanços que a tecnologia proporciona, está investindo na capacitação do seu corpo docente para que o modelo adotado em sala de aula para a troca de conhecimentos possa garantir a formação de excelência dos seus alunos. 

“Eu acredito que esse momento de encontro e atualização é muito positivo. A gente tem a possibilidade de refletir sobre as nossas ações como professores e de entrar em contato com novas formas de avaliação, que fogem um pouco àquelas que são mais convencionais, o que torna o processo de ensino mais rico, a meu ver, e proporciona uma apreciação do processo de aprendizado do aluno de maneira mais completa”, ressalta a professora Eliane Dantas, enfermeira docente na disciplina de Fisiologia e Fisiopatologia e Biologia Molecular da FMP/Fase.

Programação da Semana de 30 de julho a 05 de agosto de 2017


 

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Dietas da Moda
A toda hora surge uma nova dieta milagrosa, um alimento da moda, fórmulas revolucionárias para desintoxicar o organismo e vencer a briga contra a balança. Restringir glúten e lactose, mesmo para quem não é intolerante ou alérgico, consumir apenas proteínas ou papinhas infantis. Tem de tudo nesse vasto cardápio de dietas. O que falta é um compromisso verdadeiro com a saúde e com as mudanças de hábitos de vida que levaram ao sobrepeso. O programa sobre os impactos das Dietas da Moda na saúde tem como convidados a nutricionista Orion Araújo, Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde, e o médico Daniel Falconi, especializado em Nutrlogia.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Letícia Sabatella: A Música é Seiva
Apesar de ser mais reconhecida pelo público por seus trabalhos em novelas, é no teatro e na música que Letícia Sabatella se encontra. A “Caravana Tonteria”, espetáculo musical em celebração aos 25 anos de carreira da artista, tem uma pegada poética em clima de cabaré itinerante. O nome foi inspirado no tango “Tonteria”, única composição de Letícia no gênero. Sua veia musical é de berço: os familiares sempre cantavam ou tocavam algum instrumento. O espetáculo, inclusive, conta com a participação da mãe de Letícia em uma das canções. Para ela, “Música é seiva”.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
 Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Leitura para bebês
A leitura para o bebê ainda no útero e nos primeiros anos de vida da criança ajuda a criar vínculos entre mãe e filho. Os resultados da prática já foram constatados por uma série de estudos. Por isso, a equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, incluiu o incentivo à leitura nas atividades realizadas com o grupo de gestantes da comunidade.

Tema: Jogo da memória
A aluna do 9º período de Enfermagem da FMP/Fase, Karine Portella, desenvolveu um jogo de cartas para a estimulação cognitiva de idosos. O projeto surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso da faculdade e está sendo aplicado na Unidade de Saúde da Família Boa Vista, em Petrópolis. O jogo estimula as capacidades de memória, linguagem e raciocínio lógico, entre outras funções cognitivas.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Festival Internacional de Curtas sobre Florestas
O programa apresenta três dos cinco vencedores do Festival Internacional de Curtas sobre Florestas, que tem como objetivo destacar os esforços criativos dos cineastas que capturam a relação dinâmica e única entre as florestas e as pessoas. 128 curtas de 38 países concorreram ao prêmio. O Ao Redor apresenta, na íntegra, os vencedores: “Fell like a mountain”, do Peru, “Ma Forêt”, da Bélgica, e “ Amazing Gracie”, da África.
Ao Redor: Terça, 14h30 Sexta, 10h Domingo, 13h

FAIXA INTERATIVA

1º de agosto - Dia Mundial da Amamentação

Domingo: Arte & Cultura - Lan: O Cartunista das Mulatas e das Curvas Sinuosas

Segunda: Arte & Cultura – Maestro Rodrigo D’Ávila

Terça: Em Questão Saúde Mamária

Quarta: Em Questão Mamografia

Quinta: Em Família – Amamentação + Ligado em Saúde - Desmame Total

Sexta: Arte & Cultura – Canto Lírico

Sábado: Arte & Cultura - Caxote

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: A vida no computador
A bioinformática é um estudo tão recente que os dicionários ainda nem registram. Essa nova disciplina científica, com raízes nas ciências da computação, na estatística e na biologia molecular, desenvolveu-se para enfrentar os resultados das iniciativas de seqüenciamento de genes. Cientistas também tentam reproduzir no computador o funcionamento do cérebro e utilizam a máquina para prever doenças e fenômenos naturais. A cada dia o computador ganha mais espaços, não só na ciência como no dia-a-dia dos brasileiros, criando novos hábitos e costumes. E até novas preocupações, como a exclusão digital.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Epilepsia no Idoso
A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns nos idosos e pode se manifestar de maneiras diferentes das crises epiléticas mais conhecidas pela maioria das pessoas. O programa vai falar sobre a epilepsia na terceira idade, mostrar o risco das crises e explicar a maneira certa de ajudar quem passa por isso. Ainda irá abordar a dificuldade de fazer o diagnóstico de epilepsia na pessoa idosa e falar sobre os desafios de tratar a doença nessa fase da vida. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a neurologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia, Maria Rosa Sarmento.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A erradicação do Aedes Aegypti
Com a volta do mosquito Aedes aegypti e das doenças por ele transmitidas, foram promovidas novas campanhas. E nesse intuito, um estudo sobre a Campanha Continental para a Erradicação da Febre Amarela, em 1918, deu origem ao livro "A Erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e saúde pública nas Américas (1918-1968)". A análise do trabalho realizado no passado auxilia a conduta atual para o enfretamento das epidemias. E para entender um pouco mais sobre a pesquisa, o autor, historiador, doutor em História das Ciências da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e professor do Colégio Pedro II, Rodrigo César da Silva Magalhães e o doutor em História das Ciências da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Rômulo de Paula Andrade conversam com o apresentador, Renato Farias.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema GO - São Luís de Montes Belos e Goiânia
O Canal Saúde na Estrada foi para Goiás mostrar uma ferramenta inovadora para o Sistema Único de Saúde, o Conecta SUS. Em São Luís de Montes Belos, cidade do interior de Goiania, agentes de saúde fazem visitas as moradoras para lembra - las de como é importante fazer periodicamente o exame do papanicolau. Essas visitas foram necessárias devido ao baixo índice de procura por este exame nos postos de saúde da região. Esses baixos índices foram detectados graças ao programa Conecta SUS que foi criado para ser trabalhado em tempo real com as secretarias de saúde com dados sobre a saúde da população feminina no Estado.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Microempresários
Importante força motriz da economia brasileira, as micro e pequenas empresas contrataram 60% mais trabalhadores do que as grandes e médias no ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Mas como é ser um microempresário, quais os benefícios, as dificuldades, como fica a convivência familiar, que direitos eles têm e onde mais doem os calos? A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o coord. escritório do Sebrae/RJ, Leandro Marinho; com o microempresário, Franklin Silva Feitosa; e com a chef e microempresária, Teresa Corção sobre essas e outras perguntas.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Intervenções Urbanas: Arte e Política
Arte e Política: interação da arte com o espaço das cidades, muitas vezes com uma forte voz política. Espaços de questionamento, provocação, de fazer sentir e refletir. O programa fala sobre intervenções urbanas e discute o componente político dessas manifestações artísticas típicas das grandes metrópoles.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Volta às aulas
O Histórias de Mãe conversou com a psicóloga, Anna Maria São Tiago de Melo, sobre como lidar com a primeira ida das crianças à escola. Já a Chef de cozinha Luciana Augusto, ensina receitas deliciosas e saudáveis para variar no cardápio de volta às aulas.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC– ONU
Tema: Moçambique - Lar é onde você o encontra
Este documentário da TV ONU conta a história de Alcides Soares, um menino de 14 anos de idade que teve de se tornar adulto antes da hora. Ele procura pelo irmão mais novo. A família foi separada após a morte do pai, vítima do vírus HIV. Mais de 16 milhões de crianças, 14 milhões apenas na África subsaariana, perderam seus pais para o vírus HIV e a AIDS.

Tema: Vozes do Sudão do Sul
Em julho de 2011, o Sudão do Sul se tornou a mais nova nação do mundo. Em dezembro de 2013, começou um conflito que deslocou mais de 2 milhões de pessoas e deixou milhares mortos. Nesta série, “Vozes do Sudão do Sul”, você conhecerá aqueles que estão em busca de um futuro de justiça, reconciliação e paz para o país.

FASE.Doc: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Vacina pra quê?
Parece difícil de acreditar, mas ainda há quem duvide da eficácia das vacinas. No Brasil, somos imunizados para diversas doenças pelo SUS desde que nascemos e a maioria está acostumada a isso. Mas movimentos anti-vacina que vêm crescendo no mundo também estão chegando ao país, causando o risco de ter de volta doenças que já não circulavam por aqui. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz - via Bio-Manguinhos - a Pastoral da Criança, a OPAS, o Instituto Butantan e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), está promovendo uma campanha de esclarecimento sobre a importância da vacinação. Nesse espírito, o programa foi buscar esclarecer a resposta à pergunta “Vacinar para que?” para esclarecer como funcionam as vacinas no nosso organismo e esclarecer o que é mito e o que é verdade quando o assunto é vacinação. O apresentador Renato Faria conversa sobre esse tema com o consultor científico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Reinaldo Menezes; e a pesquisadora do Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e responsável pelo estudo da vacina Sm14, desenvolvida e patenteada pelo IOC, Miriam Tendler.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Aqui tem SUS
A 14ª Mostra Brasil aqui tem SUS - 2017 aconteceu dentro do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, entre os dias 12 e 15 de julho. O programa vai debater sobre este assunto com o gerente de Vigilância em Saúde de Fernando de Noronha (PE), Fernando Jorge Rodrigues, e com o gerente de fluxos de assistência da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes (PE), Nilton Carvalho.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30 Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Refloresta (Ana)
No começo dos anos 80, agricultores do sul do Brasil, expulsos de sua região pelo latifúndio, chegaram à fronteira do acre com Rondônia para ocupar terras públicas. Enquanto tentaram reproduzir no norte os modelos de produção que utilizavam no sul, atravessaram um difícil período de pobreza e precariedade. Mas o aprendizado com extrativistas locais, a formação de uma associação e a reorientação radical da produção em direção ao extrativismo de produtos da floresta transformaram suas histórias. Em Nova Califórnia, Rondônia, vamos conhecer o projeto Reca, cooperativa que produz e comercializa em escala produtos da floresta amazônica.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30