segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Programação Fase TV - De 01 a 07 de fevereiro

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “Monte Roraima”:

o    Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, por uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand im Thurn.  Apesar das diversas expedições posteriores, sua fauna, flora e geologia ainda permanecem largamente desconhecidas. O episódio fala sobre a ecologia e a mística do monte Roraima pelos olhos do biólogo e cineasta Ricardo Braun.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Dia da Responsabilidade Social”:

o   A equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade juntamente com os alunos da FMP/Fase, montou um canteiro onde plantaram mudas de flores com as crianças da Servidão Margarida Quintanilha, localizada na Comunidade do Félix. O episódio comemora o dia da Responsabilidade Social. Além do jardim, os alunos da faculdade e a equipe do posto fizeram atividade de higiene bucal com as crianças, após o lanche que foi oferecido.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Diabetes”:
o    A cada ano, 4 milhões de pessoas morrem em decorrência do diabetes no mundo. A doença é uma das principais responsáveis por complicações que resultam em ataques cardíacos e derrames, além de provocar perda de visão e amputação de membros, quando não tratada corretamente. Mais de 90% dos casos são do tipo 2, relacionado ao estilo de vida. O episódio aborda as características da doença, as formas de tratamento e medidas de prevenção. O programa conta com as participações dos médicos: Tatiana Lapa, clínica geral e ortomolecular,  e Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase.

·         Programa Ao Redor                                   Tema: “Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-
Leão/Concerto De NY”:

o    O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.

·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Os militares que disseram não

o    O documentário, com direção de Sílvio Tendler, resgata – através de registros de arquivos – as histórias dos militares que lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964 e foram, por isso, perseguidos, torturados.

·         Programa Faixa Interativa              Arte & Cultura – Tema: “Metarreciclagem e Arte”:
o    A evolução constante da tecnologia dos equipamentos eletrônicos gera um acúmulo de máquinas e periféricos obsoletos. Material que é altamente poluente, devido à concentração de substâncias tóxicas, como metais pesados. Em Petrópolis, um projeto desenvolvido pela Faeterj está reciclando o lixo eletrônico de forma inovadora, através da arte. O programa mostra a transformação dos resíduos pelas mãos do artista plástico Cocco Barçante.


Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Esporotricose”:
o    O programa fala sobre esporotricose. Doença causada por um fungo que pode ser transmitido por gatos. O dermatologista do IPEC e pesquisador do IOC da Fiocruz, Dayvison Freitas vai mostrar o aspecto dessa ferida. Como tratar. E quais são as formas de evitar que o gato doente transmita o fungo.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Acesso Livre”:
o    O editor científico, Gilberto Hochman e a coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC, Paula Xavier analisam desde o que está por trás da produção literária até como o mercado e as novas tecnologias se mesclam e atravessam fronteiras de direitos e autorias, produção e formas de consumo das obras literárias e científicas.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “DF-Brasília”:
o    O assentamento Pequeno William em Planaltina tem esse nome em homenagem ao menino que faleceu contaminado pelo uso de agrotóxicos. Em Brasília, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Secretaria de Estado de Saúde coloca o profissional de saúde como principal personagem e atua para que a estrutura de trabalho no SUS seja inclusiva, humanizada e adaptada ao profissional.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Formação Médica”:
o    O programa trata da formação dos médicos, que recebe a primeira pressão no período do vestibular e que o acompanha ao longo de sua carreira. A evolução do curso, a importância de entender o paciente em seus contextos, a existência do SUS e as disputas e diferenças políticas. Gravado no Cremerj.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Crenças”:

o    A religião, assim como a família, também fortalece o individuo. Como as crenças, as tradições e práticas e religiosas influenciam na vida das pessoas e seus familiares? Conversam sobre o tema o médico e monge zen budista, Alcio Braz, o teólogo e filósofo, Jonas Rezende e a pedagoga e contadora de histórias, Kemla Baptista.