quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FMP/Fase comemora Drummond com distribuição de livros



Quem passou pela estátua de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana, ontem, ganhou livros de presente.  O poeta completaria 111 anos nesta quinta-feira e a intervenção cultural foi promovida pelo projeto de incentivo à leitura Livro Solto, que começou na Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase ano passado e, agora, homenageia o escritor mineiro no Rio.

Os livros colocados no calçadão da praia chamaram a atenção de quem passava à tarde pelo Posto Seis. Quem parava para fotos ao lado da estátua ganhava o convite à leitura. A paulista Andrea Zambatini, de Campinas, levou “O menino sem imaginação”, de Carlos Eduardo Novaes, para a filha Giovana, de 8 anos. O chileno Rodrigo Rojas levou um Vargas Llosa em português, “para aprender a língua”. Gustavo Gamboa, administrador de empresas na Costa Rica, ficou curioso em conhecer Petrópolis, ao ver publicações do Museu Imperial. A lusitana Sonia Costa, com um grupo de três amigas que trocou Portugal por São Paulo, também aprovou o projeto.

Até quem passa pela estátua de Drummond várias vezes ao dia aproveitou para ver o motivo da festa. Janaína Oliveira vende sombrinhas na praia há dez anos e ficou feliz ao ganhar as crônicas “De notícias e não notícias” do autor mineiro. Vendedor de chapéus, Evando Souza gosta de comédias e ficou satisfeito em achar entre os livros soltos uma obra de Jô Soares. Caracterizado de Carlitos, o artista Roberson Martins, ou Robinho da Madeira, parou para poses com o conterrâneo e “colega” Drummond: “Também faço poesia e divulgo na internet.”

Segundo o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, a ideia de festejar Drummond com a doação de livros surgiu quando um exemplar de "Cadeira de Balanço", de 1966, autografado pelo autor para Guimarães Rosa, chegou à coordenação do projeto, em Petrópolis. O livro de crônicas foi oferecido ao colega conterrâneo como “simples pretexto para um abraço”, de acordo com a dedicatória da época.