sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Orientação profissional


 
A FMP/Fase realizou, na segunda-feira (22), um encontro com Jovens Aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Petrópolis, reunindo os jovens que estão iniciando o Programa, os que estão na metade e os que acabaram de concluir. Na ocasião, a instituição foi apresentada para os novos aprendizes, onde foram trabalhados conceitos de carreira, postura profissional, e cultura organizacional aplicados pelos setores de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, além da oportunidade do grupo de aprendizes compartilharem as suas expectativas e avaliações sobre o período em que estiveram na instituição. 

Fase promove conferência sobre fisiologia e fisiopatologia


Com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais da área de saúde em conhecimentos básicos de fisiologia e fisiopatologia, a Faculdade Arthur Sá Earp (FMP/Fase) realiza, em 13 de novembro, às 18h, a 2ª Conferência Professor Antônio José Gomes dos Santos.

O evento será realizado no auditório do novo prédio anexo, inaugurado neste ano, no campus da instituição. Com o tema “Interação Cardiopulmonar na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica”, a finalidade do encontro é instigar o pensamento crítico científico dos participantes.


A conferência será conduzida pela médica
Nazareth Rocha, professora da UFF/UFRJ, com doutorado e mestrado em Cardiologia e pós-doutorado em Fisiologia Respiratória. A conferencista atua principalmente em temas como função ventricular, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e interação cardiopulmonar.

O nome do evento é uma homenagem ao neurologista Antônio José Gomes dos Santos, que foi professor da faculdade por mais de três décadas, lecionando as disciplinas de clínica médica e fisiologia, além de ter atuado por mais de 20 anos no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Muito querido pelos alunos, era considerado um profissional de extrema competência e dono de um contagiante bom humor. Antônio José faleceu aos 59 anos, vítima de um infarto.


As inscrições são gratuitas e estão abertas até 12 de novembro, dia anterior à conferência. Informações em:
http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Evento/0898IIConfer%C3%AAnciaProfessorAnt%C3%B42018/

Trabalho de Atenção Básica em Congresso Internacional


 
A residente em Clínica Médica da FMP/Fase, Clara Vianna, representou a instituição no Congresso Internacional de Medicina Interna, na África do Sul, que aconteceu entre os dias 18 e 21 deste mês. O trabalho apresentado pela aluna foi realizado na Unidade de Saúde da Família do Machado Fagundes, gerida pela instituição, e contou com equipe multidisciplinar, envolvendo também os estudantes de Medicina, Enfermagem e Nutrição: Bárbara Pires, Carlos Henrique Oliveira, Nelson Brand, Felipe Freitas, Iago Melgaço, Alice Moura, e Yannky López, supervisionados pelo médico Regis Vieira, pela enfermeira Patrícia Alvim e pela nutricionista Cátia Stumpf.