terça-feira, 7 de abril de 2009

Hoje é o Dia Mundial da Saúde

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.
Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.
Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.
Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

* Texto retirado no site do Brasil Escola - Jussara Barros.

Centro Cultural e Núcleo Pedagógico promovem cine debate

Na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, será exibido no Auditório do Centro Cultural, o filme "O Sétimo Selo".
Dirigido por Ingmar Bergman, o longa foi lançado no ano de 1956 e conta a história de um cavaleiro, que ao voltar das Cruzadas, encontra a Suécia transformada pela peste negra. Para salvar os súditos, ele propõe um jogo de xadrez como esforço.

De acordo com a psicóloga Ana Helena Tibiriçá Goldenstein, o tema pode despertar interesse nos estudantes da área da saúde: "Discutir sobre a vida, significa também falar sobre a morte".
Após a exibição do filme, a coordenadora do Grupo Petropolitano de Psicologia Fenomenológico - Existencial, Teresinha Perez, que estuda esse tema, vai debater o assunto junto com os participantes. O evento ainda conta como horas de atividades complementares.

Serviço:

Exibição e debate sobre "O Sétimo Selo"
16 de abril , quinta-feira às 19 horas
Centro Cultural Casa Hercílio Esteves